[News] Show gratuito com canções de Tom Jobim, João Gilberto e Paulinho da Viola será neste sábado

 

A apresentação faz parte da programação da série “Concertos de Eva” (Foto: Robson Sanchez)


Bacharel em violão e mestre em Musicologia pela EM-UFRJ, Luis Carlos Barbieri apresenta neste sábado, na Casa Museu Eva Klabin, o show “O Violão: do popular ao clássico, do Brasil à Alemanha”. O artista reúne no repertório obras de violonistas compositores brasileiros e arranjos de grandes nomes da MPB, como Tom Jobim, João Gilberto e Paulinho da Viola. Será uma apresentação única, às 17h, com entrada gratuita e sujeita à lotação.

Luis Carlos Barbieri ficou conhecido pelo seu trabalho no Duo Barbieri-Schneiter, com o qual gravou quatro CDs. Como solista, gravou seis CDs solo. Em 2023, participou da série Brasilianas, da ABM, apresentando o concerto para quatro violões e orquestra, de Ronaldo Miranda, com a OSUFRJ sob a regência de Júlio Medaglia. Em “O Violão” Luis Carlos Barbieri explora as composições de Fred Schneiter, Garoto, Tom Jobim, João Gilberto, Paulinho da Viola e Sérgio Assad, além de canções autorais. O recital culmina com uma obra de grande porte do violonista e compositor alemão Brukhard Wolters, um importante nome da música contemporânea e jazz, na Alemanha.

A programação faz parte da série “Concertos de Eva”, que promove apresentações de recitais e concertos de formações camerísticas reafirmando a vocação inequívoca da Casa Museu Eva Klabin como um espaço de fomento e difusão da performance musical. Neste ano, a série já recebeu nomes de destaque da cena brasileira, como Cristina Braga, Duo de canto e piano Caê Vieira e Silas Barbosa e Duo Pilger & Fialkow. Todas as apresentações são gratuitas e abertas para o público de todas as idades.



SERVIÇO:

Dia: 3 de agosto (sábado), às 17h


Local: Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2480 - Lagoa)


Entrada gratuita. Retirada dos ingressos a partir de 16h na bilheteria.


Capacidade: 80 pessoas


Classificação livre



Sobre Luis Carlos Barbieri - violão:

Bacharel em Violão e Mestre em Musicologia pela EM-UFRJ. Ficou conhecido pelo seu trabalho no Duo Barbieri-Schneiter, com o qual gravou quatro CDs. Como solista gravou seis CDs solo. Em 2023, participou como solista da série Brasilianas, da ABM, apresentando o concerto para 4 violões e orquestra, de Ronaldo Miranda, com a OSUFRJ sob a regência de Júlio Medaglia. Em 2018, realizou um concerto na série Movimento Violão, que foi gravado ao vivo para o SESC TV. Em 2012, lançou o CD “OITIS”, com obras de Sérgio Roberto de Oliveira. De 2008 até 2016, produziu e apresentou o programa semanal Violões em Foco/ Rádio MEC-FM. Em 2014, gravou para o programa Partituras da TV Brasil, inteiramente dedicado ao seu trabalho.




Sobre Tomaz Soares - curador:

Natural de Uberlândia, MG, Tomaz Soares é violinista. Integra o Quarteto de Cordas da UFF, o Quarteto Kalimera, a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Johann Sebastian Rio. Atuando como regente orquestral é um dos maestros da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica. Tomaz é Mestre em Música pela Northwestern University Bienen School of Music (EUA) e Bacharel em Música pela Unirio. Recentemente, apresentou-se com o Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense (UFF) em turnê pela Inglaterra e Alemanha. Em 2018, com o Quarteto Kalimera foi premiado no Festival de Música Rádio MEC, dentre outras premiações no Brasil. Estreou inúmeras obras contemporâneas dos compositores Alexandre Schubert, Calimerio Soares, Eli-Eri Moura, Ernst Mahle, Jocy de Oliveira, dentre outros. Participou como intérprete das Bienais de Música Contemporânea Brasileira (FUNARTE-MINC) e do Panorama da Música Contemporânea Brasileira (UFRJ). Em 2009, recebeu o primeiro prêmio do 13º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosisio. Como spalla, atuou em diversas orquestras nos Estados Unidos e no Brasil, mais recentemente da Sinfonietta Carioca. Estudou violino com Shmuel Ashkenasi (EUA), Almita Vamos (EUA), Paulo Bosisio (RJ), Ricardo Amado (RJ), Luciano Ramos e Klemes Pires (MG), dentre outros.




Sobre a Casa Museu Eva Klabin:

Uma das primeiras residências da Lagoa Rodrigo de Freitas, a Casa Museu Eva Klabin reúne mais de duas mil obras que cobrem um arco de tempo de cinco mil anos, desde o Antigo Egito (3000 a.c.) ao impressionismo, passando pelas mais diferentes civilizações. A coleção abrange pinturas, esculturas, mobiliário e objetos de arte decorativa e está em exposição permanente e aberta ao público na residência em que a colecionadora viveu por mais de 30 anos. A Casa oferece programação cultural variada, que inclui, além das visitas ao acervo, exposições temporárias de artistas contemporâneos, oficinas, cursos e conferências para adultos e crianças. Enquanto referência no calendário cultural do Rio de Janeiro, a programação musical conta com a série Concertos de Eva, com os Concertinhos de Eva, dedicados ao público infantil, e com os shows de Nova MPB no jardim. Espaço de troca de ideias e aprendizados no presente, a Casa Museu mantém um diálogo constante com o passado e encontra sua originalidade na combinação entre o clássico e o contemporâneo.






Nenhum comentário