[Crítica] Marte Um

Sinopse: Os Martins são sonhadores e otimistas, e levam tranquilamente às margens de uma grande cidade brasileira depois da decepção da eleição de um presidente de extrema-direita. Uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão da nova realidade enquanto baixa a poeira política. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois de um encontro inesperado que a deixa em dúvida se foi amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas suas esperanças na carreira como jogador de futebol do filho caçula, Deivinho, que acompanha a ambição do pai com relutância, pois sonha em estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre, e se questiona se não está na hora de sair de casa.

O que achei?
Bem recebido no Festival de Sundance deste ano e estreado nos cinemas brasileiros no dia 25, Marte Um é o primeiro trabalho solo do diretor Gabriel Martins.

O filme mostra o cotidiano de uma família da periferia de Belo Horizonte no final de 2018, após as eleições presidenciais daquele ano que deu início à um período de grande conservadorismo, autoritarismo, ideologia de extrema-direita e ataque aos direitos aos direitos humanos, necessidades básicas como educação e saúde e às minorias no país.

Marte Um é um filme intimista e reflexivo ao mostrar o cotidiano dessa família e seus sonhos, medos, esperança e objetivos para o futuro e as relações entre seus membros.

A parte do sonho é melhor representada no personagem de Deivinho, que sonha em ser astrofísico quando crescer em vez de seguir a carreira de jogador de futebol que seu pai deseja. Apesar dos obstáculos que Deivinho tem para realizar seu sonho, principalmente com o governo sendo o maior desses obstáculos, já que a ciência e a educação foram bastante atacadas pelo mesmo nos últimos anos.

Um dos pontos altos do longa é como os atores são naturais em suas atuações, às vezes parecendo que estamos assistindo um documentário sobre a vida de uma família da periferia em vez de um filme de ficção.

Apesar da situação difícil da família Martins ao lidar com o preconceito, traumas, ameaça da falta de perspectiva e um futuro, Marte Um mostra também o otimismo de uma parcela da sociedade brasileira em lutar para ter seu lugar de direito no Brasil.

Trailer: 


 Escrito por Michelle Araújo Silva






Nenhum comentário