[News]Blockchain.RIO encerra se consolidando como principal evento de economia blockchain, ativos e finanças digitais.
Blockchain.RIO encerra se consolidando como principal evento
de economia blockchain, ativos e finanças digitais
Mais de 14 mil pessoas passaram pelo evento e cerca de 700 empresas de diversos segmentos estiveram presentes. Encontro ainda reuniu 300 palestrantes e líderes do mercado, especialistas e os principais nomes de instituições financeiras e de tecnologia no Brasil e no mundo
Após três dias, o Blockchain.RIO, encerrou sua edição 2024 na última quinta-feira, 25 de julho. Mais de 14 mil pessoas estiveram presentes nos quatro eventos que integraram a programação geral: Refi Summit, na PUC Rio; Blockchain Leaders, na Casa Camolese; Blockchain.RIo no Expomag e a Festa de encerramento no Bosque Bar. Os participantes tiveram acesso a mais de 200 painéis e puderam assistir mais de 300 palestrantes. Além disso, 700 empresas marcaram presença no evento, que reuniu personalidades e líderes do mercado de blockchain, finanças digitais e profissionais que representam as principais instituições financeiras e de tecnologia no Brasil e no mundo para discutir as últimas tendências e os impactos da "Tokenização” em diversos setores da economia.
Diversas autoridades e personalidades estiveram presentes no Blockchain.RIO, das quais destacamos o Sr. Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central; Charles Hoskinson, Cofundador do blockchain Ethereum e Fundador da Cardano; Serguei Nazarov, criador da Chainlink; Guilherme Nazar, VP LATAM Binance; Daniela Barbosa, General Manager da Hyperledger Foundation; Guilherme Sacamone, diretor geral da OKX, João Aragão Pereira, Sr. Technology and Innovation Specialist Microsoft; Daniel Maeda, diretor geral CVM e o Senador da República, Sr. Carlos Portinho.
O evento também contou com a participação de figuras de destaque como André Gaigher, CCO do Grupo Flow; o ex-jogador Lugano; Charles do Bronx, convidado da VeChain; e Zack Brow, Diretor Executivo da McLaren, convidado da OKX.
O Blockchain.RIO também reuniu representantes de diversas organizações que participam dos consórcios do piloto DREX, além de executivos de instituições financeiras como Larissa Moreira, Digital Assets Manager Banco Itaú; George Marcel, especialista do Inovabra – ecossistema de inovação do Bradesco; e Bruno Grossi, Head de Emerging Technologies no Inter.
“Esse foi o melhor e maior evento que realizamos. Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, abriu o evento apresentando o DREX como uma plataforma de liquidação de ativos tokenizados. Para fechar, Charles Hoskinson, founder da Cardano, co-founder do Ethereum, um dos três maiores nomes globais dessa tecnologia no Blockchain.RIO, demonstrou o crescimento e a representatividade do evento, além do crescimento da adoção dessa tecnologia”, afirmou Francisco Carvalho, CEO do Blockchain.RIO.
PIX e DREX inspirados nos gamers
Na abertura do evento, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, revelou que tanto o PIX quanto o DREX foram inspirados nos gamers. “Muitos jovens faziam pagamentos, registro de placar, de videogame e nos perguntávamos sobre como seria um sistema de pagamento para esse público. Rápido, barato, seguro e, principalmente, inclusivo. Foi assim que nasceu o PIX”, contou.
Para o Drex, a moeda digital brasileira, Campos Neto afirmou que um dos problemas atuais é garantir que privacidade, programabilidade e descentralização ocorram ao mesmo tempo.
O presidente do Banco Central também defendeu o uso de depósitos tokenizados. “O depósito tokenizado está ganhando espaço internacional, e nós fomos os primeiros a falar disso”, disse Campos Neto.
Charles Hoskinson apoia moedas digitais com ressalvas
No Blockchain.RIO, Charles Hoskinson, cofundador da Ethereum e criador da Cardano, afirmou ser a favor das moedas digitais, inclusive o Drex, em desenvolvimento pelo Banco Central do Brasil. Mas também fez ressalvas às CBDCs (moedas digitais de banco central, na tradução). Segundo Hoskinson, referência na indústria de blockchain, CBDCs desenvolvidas em redes permissionadas como o Drex podem oferecer perigos ao cidadão e à economia.
Amazon Tech House
Outro destaque da programação do Blockchain.RIO foi Uraan Anderson Suruí, cacique da Aldeia Gamir e vice-cacique geral do povo Paiter-Suruí. O líder indígena encontrou na imutabilidade da Blockchain a solução ideal para registrar sua cultura e rastrear a origem dos produtos da floresta. Uraan Suruí também é o responsável pela primeira tech house indígena do Brasil, chamada de Amazon Tech House, iniciativa inédita com o objetivo de capacitar as comunidades indígenas da Amazônia, oferecendo um espaço para aprendizado, inclusão digital e proporcionando acesso a recursos tecnológicos.
“A missão da Amazon Tech House é a de promover a inclusão social e a transformação por meio da alfabetização digital e capacitação em tecnologias web3. Esse é um projeto futurista e humanista acima de tudo, que simboliza uma ponte para novas oportunidades, unindo nossas aldeias e preservando nossa cultura por meio da inovação e do conhecimento coletivo”, conta Uraan Anderson Suruí, cacique da Aldeia Gamir e vice-cacique geral do povo Paiter-Suruí.
Grupo Flow também vai criar rede própria de blockchain
O Grupo Flow, responsável por alguns dos mais populares podcasts do Brasil, anunciou no Blockchain.RIO que vai desenvolver uma rede blockchain própria. O projeto será realizado em parceria com a Tanssi e será lançado até o fim do ano. A rede própria vai se chamar Flow Chain e faz parte de uma estratégia para atingir novas audiências e garantir uma infraestrutura robusta e escalável.
Lugano promove jogo da Olecoin na Blockchain Chiliz
Durante o Blockchain.RIO, a Olecoin lançou na blockchain Chiliz o jogo “Olefoot”, na versão em Telegram de tocar na tela para ganhar as moedas que são usadas dentro do game. A versão original em aplicativo funciona como uma espécie de “Football Manager”. Como embaixador e sócio, esteve o ex-jogador do São Paulo Futebol Clube e da seleção uruguaia, Diego Lugano, que atualmente investe no setor.
Balanço do Blockchain. RIO 2024 e planos para a próxima edição
Para Thalles Aguiar, COO do Blockchain.RIO, a edição de 2024 promoveu um networking qualificado, marcando presença no calendário de grandes eventos. “Tivemos alguns pontos altos nesta edição, podemos destacar dois em especial. O primeiro foi o Blockchain Leaders, um evento realizado na Casa Camolese, que reuniu grandes líderes do mercado. O outro foi a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na abertura do Blockchain.RIO, fato que consolidou o festival no calendário brasileiro de grandes eventos”, comenta.
O executivo faz um balanço da edição e planos para 2025. “Para o próximo ano, a ideia é tornar o evento cada vez maior. Essa edição recebeu mais de 14 mil pessoas e a expectativa é aumentar em 50% esse número em 2025. Além disso, mais de 80 patrocinadores e 700 empresas estiveram presentes no local. Esperamos para o próximo ano impulsionar esse ecossistema revolucionando a tecnologia blockchain, mantendo nomes de peso do mercado, como foi a presença do presidente do Banco Central”, finaliza Thalles.
A edição de 2024 do Blockchain.RIO teve o patrocínio da Uerj - Universidade do estado do Rio de Janeiro, OKX, Ripple, XDC Network, Solana, Coinmarketcap, Binance, Inter, Eletrobrás, Cardano, Polkadot, Vechain e outras 60 empresas.
Fotos de divulgação do Blockchain.RIO no link abaixo:
Informações para imprensa:
-Target Assessoria de Comunicação
Márcia Vilella: 21 98158 9692
Erica Ribeiro: 21 97656-1683
Cláudia Rocha: 21 99363-7529
E-mail: imprensa.blockchainrio@target.
- LEAD Comunicação
Flávia Tenório: 21 99348-9189 Lenice Rubio: 24 99302-2977
E-mail: leadcom@terra.com.br leadcom@gmail.com
Nenhum comentário