[News] 5 passos para se tornar um líder de sucesso na sua empresa

 5 passos para se tornar um líder de sucesso na sua empresa


Diogo Fernandes, especialista em liderança corporativa, ensina a como se tornar um líder de excelência, conduzir equipes e alcançar o sucesso organizacional


Foto: Reprodução/Freepik

A liderança é um dos mais importantes cargos dentro de uma empresa. O líder é o símbolo regente que irá desenvolver toda uma organização. Por isso, buscar formas de melhorar seu desempenho como líder já é o primeiro e grande passo para ser um bom líder e alcançar o sucesso do negócio e da sua equipe.

Engana-se quem pensa que as pessoas já nascem com a capacidade de liderar. Diogo Fernandes, especialista em liderança corporativa, mentorias, treinamentos empresariais e desenvolvimento humano, esclarece que a liderança, na verdade, é uma habilidade que se desenvolve e que qualquer um pode adquiri-la ou aprimorá-la. 

O que é ser um líder de sucesso?

Um líder de sucesso, de acordo com Diogo, é aquele que sabe auxiliar e gerir pessoas de forma completa, que gera resultados através das pessoas, levando-as a baterem metas, a melhorarem seus resultados, a evoluírem e conquistarem cargos mais relevantes. 


“Esse líder se torna diferente dos iguais porque ele transforma pessoas em números, em ganhos e conquistas. Aumentando o engajamento da equipe e alcançando resultados expressivos para a empresa.”, comenta o empresário.


Durante a sua gestão, um bom líder conquista naturalmente o respeito e a admiração de sua equipe. O especialista diz que, para isso, requer algumas características e habilidades simples, mas que infelizmente nem todos possuem. Porque, afinal, elas podem auxiliar na sua performance como líder.


Características de um líder exemplar


Como o próprio nome diz, a principal característica é o exemplo. “Não existe líder de sucesso sem antes ser o exemplo de sua equipe. Por meio do seu próprio exemplo, os colaboradores conseguem acatar essas competências e otimizar o seu trabalho, gerando assim o respeito e satisfação por esse líder.”, explica o mentor.


Veja algumas características principais de um bom líder segundo o especialista:

  • Confiança e Segurança;

  • Honestidade e Integridade;

  • Foco e Organização;

  • Transparência;

  • Otimismo;

  • Coragem;

  • Determinação;

  • Criatividade;

  • Consideração.


Quer saber mais? Veja, a seguir, 5 principais dicas de Diogo Fernandes, que é referência no segmento de comunicação e desenvolvimento da mente humana, para se tornar um líder de sucesso, conduzir equipes e saber gerir uma empresa ou organização.

Como se tornar um líder de sucesso - Confira os 5 passos:

  1. Resultados

Para se tornar um líder de excelência, segundo Diogo, o primeiro ponto são os resultados. “A empresa vai prezar por tudo, mas de forma primordial o resultado. Nem sempre o resultado é o que fala mais alto, mas 90% das vezes o resultado vai ser mais importante do que até o comportamento. Então, se você é um líder que consegue fazer com que a sua equipe se engaje, performa e tem um resultado excepcional, o resultado da sua equipe é o resultado de ser um líder de alta performance, de um líder diferenciado e de sucesso.”, ensina Diogo.

  1. Visão

O segundo passo é ter visão. “Visão é você ter na sua mão a semente e já enxergar uma árvore, é você conseguir entender que vai pegar um negócio que é pequeno, uma equipe possivelmente pequena, mas entregar resultados grandes, com o seu desenvolvimento, com os seus processos que for estabelecido para a empresa. Então, isso vai direcionar para que você tenha um resultado bom. Se você não tem a visão de que isso leva um tempo e um prazo, que são necessários os processos, você não consegue chegar até lá. Porque isso é sinal de ansiedade, em fazer as coisas rápidas, correndo, e muitas vezes não se consegue entender e mensurar até onde pode chegar o seu resultado, seu desenvolvimento.”, explica o mentor.

  1. Comunicação

Um líder que não é bom na comunicação, geralmente tem atritos com a equipe. “Muitas vezes ele tem boa vontade, ele quer fazer, ter o resultado, mas não consegue falar a língua do colaborador, não consegue engajar a sua equipe para chegar no objetivo que ele quer. Portanto, ter uma boa comunicação significa que ele precisa conseguir se comunicar de uma forma clara e objetiva com todos, entendendo as diferentes formas de comunicação de cada um. Por isso, é preciso se comunicar com todos de uma forma diferente e unificada, e também de uma forma complexa com todos quando necessário.”, ressalta o empresário.

  1. Dominar o produto

“Um bom líder vai ter que direcionar e guiar a sua equipe. Porém, se é um líder que não é respaldado de resultados, por um crescimento que ele teve, por fazer algo na área, ele não domina o produto, por isso ele acaba sendo engolido pela sua própria equipe, com objeções, com problemas que ele não consegue resolver. Uma vez que ele domina literalmente o produto, ou serviço que ele presta, sabe todos os pontos, características diferenciais, ele consegue direcionar melhor e ter uma estratégia mais clara de onde chegar.”, orienta o professor.

  1. Disciplina

“É entender que não são todos os dias que serão mar de rosas, mas é necessário que tenha todos os dias disciplina, treinamento, trabalho com a equipe, comunicação, desenvolvimento, para que chegue no objetivo. Quando o líder não tem disciplina em fazer a parte dele, ele não é um líder de alta performance, não é um líder que vai se tornar um diferencial, por isso a disciplina faz toda a diferença.”, conclui Diogo Fernandes, mentor do Instituto Eagle&Shark - mentoria de desenvolvimento pessoal, profissional e emocional.

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