[News] RioMarket celebra parcerias do audiovisual entre Brasil e China e estratégias de Soft Power
Nesta segunda-feira, o RioMarket ofereceu uma extensa programação, marcada por rodadas de negócios e uma diversidade de conteúdos envolvendo temas cruciais como avaliação do mercado, perspectivas futuras, cinema documental, exportação de produções nacionais, fotografia no documentário e hábitos de consumo do público de cinema. O painel "Oportunidades de Coprodução" foi um dos destaques, explorando a colaboração estratégica entre empresas e profissionais do setor audiovisual, incluindo cinema, televisão e streaming.
No contexto internacional, a China se destacou em algumas pautas significativas. Pela manhã, Bo Zhang, Head de Coproduções Internacionais da Bili Bili, gigante do streaming chinês, compartilhou insights sobre modelos de negócios de coprodução, apresentando o case de sucesso como fonte de inspiração para o Brasil. Este painel se concentrou na discussão da política de Estado relacionada à exportação da produção audiovisual brasileira. Ele abordou a importância de promover o conteúdo audiovisual do Brasil no mercado internacional e destaca as estratégias, incentivos e desafios envolvidos nesse processo.
Na sequência, à tarde, Tiago Arakilian, produtor e cineasta, junto com Janaina Tadeu da BAND/ARTE1, exploraram as oportunidades e desafios emocionantes na coprodução de filmes e conteúdo audiovisual com a China. Pensar em comunidades específicas, conteúdo original, diversidade nos modelos de receita, colaboração e coproduções são algumas vertentes interessantes para o Brasil balizar suas produções.
No ápice do evento, o lançamento da nova edição do programa de exibição de filmes e séries chinesas foi marcado por importantes pronunciamentos. O diplomata e Secretário de Cultura do Rio de Janeiro, Marcelo Calero, expressou sua visão sobre a diversidade global de produções, destacando como isso amplia as possibilidades para a execução de uma estratégia de Soft Power.
Walkiria Barbosa, Diretora Geral do Festival do Rio e RioMarket, revelou seu envolvimento direto com o cenário audiovisual brasileiro e chinês. Envolvida e entusiasmada com a parceria de coproduções entre os dois países, ela ressaltou a receptividade da China no festival e no RioMarket, e expressou o desejo de ver as produções brasileiras brilhando nas telas chinesas.
Por sua vez, Cícero Aragon, CEO e diretor da Box Brasil, afirmou que, apesar dos desafios enfrentados, as boas relações são fruto de uma iniciativa pública eficaz, capaz de construir pontes, realizar sonhos e proporcionar a existência contínua dessa parceria.
Zhu Boying, Diretor do Grupo de Mídia da China América Latina, enfatizou a priorização do grupo em realizar intercâmbios e cooperar com a mídia brasileira. Ele compartilhou orgulhosamente as duas temporadas bem-sucedidas de "Programas de filmes e séries Chinesas" no Brasil, realizadas em parceria com a Box Brasil Media Group, que apresentaram ao público brasileiro mais de 20 excelentes filmes, documentários, dramas de TV e animações chinesas.
E, ainda temos muito evento pela frente! Na terça feira, dia 10, continuam as rodadas de negócio e ainda tem muito o que ver no RioMarket como a “Experiência de registros audiovisuais etnográficos; Oportunidades de coprodução nacional com a América Latina, Fundos de investimentos em filmes: oportunidades e desafios do setor privado. Também vai ter espaço para a parceria RioMarket e Premiere Brasil proporcionarem diálogos sobre mercado audiovisual com realizadores de filmes selecionados para compor as mostras competitivas do Festival do Rio.
O evento continua até o dia 13 de outubro, consolidando-se como o maior Hub de negócios e inovação do audiovisual. Todas as informações sobre inscrições e programação do evento podem ser encontradas no site www.riomarket.com.br.
Serviço RioMarket
https://www.riomarket.com.br
Endereço: Rua do Russel, 76, Glória - Rio de Janeiro, RJ
(Próximo à estação de metrô da Glória)
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