[News] Deixar a barba crescer é sinal de masculinidade; e quando a barba não cresce?

 Deixar a barba crescer é sinal de masculinidade; e quando a barba não cresce? 


Novos estudos mostram as motivações dos homens ao deixarem a barba crescer; entenda o porquê a sua barba não cresce e saiba como resolver esse problema.


Foto: Reprodução/Freepik


Por que os homens deixam a barba crescer?


Estudos realizados por pesquisadores da Universidade da Silésia, na Polônia, e da Universidade de Pádua, na Itália, revelam motivações surpreendentes dos homens ao deixarem a barba crescer, tendo possíveis relações com status, amadurecimento, masculinidade entre outras características.


Desde os tempos antigos, a barba simboliza virilidade e força. O olhar da sociedade para homens barbudos correlacionam-os a pessoas mais determinadas, aguerridas e saudáveis.


“Fisiologicamente falando, a barba tem a função de aquecer, proteger o rosto, filtrar o ar da respiração, além de funcionar como dimorfismo sexual entre seres humanos. Nos tempos modernos, a barba vem apresentando importância cosmética para os homens, proporcionando expressão do estilo pessoal, maturidade, masculinidade, além de realçar características faciais como linha mandibular e disfarçar imperfeições na pele.”, explica a Dra. Ane Melo, médica e especialista em transplante de barba da clínica de medicina capilar integrada, Pineapple Hair Brasil.


De acordo com as novas pesquisas, ter pelos faciais também significa ter confiabilidade e sociabilidade, o que se traduz em um homem mais amigável. Em contrapartida, homens de barba também podem ser considerados como mais dominantes e agressivos, inclinando-se para uma busca maior de poder e status.


Os estudos indicam que as pessoas atribuem características diferentes aos tipos de pelos faciais no homem. A equipe realizou uma entrevista com 414 homens entre 18 e 40 anos de idade. Foram medidos quatro fatores segundo informações fornecidas pelos participantes sobre seus pelos faciais: a motivação para realçar os cabelos, motivos sociais fundamentais, estresse de papel de gênero e competição intrassexual (entre outros homens).


A pesquisa constatou que os homens com barba eram mais propensos a valorizar relacionamentos de longo prazo e estavam mais interessados em cuidar de sua família do que aqueles com menos barba. 


Já os homens que relataram mais competitividade não pareciam exibir tantos pelos faciais. E o estresse do papel de gênero não era maior entre homens com barba. Conclui-se, portanto, que deixar a barba crescer não é uma tentativa de compensar outras áreas relacionadas à masculinidade, mas sim de ter o desejo de se apresentar como aliados e amigos valiosos e confiáveis para outras pessoas.


Essa é a primeira pesquisa feita para avaliar as razões dos homens ao deixarem a barba crescer, ainda é preciso mais estudos na área, porém, já nos trouxe uma nova perspectiva do porquê as barbas continuam na moda nos dias atuais. Mas, e quando a barba não cresce? O que fazer? 


Veja a seguir, de acordo com o especialista, os motivos pelos quais a sua barba não cresce e saiba como resolver esse problema.


Por que a barba não cresce?


Antes de solucionar esse problema, é importante entender os motivos. “O crescimento da barba tem influência por diversos fatores, como: genética, idade, hormônios (homens com níveis baixos de testosterona podem ter barbas mais ralas ou menos densa), além de condições médicas que podem afetar seu crescimento, como hipotireoidismo, deficiências nutricionais, alopecia areata, entre outros. Por isso, é muito importante, primeiro, o diagnóstico da causa por um especialista, para então começar os devidos tratamentos.”, explica o doutor.


Outros fatores também influenciam para uma barba mais cheia ou rala. “A genética é o principal fator determinante no crescimento da barba, uma vez que a densidade e padrão de crescimento dos folículos capilares são herdados. Nutrição, sono, estresse e cuidados com a pele também são outros agentes que influenciam diretamente no crescimento. Os hábitos de vida saudáveis podem promover um melhor crescimento capilar.”, diz o tricologista.


“Vale ressaltar que, atividade física regular, dieta equilibrada, hidratação adequada e produtos de cuidados com a pele específicos após orientação de um profissional capacitado podem estimular o crescimento e qualidade dos fios.”, completa o especialista capilar.


Para uma solução definitiva, Ane recomenda o transplante de barba. “O transplante de barba é uma das opções mais eficazes e duradouras. Quando realizada pela Técnica FUE (extração de unidades foliculares) apresentam resultados naturais e sem área cicatricial, mas é válido lembrar que o resultado final depende de cada paciente.”, afirma o médico.


“O uso de medicamentos específicos que estimulam o crescimento dos pelos faciais também servem para algumas pessoas, porém em outros casos, o transplante é o mais indicado. Consulte um profissional capilar para entender o seu caso e recomendar o melhor tratamento.”, conclui Ane.

Nenhum comentário