Os pequenos vão se esbaldar com a intensa programação do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL) para o Dia das Crianças (12), com entrada gratuita no CCBB Rio e no Parque Lage.
Esta atmosfera enriquecedora de arte, teatro, dança, literatura e performances promete expandir os horizontes das infâncias de todas as idades. Com curadoria primorosa da dramaturga, encenadora, roteirista e inventora do Festival Karen Acioly, o FIL se estabeleceu como um marco na cena cultural do Rio de Janeiro, do Brasil e também no exterior. Este ano, o Festival vai abordar a temática “A Cosmogonia das Infâncias”, ou seja, o título traduz que é a forma de explicar como o universo surgiu, explorando a criatividade e a multiplicidade de imaginários que caracterizam a infância, reflexões que trazem à tona a formação do mundo a partir do olhar das crianças.
Em tempo: o festival acontece de 7 a 15 de outubro no CCBB Rio e no Parque Lage.
Confira a programação gratuita - FIL dia das crianças – 12 de outubro
- Às 10h, no Parque Lage.- Espetáculo "Festa na Aldeia Guaratiba”. A brisa do mar da Restinga de Marambaia será sentida no jardim do Parque Lage, por meio da música e dança do projeto Flautistas de Marambaia e Os Meninos do Mangue. Trinta alunos da Escola Municipal Professor Vieira Fazenda, de Barra de Guaratiba, e seis flautistas da Pró-Arte vão apresentar um primoroso trabalho musical, que enaltece ecossistemas do manguezal e do mar, usando a sonoridade de canções de Dorival Caymmi, Tom Jobim, Moacir Santos, Gilberto Gil, Gordurinha, Marcelo Caldi e Ciranda de Caranguejo de Tarituba. O projeto Flautistas da Marambaia e Meninos do Mangue existe há 20 anos, mesmo tempo do FIL e foi idealizado pela professora Cláudia Ernest Dias, inspirado no projeto “Flautistas da Pró-Arte”, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME-RJ). Seu objetivo é resgatar, por meio da educação musical, o valor e a imagem de alunos, filhos e netos de catadores de caranguejos, que vivem nos manguezais da região. Há um ano, ele passou a contar com o apoio do projeto “Conexões”, da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB).
Nenhum comentário