[News]O longa Puan faz sessão hoje, dia 10, no Festival do Rio, com presença do premiado diretor e roteirista argentino Benjamín Naishta
O longa Puan faz sessão hoje, dia 10, no Festival do Rio, com presença do premiado diretor e roteirista argentino Benjamín Naishtat
Estação Net Botafogo 1, 10/10, às 21h30 , sessão com a presença do diretor Benjamín Naishtat e da produtora brasileira Tatiana Leite.
Caso queira ingressos ou fazer cobertura, responder a este email ou por whatsapp 21 999726666 Sandra Villela
Coproduzido pela brasileira Bubbles Project (Regra 34), o longa-metragem “Puan”, dirigido por María Alché e Benjamín Naishtat, que foi indicada para o Goya e será exibido dia 08 no Festival do Rio na Première Latina, levou dois importantes prêmios no Festival San Sebastian: Melhor Roteiro para a dupla de diretores María Alché & Benjamín Naishtat e Melhor Ator para Marcelo Subiotto.
O filme argentino está na mostra Coproduções com o Brasil da Première Latina e traz a história de Marcelo (Marcelo Subiotto) que compete com outro professor de filosofia por uma cadeira da Universidade Puan. O professor de filosofia na Universidade Pública, que num ambiente político instável, precisa provar para si e para sua família e colegas que está à altura para suceder seu falecido mentor. O filme é uma coprodução da Bubbles project, Kino Produzioni, Pandora Film Produktion, Aterlier de production e Infinity Hill (Argentina / Brasil / Itália / França / Alemanha), com distribuição no Brasil da Vitrine Filmes.
Sinopse:
Marcelo (50) dedicou sua vida ao ensino de filosofia na Universidade Pública e, de repente, seu mentor e chefe, o professor Caselli, morre. Desorientado neste novo panorama, Marcelo imagina que herdará o posto deixado vago por seu mentor. O que ele não espera é que Rafael Sujarchuk, um filóso carismático e pedante, formado nas melhores universidades europeias, também queira o posto. Entre seus múltiplos empregos como professor de filosofia em periferias, na universidade e em particular para uma milionária de oitenta anos de idade, ele também deve se preparar para concorrer a um cargo contra este forte adversário que parece encantar a todos. Os esforços desajeitados de Marcelo não parecem ser suficientes para conseguir o emprego, mas é realmente isso o que ele quer?"
Serviço Sessões:
Estação Net Botafogo 1, 10/10, às 21h30
Estação Net Gávea 1, 13/10, às 16 horas/ Kinoplex São Luiz 1, 15/10, às 16h15
Elenco: Marcelo Subiotto / Leonardo Sbaraglia / Julieta Zylberberg / Alejandra Flechner / Andrea Frigerio / Mara Bestelli
Ficha Técnica:
Direção: María Alché & Benjamín Naishtat
Roteiro: María Alché & Benjamín Naishtat
DOP: Hélène Louvart
Arte:Julieta Dolinsky
Montagem: Livia Serpa
Figurino: Mariana Seropian
Som: Fernando Ribero
Produção: Pasto & Pucará cine
Coprodução: Bubbles Project / Kino Produzioni / Pandora Film Produktion / Aterlier de
Production / Infinity Hill
Distribuição Brasil: Vitrine Filmes - World Sales: Luxbox
Produtores: Bárbara Francisco Mendivil / Barbara Sarasola Day / Federico Eibuszyc
Coprodutores: Axel Kuschevatzky, Christoph Friedel, Tatiana Leite, Giovanni Pompili, Thomas Verhaeghe, Mathieu Verhaeghe, Eva Zinaï, Tristan Vaslot, Claudia Steffen,
Emmanuel Chaumet.
Título original PUAN, 2023, ARGENTINA / BRASIL / ITALIA / FRANÇA / ALEMANHA
Duração 109 min - Idioma Espanhol
Sobre os diretores
María Alché é diretora, roteirista e atriz argentina. Estudou cinema na ENERC, onde atualmente leciona direção de atores. Estuda Filosofia na Universidade de Buenos Aires. Dirigiu os curtas-metragens Noelia, Gulliver, Invierno 3025 e ¿Quién se metió con Mayra?, exibidos em diversos festivais internacionais.
Escreveu e dirigiu o longa-metragem Familia Sumergida, estrelado por Mercedes Morán, que ganhou o prêmio de melhor filme da mostra Horizontes Latinos no Festival de Cinema de San Sebastián, melhor primeiro longa-metragem no Festival de Gotteborg, melhor diretor no Ficunam, melhor roteiro no festival de Lima, e foi exibido nos festivais de Locarno, Havana, Lincoln Center NY, Jeonju e Viennale, entre outros.
Maria é também corroterista do novo documentário de Lucrecia Martel.
• FAMILIA SUMERGIDA / A FAMILY SUBMERGE (2018) (longa)
• Noelia (curta)
• Gulliver (curta)
• Invierno 3025 (curta)
• ¿Quién se metió con Mayra? (curta)
Benjamín Naishtat é diretor e roteirista formado cinema pela Universidad del Cine, em Buenos Aires.Também integrou o programa de Artes Contemporâneas de Le Fresnoy, na França, e recebeu uma bolsa de estudos Radcliffe/Film Studies Center da Universidade de Harvard. Em 2018, escreveu e dirigiu « Rojo », selecionado para a Competição Oficial do Festival de Cinema de San Sebastián, onde foi premiado com a Concha de Prata de melhor direção, melhor fotografia e melhor ator para Darío Grandinetti. Em 2015, realizou « El movimiento », com o apoio do Festival de Cinema de Jeonju, que teve sua estreia no Festival de Cinema de Locarno. Além disso, o filme venceu o prêmio de melhor filme argentino no Festival de Mar del Plata e recebeu Prêmio do Júri no Festival de Valdivia.Em 2014, Benjamín escreveu e dirigiu « Historia del Miedo », que estreou na Competição Oficial da Berlinale.
• ROJO (2018)
• EL MOVIMIENTO / THE MOVEMENT (2015)
• HISTORIA DEL MIEDO (2014)
Sobre a Coprodutora e distribuidora VITRINE FILMES
A Vitrine Filmes, desde 2010, já distribuiu mais de 200 filmes e alcançou milhares de espectadores nos cinemas apenas no Brasil. Entre seus maiores sucessos estão "Bacurau" de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2019; "O Processo", de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e "Druk - Mais Uma Rodada", de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.
Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas estão o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa; a criação do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo; o Vitrine Lab, curso on-line sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021; e Vitrine Produções, para o desenvolvimento e produção de títulos brasileiros.
Desde 2021, Vitrine produz e coproduz curtas, documentários e longas-metragens, dentre eles "Amigo Secreto" (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, que teve mais de 15 mil espectadores no Brasil; o romance adolescente "Jogada Ensaiada", de Mayara Aguiar, em desenvolvimento; "O Nosso Pai", curta de Anna Muylaert exibido no Festival de Brasília; "Caigan Las Rosas Blancas" (White Roses, Fall!), de Albertina Carri, a continuação de "Las Hijas del Fuego", distribuído pela Vitrine Filmes em 2019.
Nenhum comentário