[News] “No projeto “Cartas para hoje” os protagonistas são os jovens participantes. Eles vão escrever suas histórias e vão dividir conosco os seus sonhos!”

 No projeto “Cartas para hoje” os protagonistas são os jovens participantes. Eles vão escrever suas histórias e vão dividir conosco os seus sonhos!

Clarissa Kahane, uma das idealizadoras do projeto

 

Grupo de pessoas posando para foto em frente a bola no ar

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

 

Cronograma – Encontros:

 

·                 1º Encontro – 29 de maio

Isaac Bernat – Oficina de contação de história

Oficina literária (Professor de literatura ministrará uma oficina para discutir os pontos de aproximação entre os escritos de Anne Frank e Conceição Evaristo. Vamos ler e debater 2 contos do Livro “Olhos D’água” e também um trecho do “Diário de Anne Frank”. Após a leitura e a roda de conversa sobre os contos cada jovem vai propor um novo final para cada história.

 

·                 2º Encontro – 5 de junho

Clarissa Kahane e Heder Braga – Debate dos Livros + Trabalho do prêmio

Oficina de produção literária e debate sobre os temas (Vamos ler mais 2 contos do Livro “Olhos D’água”. Após os estímulos, cada jovem vai iniciar a produção de um texto a partir das suas próprias vivências (“escrevivência”).

 

·                 3º Encontro – 12 de junho

Visita ao museu do Holocausto

 

·                 4º Encontro – 19 de junho

Tatiana Henrique – Oficina Literária + entrega dos trabalhos

Oficina sobre arte e sociedade e entrega dos contos escritos pelos jovens (No exercício de escrita cada jovem pode mostrar seu olhar crítico e sensível sobre o mundo e suas vivências)

 

·                 5º Encontro – 26 de junho

Encontro Final com premiação

Apresentação dos trabalhos realizados pelos jovens, premiação do texto vencedor com smartphone e distribuição das cestas básicas.

 

Sobre Clarissa Kahane:

Clarissa Kahane é formada em Pedagogia pela UERJ. É autora, preparadora de elenco, atriz e diretora. No teatro, foi indicada ao prêmio “Cesgranrio” de melhor espetáculo, como co-autora e idealizadora da peça “Meu Saba”, é co-autora dos espetáculos de comédia “Absurdo” e “Adultério”, da Cia Atores de Laura. Dirigiu “Filho do pai”, com Antonio Pitanga e foi diretora assistente de variados espetáculos. No cinema foi diretora assistente do curta “Porque as Valsas São Breves”.  Na televisão atuou como assistente de direção na linha de shows e em programas de humor, como “Isso é muito a minha Vida”, “Interrompemos a programação com Dani Calabresa” e “The Fake Brasil”, na Globo, “Sexta Black”, programa de entrevistas no GNT, (2ª temporada) e “O Dono do Lar”, no Multishow (5ª temporada). Em 2023, foi co-criadora do projeto piloto de pílulas de humor sobre maternidade, com Marcelle Oliveira e Juliana Didone. Acaba de integrar parte da equipe de coordenação de intimidade da novela “Dona Beija”, da plataforma de streaming HBO Max, e atualmente é preparadora de elenco de uma produção infantil inédita, em desenvolvimento no Canal Futura.

 

Sobre Heder Braga:

Professor, pesquisador, ator e produtor doutorando em Artes Cênicas (PPGAC – UNIRIO) e Mestre em Estudos de Teatro (Universidade do Porto), Heder integra a equipe do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana e também atua como ator e produtor de diversos espetáculos teatrais, tendo colaborado com Ricardo Kosovski, Ivan Sugahara, Diego Morais, Pedro Kosovski, Isaac Bernat, Lázaro Ramos, Daniel Herz, Renato Rocha, André Matos, Bibi Ferreira, entre outros.

 

Sobre Tatiana Henrique:

É artista e pesquisadora de tradições orais e contação de histórias. Doutora em Artes - UERJ. Mestra em Memória social - UNIRIO. Professora nos cursos de Pedagogia e Teatro da Faculdade Cesgranrio, RJ. Constrói diálogos sobre teatro, narratividade e culturas africanas e africana-diapóricas.

 

Sobre Isaac Bernat:

Ator, Diretor e Doutor em Teatro pela UNIRIO, é professor de interpretação da Faculdade Cal de Artes Cênicas e UniverCidade. Foi professor também da UNIRIO e da PUC-Rio. Tem atuado há 43 anos em teatro, cinema e televisão. “Encontros com o griot Sotigui Kouyaté” é seu primeiro livro.

 

Ficha técnica:

Idealização: Clarissa Kahane e Heder Braga

Monitor: Rafael Oliveira

Oficineiros: Clarissa Kahane, Heder Braga, Isaac Bernart, Tatiana Henrique

Designer gráfico e Social Media: Heder Braga

Fotografia e vídeos : Felipe Luz

Assistente de produção: Milena de Sousa

Assessoria de Imprensa: Juliana Feltz

Realização: Museu Judaico do Rio de Janeiro

Patrocínio: Fundo Rogério Jonas Zylbersztajn

 

Informações para a imprensa:

Juliana Feltz

Nenhum comentário