[News]Idealizada pela atriz Nicole Cordery, rede social Platore é uma plataforma que busca integrar atores brasileiros para ajudá-los a enfrentar a realidade do mercado

 

Idealizada como uma plataforma colaborativa para atores brasileiros, a rede social Platore (www.enablio.app/platore), idealizada pela atriz Nicole Cordery, chega com a proposta de oferecer uma possibilidade para que profissionais dessa área se ajudem entre si. Para tanto, a rede oferece grupos diversificados, que abordam temas como informes sobre prazos de editais (com espaços para dúvidas), casting e audições, cursos, matérias sobre o mercado, podcasts e videocasts, além de discussões sobre o Sated (Sindicato de Artistas e Técnica em Espetáculos de Diversões) e trocas de serviços entre atores que têm profissões secundárias.

Com acesso gratuito e voltado apenas a pessoas com DRT, registro profissional de artistas, a Platore conta com zeladoria em cada um dos grupos para garantir que os temas abordados em cada um deles estejam em conformidade com seu objetivo, criando assim um ambiente digital organizado. A plataforma foi cedida para Nicole por Anderson Munhoz, fundador da Enablio, empresa de plataformas virtuais.

"Minha intenção com o lançamento da Platore é que a gente possa se comunicar num ambiente seguro, falar de assuntos pertinentes, divulgar serviços prestados por atores, considerados muitas vezes como o Plano B, mas que na vida real são os que pagam as contas", diz Nicole. “Escolhi o dia 1º de maio justamente por termos sido acusados de vagabundos recentemente e posso provar que os atores são profissionais que trabalham muito e em diversas frentes”, destaca.

A artista reforça que a criação da Platore veio após uma crise profunda que vivenciou ao entender que a quantidade de espaços para bons atores e bem capacitados no audiovisual era muito pequena se comparada à quantidade de reais oportunidades, uma realidade que também ocorre em relação aos editais para espetáculos teatrais. "A conta não fecha. Com a freada dos streamings no Brasil, os testes para atores reduziram ainda mais, e eu comecei a fazer vídeos no Instagram perguntando sobre isso para atores e pensadores do mercado audiovisual. Eu obtive tantas respostas e interações que percebi que faltava um espaço para uma comunicação entre atores do Brasil", finaliza a artista.

Os zeladores da plataforma, que estão trabalhando com Nicole, são Marco Biglia, Eduardo Semerjian, Cristiane Lopes, Natalia Burger, Iris Yazbek, Laís Marques, Fernanda Assef, Arthur Baldin, Gabrielle Araújo, Anelise Ferrão, Laura Lavorato, Livia Lisboa, Rita Grillo, Fernanda Gonçalves, Lucas Gouvea, Rogério Alves, Fernando Farias, Bruno Stierli, Mayra Atunes, Priscila Locarte, Renata Xá, Rogério Alves e Jonathan Well.


Além de lançar a Platore, atualmente Nicole apresenta o videocast Corda Bamba; grava pela Audible o audiobook de seu livro Cadernos de Viagem Herdados (2022, Editora Claraboia); e ensaia a peça em processo Desconstruindo Zelda, sobre Zelda Fitzgerald, e dois curtas metragens que serão filmados em maio e junho: As Linhas e Esta Noite, Minha Alma Partirá, além de representar seu curta metragem Algo Sobre Ilda no Festival de Valdivia (de 7 a 10 de maio, no Chile).


Sobre Nicole Cordery




Nasceu em Niterói, se formou como atriz no Rio de Janeiro na CAL em 1996. Vive em São Paulo desde 2000. Trabalhou no Grupo Tapa entre 1997 e 2006, atuando nas peças Corpo a Corpo (RJ), O Tambor e o Anjo, A Almanjarra, A Casa de Orates e Executivos e Camaradagem, este último eleito o Melhor Espetáculo de 2006 pelo APCA-SP.

Viveu em Paris de 2006 a 2011, onde cursou formação em mímica corporal na Ecole Jacques Lecoq e na Universidade Paris 3, Sorbonne Nouvelle, se formando Mestra em Dramaturgia Contemporânea.

 

No audiovisual participou da série A Vida de Rafinha Bastos (Fox), do documentário Rede Condor (Discovery), das séries Pedro e Bianca (TV Cultura), Natureza Morta (Cine Brasil), Segunda Chamada (Globo), De Volta aos 15 (Netflix), Sintonia (3ª temp., Netflix), Autoposto (2ª temp., Paramount) e Dom (3ª temp., Amazon Prime). É criadora da websérie Nós, que protagoniza ao lado de Larissa Ferrara. Atuou ainda nos curtas Bastidores, Entrelatinhas, Espelho, Cylene, A Outra, Algo Sobre Ilda, A Volta, Mal Me Quer e Nostalgia. No média metragem, atuou em Memória de uma Canção (Lucas Mathias), no telefilme A Grávida da Cinemateca, (Christian Saghaard) e, mais recentemente, nos fez parte do elenco dos longas Biônicos, (Afonso Poyart - Netflix), Cyclone (Flávia Castro) e As Horas Seguintes (Carla Torres), que protagoniza.

 

Seus espetáculos mais significativos foram: Camaradagem, Strindbergman, A Cidade, A Noite das Tríbades, Ato a Quatro, Dissecar uma Nevasca, Alice, Retrato de Mulher que Cozinha ao Fundo, Deadline, Nunca Fomos tão Felizes, Chernobyl, Pandas ou Era uma vez em Frankfurt, Terra Medeia, Feliz dia das Mães e Outono Inverno ou o que Sonhamos Ontem.

 

Atriz indicada aos prêmios APCA 2015 de Melhor Atriz pela peça Dissecar uma Nevasca, Aplauso Brasil 2015 de Melhor Atriz por Ato a Quatro, Aplauso Brasil 2019 de Melhor Atriz Coadjuvante por Nunca Fomos tão Felizes, Prêmio Aplauso Brasil 2019 por Melhor Elenco em Chernobyl e Vencedora do 6º Festival Carioca de Novos Talentos do Rio de Janeiro, como atriz, por Nem Morta.

 

Sobre e Enablio

A Enablio é uma empresa brasileira de educação com base tecnológica que ajuda empresas no desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, oferecendo uma plataforma completa de comunidade, gestão de conteúdos e treinamentos para a criação de uma cultura educacional corporativa.

 

Fundada em 2022 por Anderson Munhoz, a empresa já impactou mais de mil alunos de todo o território nacional, potencializando empresas como Creditas, Itaú, Cobli, Edenred, Intelipost e Contabilizei para alcançarem resultados mais consistentes e previsíveis.





Post Comentário

Nenhum comentário