[News]Aula Aberta híbrida gratuita sobre tecnologia e futuro na produção cultural acontece no CCBB RJ em 05 de novembro
Aula Aberta híbrida gratuita sobre tecnologia e futuro na produção cultural
acontece no CCBB RJ em 05 de novembro
MBA em Gestão e Produção Cultural do Programa Intersaberes inicia residência no
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro com encontro híbrido gratuito e abre edital para bolsas sociais
A Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC, em convênio com a UniMais e o CCBB RJ realiza, no próximo dia 05 de novembro de 2022, às 10h30, uma Aula Aberta do MBA em Gestão e Produção Cultural com o seguinte tema: Como as novas tecnologias antecipam futuros na produção e no consumo cultural?” A Aula Aberta é gratuita e acontecerá presencialmente no CCBB Rio com transmissão simultânea via zoom. As inscrições para o evento, tanto presencial quanto virtual, e para bolsas sociais de 100%, devem ser feitas no site www.abgc.org.br.
A pandemia acelerou o processo de virtualização do consumo cultural, agindo inclusive como um forte aliado para o bem-estar da sociedade, que naquele momento, se viu impossibilitada de frequentar atividades presenciais. Hoje, vive-se um período de retorno em que muita coisa mudou e é patente a necessidade de se aprender os novos hábitos de consumo para oferecer uma produção cultural que atenda às expectativas dos públicos.
Para refletir sobre como responder aos desafios desse momento, foram convidados curadores e gestores que falarão sobre suas experiências no enfrentamento do período da pandemia e compartilharão suas visões sobre o futuro do relacionamento das instituições culturais com seus públicos e o de exposições e outras atividades culturais. Estarão conosco Sueli Voltarelli, Pieter Tjabbes, Thayná Trindade, Leonardo Menezes e Clariza Rosa.
Sueli Voltarelli, natural de São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, é graduada em Letras, pós-graduada em Marketing e em Gestão Empresarial. No Banco do Brasil, ingressou em 1993 e atua na área da cultura desde 2007. Já foi Gerente de Comunicação e Administrativo do CCBB RJ, ocupou o cargo de Gerente Geral do CCBB SP por dois anos e, desde 2019, é Gerente Geral do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.
Pieter Tjabbes, formado em Direito e História da Arte pela Universidade de Leiden na Holanda, é sócio-diretor da Artunlimited, empresa que já realizou mais de 100 exposições, no Brasil e no exterior. Foi curador de diversas exposições como Rembrandt, Palatnik, Escher, Índia, Mondrian e o movimento De Stijl, Jean-Michel Basquiat e Egito Antigo. Foi diretor técnico do MAM de São Paulo e diretor do Stedelijk Museum em Schiedam, na Holanda. Foi gerente internacional da Fundação Bienal e gerenciou várias edições da Bienal de São Paulo e da Bienal de Arquitetura. Dirigiu o projeto de adequação museológica da Galeria do Conjunto Cultural da Caixa, em Brasília, e do Museu do Estado de Pernambuco, em Recife.
Thayná Trindade vive, estuda e trabalha no Rio de Janeiro. Atualmente é Assistente Curatorial e Pesquisadora no Museu de Arte do Rio. Foi curadora assistente na Bienal de Glascow Internacional 2020/2021. Membro-fundador do Laboratório de Estudos Africanos e Ameríndios Geru Maa/UFRJ. Quilombista e Pan Africana. Empresária e joalheira. Possui pesquisas em arte contemporânea/processos curatoriais na diáspora brasileira e em joalheria afro-brasileira. Graduanda em História da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Leonardo Menezes é curador de exposições, diretor audiovisual, roteirista, doutor em Comunicação e sócio da Guaraná Conteúdo. Foi diretor de Conhecimento e Criação e Gerente de Conteúdo para o Museu do Amanhã (ganhador de três prêmios Leading Culture Destination Awards 2022, 2018 e 2016. Foi Curador de dezenas de exposições no Museu do Amanhã, com destaque para Fruturos – Tempos Amazônicos; Coronaceno - Reflexões em Tempos de Pandemia; Pratodomundo – Comida para 10 Bilhões (vencedora do Grands Prix 2019); Inovanças – Criações à Brasileira e Vidas Deslocadas. Diretor dos premiados documentários longa-metragem “Luana Muniz – Filha da Lua” (2017) e “Lorna Washington - Sobrevivendo a Supostas Perdas” (2016).
Clariza Rosa é estrategista e comunicadora, acredita que descentralizar as pessoas é um dos caminhos principais para a transformação do mercado de comunicação. É sócia e co-fundadora da SILVA que possui um trabalho sensível e relevante como agência criativa e produtora de imagens, sendo agentes ativos na construção de novas narrativas sobre o Brasil Real, considerando especialmente os recortes de raça e classe na comunicação como um todo. Trabalha com metodologias ágeis para impacto, tanto no terceiro setor, como no setor privado e também é ligada a iniciativas de desenvolvimento político-social com foco em América Latina; além de atuar na construção de projetos inovadores com marcas e ser articuladora de redes por equidade racial e justiça social.
Sobre a ABGC e o MBA em Gestão e Produção Cultural
A ABGC é pioneira na formação profissional na área da cultura, tendo lançado há 19 anos, o primeiro MBA em Gestão Cultural do país. Desde então, forma anualmente gestores capazes de atuar em todas as áreas da cultura e que vêm se destacando tanto no setor público quanto no privado. Através do Programa Intersaberes, a ABGC vem estabelecendo parcerias com instituições culturais de referência para oferecer aos alunos uma residência profissional, em que aulas, workshops e visitas técnicas são ministradas nesses espaços, dando ao aluno a possibilidade de vivenciar o cotidiano dessas instituições.
Neste ano de 2022, o MBA vai acontecer no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, um dos espaços culturais mais importantes do país, tanto em qualidade da programação quanto em volume de público. A parceria entre a ABGC e o CCBB RJ oferece ainda mais uma vantagem: clientes Banco do Brasil que pagarem com cartão Ourocard terão 10% de desconto no valor total do curso em ambas as modalidades, presencial e on-line.
Também está aberto edital para gratuidade de três bolsas sociais, destinadas a profissionais multiplicadores que atuam em ações comunitárias. As inscrições para as bolsas ficam abertas até o dia 11/11/22. Mais informações sobre o MBA, matrícula e o edital da bolsa social estão disponibilizadas no site www.abgc.org.br.
Sobre o CCBB RJ
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de segunda a domingo, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento.
Em 33 anos de atuação, foram mais de 3 mil projetos oferecidos ao público, e, desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil.
MBA em Gestão e Produção Cultural
Pós-Graduação Lato Sensu
Coordenação Acadêmica: Profa. Doutoranda Kátia de Marco
Coordenação de Conteúdo: Profa. Me. Yole Mendonça
Carga horária: 360 horas
Início: novembro/2022
Edital no site para bolsas sociais de 100% - www.abgc.org.br
Aulas quinzenais aos sábados, das 9h30 às 18h30 – opção presencial ou on-line
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Mais Informações: www.abgc.org.br / siteabgc@gmail.com
WhatsApp: (24) 99315-1892
Confira as redes sociais da ABGC:
Facebook.com/abgcoficial | instagram.com/ abgcoficial
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Informações sobre acessibilidade, estacionamento e outros serviços: bb.com.br/cultura
Confira a programação completa do CCBB RJ também nas redes sociais:
twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj
Nenhum comentário