[News]Presença Festival 2024, evento multiplural focado na diversidade, equidade e inclusão na cultura, apresenta Mostra de Teatro, com peças e elenco premiados
Angu, de autoria e direção de Rodrigo França |
O Presença Festival está de volta para a terceira edição oficial e traz uma explosão de cultura, música e representatividade para a cidade do Rio de Janeiro. Conhecido pela pluralidade nas artes e cultura, o festival reafirma o compromisso com a diversidade, destacando a potência da comunidade LGBTQIAPN+ e promovendo a inclusão e a igualdade em todas as formas artísticas.
Para a abertura oficial do evento, a partir do dia 28 de maio, será realizada uma Mostra de Teatro, apresentada pela Shell e totalmente gratuita, que reúne no Teatro Cesgranrio (RJ), três espetáculos premiadíssimos e importantes para a cena cultural brasileira, com atores e diretores renomados, que trazem olhar diferenciado para temas como inclusão e diversidade. O primeiro deles é “Angu”, que aborda histórias vivenciadas por pessoas negras gays - ou “bixas pretas”, buscando subverter o olhar social fetichista que as objetifica, criminaliza e hiperssexualiza, em meio à celebração da vida. A autoria é do escritor Rodrigo França, que também assume a direção da peça, indicada duas vezes ao 34º Prêmio Shell de Teatro.
A ideia do espetáculo nasceu da vontade de falar sobre liberdade e sobre as pessoas que só desejam ser felizes, mas são impedidas porque a busca dessa felicidade tem a ver com liberdade de ser o que se é. No elenco, Alexandre Paz e João Mabial se revezam em personagens diversos, como um sargento da Polícia Militar que honra a sua farda, mas tem a sua sexualidade como alvo de piadas; um jovem estudante de enfermagem que se deslumbra com a classe média branca e deseja ser por ela incluído; o sonhador que se envolve numa tarde de amor; o menino encantado com o que dizem do seu tio Gilberto, um homem negro gay que desapareceu no mundo para fazer a sua arte longe da família homofóbica; e Madame Satã,transformista que teve que largar a arte para viver à margem como malandro da Lapa. Também faz uma homenagem ao Les Étoiles, icônica dupla queer negra brasileira que abriu as portas da Europa para a MPB.
“Retratamos pessoas que só desejam ser o que realmente são. Mesmo ficcionais, são vidas expostas colocando as nuances e subjetividades necessárias, para buscar a humanidade. Que Angu nos alimente de reflexões e nos fortaleça de axé”, afirma Rodrigo França, que atualmente participa do programa Sem Censura, da TV Cultura, e dirigiu a série Humor Negro, transmitida na Globoplay e no Multishow.
Angu estará em cartaz na Mostra de Teatro do Presença Festival 2024 nos dias 28 e 29 de maio, às 20h.
A segunda peça de destaque no evento é “Meu Corpo Está Aqui”, que parte das experiências pessoais de quatro atrizes e atores PCDs (pessoas com deficiência) para abordar suas descobertas afetivas e sexuais e os obstáculos encontrados nesta jornada. Em cena, o elenco, formado por Bruno Ramos, Haonê Thinar, Juliana Caldas e Pedro Fernandes, fala abertamente sobre relacionamentos, corpos e desejos por meio de depoimentos ficcionalizados pelas artistas cariocas Julia Spadaccini, autora e idealizadora do projeto e também pessoa com deficiência auditiva, e Clara Kutner, que assume a função de diretora. Questionando com ironia e lirismo concepções culturais e históricas a respeito do que é considerado “normal”, o espetáculo celebra estes corpos invisibilizados socialmente e aprofunda as reflexões sobre suas subjetividades.
“Ser uma autora PCD e estar num projeto onde todos em cena também são, é uma vivência de vasta inclusão . Precisamos de PCDs protagonizando filmes, peças, programas de TV e não com a invisibilidade que acomete o corpo com deficiência, seus desejos, amores e sexualidade”, ressalta Julia. “Queremos levantar questões e embaralhar a lógica da eficiência. Para mim, é uma peça desejo-manifesto onde os atores se misturam, se embolam, celebram seus corpos, com algumas histórias tristes, uma dose alta de ironia e muitas perguntas que não temos como responder”, completa Clara, que também já atuou na direção de novelas como Um Lugar ao Sol, da TV Globo.
Meu Corpo está aqui estará em cartaz na Mostra de Teatro do Presença Festival 2024 nos dias 30 e 31 de maio, às 20h.
E, para encerrar o evento, um espetáculo teatral interativo, importantíssimo para a cena cultural carioca, “Dos Nossos para os Nossos”, que resgata e valoriza a identidade da cultura preta brasileira e sua ancestralidade. O trabalho nasceu a partir da esquete teatral de mesmo nome criada pelos artistas e idealizadores do projeto, Êlme e Patrick Congo, que trabalham como atores da peça, ao lado de Leandro Guedes, Leona Kalí, Rafael Rougues e Standin Vanu Rodrigues. Ao ressaltar a cultura preta, a peça também faz referência a grandes personalidades da história. A partir de um jogo cênico com projeções, clipes, músicas e coreografias, o espetáculo se apresenta também como um manifesto antirracista que conta a história desses corpos ancestrais, na figura de dois reis, que questionam sua civilização atual e suas mazelas. “Queremos que as pessoas saiam enaltecidas e empretecidas. Sim, empretecer é preciso. O Brasil é preto”, ressalta o diretor Tiago Ribeiro.
Dos Nossos para os Nossos estará em cartaz na Mostra de Teatro do Presença Festival no dia 01 de junho às 19h e 02 de junho às 18h.
“O Presença cresceu, o festival amadureceu e trouxemos nesta edição um olhar especial de valorização para as sonoridades brasileiras. São artistas que fazem parte da comunidade LGBTQIAPN+ ou que são comprometidas com a nossa causa. O festival cada vez mais valoriza essas camadas que a diversidade tem e o debate é interseccional, com o objetivo dar visibilidade e reconhecimento a mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, pessoas pretas, PcDs (Pessoas com Deficiências) ou de povos originários através da arte e cultura”, afirma o publicitário e produtor cultural José Menna Barreto, idealizador, diretor artístico e curador do evento.
O Presença Festival 2024 é apresentado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Shell. Patrocínio Master: Shell. Patrocínio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Apoio: Deloitte e ARX Investimentos. Apoio institucional: Centro de Movimento Deborah Colker e Teatro Cesgranrio. Produção: Araucária Agência Cultural. Realização: Maria Angélica Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
"Um dos pilares para escolha de nossos patrocínios culturais é o projeto englobar diversidade, equidade e inclusão como atributos centrais nas suas ações. O Presença Festival cria espaços de visibilidade para artistas que compõe grupos minoritários, estando alinhados com um dos compromissos da companhia com a sociedade: o de promover um futuro melhor através da arte, acreditando, assim como a Shell, na força da cultura como vetor transformador de realidades", comenta Alexandra Siqueira, Gerente de Comunicação Externa da Shell Brasil.
A programação da Mostra de Teatro do Presença Festival 2024 começa no dia 28 de maio e vai até o dia 02 de junho, no Teatro Cesgranrio. A entrada será gratuita e os ingressos deverão ser retirados em www. presencafestival.com.br ou na bilheteria do teatro uma hora antes do início de cada apresentação.
Serviço: Mostra de teatro do Presença Festival 2024
Local: Teatro Cesgranrio (Rua Santa Alexandrina, 1011 - Rio Comprido)
Dias 28 e 29 de maio - 20h - Espetáculo “Angu”
Dias 30 e 31 de maio - 20h - Espetáculo “Meu Corpo Está Aqui”
Dia 01 de junho - 19h - Espetáculo “Dos Nossos para os Nossos”
Dia 02 de junho - 18h - Espetáculo “Dos Nossos para os Nossos”
Post Comentário
Nenhum comentário