{Cultura]Encontro aberto ao público recebe a ensaísta Leda Maria Martins para fala sobre sua trajetória, em preparação à mostra em sua homenagem

 Encontro aberto ao público recebe a ensaísta Leda Maria Martins para fala sobre sua trajetória, em preparação à mostra em sua homenagem

 image.png

  

A ação Ocupação Aberta compartilha com o público momento de imersão com

a artista, que ganhará uma exposição dedicada a ela dentro da série Ocupação, realizada pelo Itaú Cultural. A conversa abordará pontos de sua vida que foram importantes para a construção da sua produção artística.

 

 

 

O Itaú Cultural realiza no dia 19 de junho (quarta-feira), às 19h, Ocupação Aberta, ação que convida o público a participar de um encontro com Leda Maria Martins, poeta, ensaísta e dramaturga, cuja trajetória será tema da 66ª exposição da série Ocupação, prevista para abrir em dezembro, na sede do IC. Para esse mergulho nos caminhos percorridos pela escritora, que tanto darão base às pesquisas para a Ocupação quanto ao conhecimento maior do público sobre ela, foram convidadas a atriz e diretora Lucelia Sergio e a encenadora, dramaturga e pesquisadora Telma Fernandes para fazer a interlocução da conversa.

 

A programação é gratuita, como todas as atividades do Itaú Cultural. A reserva de ingressos deve ser feita pela plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br.

 

Nesse encontro, Leda abordará aspectos de sua biografia – entrelaçada por poesia, teatro e pesquisa –, lugares por onde passou e as influências que foram importantes para a construção de sua obra, que será abordada na Ocupação. Ao longo desse processo, ela escreveu livros importantes, como Cantigas de amares (1983, poemas) e Performance do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela (2021, ensaio), e, 2022, foi uma das contempladas no Prêmio Milú Villela – Itaú Cultural 35 anos, vencendo a categoria Aprender.

 

Sobre a homenageada

Leda Maria Martins é pesquisadora das áreas de teatro, performance, literatura e culturas populares. Passou por instituições de ensino de Minas Gerais, Nova York e Rio de Janeiro, tendo como foco de seu trabalho o reconhecimento e a valorização da arte e dos saberes negros nas mais variadas expressões.

 

Autora de obras essenciais sobre os dramaturgos Qorpo Santo (José Joaquim de Campos Leão, 1829-1883) e Abdias do Nascimento (1914-2011), sua produção e pensamento são indispensáveis à investigação do teatro contemporâneo e na percepção da cultura no Brasil. Não à toa, a sua atuação no campo do teatro a fez também dar nome ao Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras de Belo Horizonte, com cinco edições e cujas categorias refletem conceitos de seu pensamento. 

 

Leda carrega, ainda, o título de rainha de Nossa Senhora das Mercês, vindo da Irmandade Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, em Belo Horizonte (MG). Durante os estudos fora do Brasil, quando era apenas princesa, distanciou-se por anos, mas acabou sendo coroada como rainha em sua volta, após a morte da mãe, Alzira Germana Martins (1930-2005), que ocupava o posto.  

 

O público pode conhecer mais sobre Leda Maria Martins por meio do verbete dedicado à ensaísta na Enciclopédia Itaú Cultural (https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa490035/leda-maria-martins) e também pelo episódio da série documental Trajetórias, produzido pelo Itaú Cultural e disponível na plataforma de streaming Itaú Cultural Play (www.itauculturalplay.com.br), no qual ela trata desse seu percurso.

 

 

SERVIÇO

Ocupação aberta: Leda Maria Martins

Com Leda Maria Martins. Interlocução: Telma Fernandes e Lucelia Sergio

Dia 19 de junho (quarta-feira), às 19h

Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)

Capacidade: 224 lugares

Duração: 120 minutos

Classificação Indicativa: Livre, segundo autodefinição

Entrada gratuita. As reservas de ingressos têm início sempre na quarta-feira da semana anterior às sessões, a partir das 12h, através plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br   

image.png

 

FILA DE ESPERA:

Os ingressos reservados valem até 10 minutos antes do início da sessão. Quem não conseguiu reservar o seu, pode comparecer ao Itaú Cultural no dia do evento e esperar por possíveis ingressos remanescentes. A fila começa a ser organizada uma hora antes do começo da atração e, caso haja desistência, os ingressos serão distribuídos às pessoas da fila por ordem de chegada.

 

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô

De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.

Domingos e feriados 11h às 19h

Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663

E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Acesso para pessoas com deficiência física

Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

www.itaucultural.org.br

www.twitter.com/itaucultural

www.facebook.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural

 

ASSESSORIAS DE IMPRENSA:

Conteúdo Comunicação

Nenhum comentário