[Crítica] A Conferência

Sinopse: Em 20 de janeiro de 1942, representantes de alto escalão do regime nazista alemão se reuniram em uma idílica vila no Great Wannsee, no sudoeste de Berlim, para uma reunião que ficou para a história como a Conferência de Wannsee, por causa de seu alcance, fatalidade e consequências, talvez a conferência mais terrível da história humana. Estão presentes 15 líderes da SS, do NSDAP e da burocracia ministerial. Eles foram convidados por Reinhard Heydrich, chefe da polícia de segurança e do SD, para uma "reunião seguida de café da manhã". O tópico exclusivo da discussão de aproximadamente 90 minutos é o que os nacional-socialistas chamaram de "Solução Final para a Questão Judaica", que significa a organização burocraticamente planejada do assassinato em massa sistemático de milhões de judeus de toda a Europa.

O que achei?
A Conferência, longa dirigido por Matti Geschonneck, mostra os bastidores de uma das decisões mais assustadoras tomadas por um grupo de pessoas determinadas a eliminar um grupo étnico de forma definitiva.

A maior parte do filme se passa em único cenário, embora não seja de forma dinâmica, não deixa de ser assustador, justamente pela frieza, indiferença e trivialidade de uma reunião feita por burocratas do regime nazista que resultou na morte de seis milhões de judeus.

O filme parece até um documentário de tão didático e consigo imaginar esse filme sendo exibido em aulas de história sobre o regime nazista e o holocausto.

A Conferência não é como os filmes A Lista de Schindler ou O Pianista que mostram a tragédia que os judeus passaram sob o nazismo, mas nem por isso é menos chocante. Os membros do partido nazista não mostram um momento de tensão ou hesitação ou dúvida sobre o que fazer com os 11 milhões de judeus que o regime nazista mantinha como prisioneiros. É como se eles não estivessem falando sobre o destino de milhões de vidas humanas. É de causar indignação e raiva, por isso coloco aviso o gatilho porque todas a soluções discutidas são bem pesadas.

O elenco está impecável, assim como a direção e o roteiro, e os diálogos são o ponto central da história.

Vencedor na categoria de melhor filme no Barcelona-Sant Jordi International Film Festival 2022, A Conferência estreia nos cinemas brasileiros no dia 03 de novembro, com distribuição da A2 Filmes. 

Trailer:


 Escrito por Michelle Araújo Silva




 

Nenhum comentário