[News]O prato da mulher: Nutrientes essenciais para a saúde feminina

 O prato da mulher: Nutrientes essenciais para a saúde feminina


Alguns alimentos têm propriedades essenciais para o metabolismo feminino, e a nutricionista Maria Clara Moreno explicará cada um deles.


Foto: Reprodução/Freepik


Não é novidade que os corpos femininos e masculinos são diferentes e que precisam de nutrientes específicos para manter o seu bom funcionamento, de forma saudável e segura. Mas, será que algum alimento tem peso maior no organismo feminino?


As mulheres têm condições fisiológicas únicas, principalmente pelo seu sistema reprodutor e seus altos níveis de hormônios que estão em uma mudança constante, influenciando os outros sistemas, humor e físico. Por isso, alguns nutrientes são de extrema importância para manter o bom funcionamento do corpo. Veja quais são cada um desses alimentos e o seu papel de acordo com a nutricionista Maria Clara Moreno:


Top 5 alimentos para as refeições femininas:


1. Folhas verde-escuras: Elas ajudam o organismo como um todo sendo fonte de vitaminas, fibras e minerais, ajudando a prevenir diversas doenças. “Como a couve, espinafre, chicória, agrião, rúcula, almeirão, acelga, alface, entre outros, são um grupo diversificado de vegetais.  Na saúde da mulher, tem um papel fundamental por serem ricas em ferro e vitaminas, auxiliando na prevenção da anemia, principalmente por conta do sangramento menstrual.”, explica a nutricionista. “Por serem ricas em nutrientes, ajudam também a combater o envelhecimento, prevenir o câncer, melhorar a imunidade e proteger os olhos .”, completa.


2.Feijão preto: O feijão é rico em fibras e pobre em gorduras, sendo uma excelente opção para ter maior saciedade nas refeições sem ingerir tanta gordura. “É da família das leguminosas, um exemplo de proteína de origem vegetal, rico em diversos nutrientes sendo um deles folato, fundamental para a saúde reprodutiva feminina. Além disso, o feijão preto pode também ajudar na diminuição dos níveis de colesterol LDL (colesterol “ruim”), prevenir o envelhecimento precoce, fortalecer o sistema imunológico, ajudar na perda de peso e evitar pressão alta.”, esclarece a especialista em nutrição.


3.Linhaça: Um dos alimentos mais poderosos, esbanja ômega 3, fibras, antioxidantes e muito mais. “Uma pequena semente, rica em nutrientes, ácidos graxos e ômega-3, é conhecida por seus benefícios à saúde, como auxílio na digestão e promoção do bem-estar cardiovascular, e por esse nível alto de ômega-3, ajuda a controlar os sintomas da TPM e diminuir os sintomas da menopausa.”, diz a profissional. “Além disso, seus benefícios incluem o controle do colesterol e dos triglicerídeos, redução do açúcar no sangue, melhora na recuperação do pós treino, aumento do bom funcionamento intestinal, melhora da pressão arterial e hidratação da pele.”, ressalta Maria Clara.


4.Oleaginosas: Elas são ricas em proteínas vegetais, auxiliam a digestão, melhoram o humor e previnem problemas cardiovasculares. “São alimentos de origem vegetal, que incluem amêndoas, castanhas, avelã, macadâmia, nozes, pistache e amendoim. Apesar de pequenas, são ricas em zinco, potássio, ferro, fibras, ômega 3 e ômega 6, que auxiliam na imunidade e no combate aos radicais livres, sendo muito importante para a saúde feminina. Auxilia também no controle do colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL), previne doenças cardiovasculares, previne o envelhecimento precoce, mantém a saúde intestinal, ajuda no ganho de massa muscular e combate inflamações.”, explica Maria Clara.


5.Frutas antioxidantes: Essas frutas ajudam a evitar o envelhecimento, mantém a boa saúde do coração, reduzem o risco de câncer e melhoram a imunidade. “São aquelas que contêm substâncias que neutralizam os radicais livres no organismo, tais como mirtilos, framboesas, morangos, amoras, uvas, maçãs, cerejas, laranjas, limões e abacaxis. Por neutralizar esses radicais livres, elas se tornam importantes para a saúde da mulher, pois protegem as células do corpo, prevenindo o câncer de mama. Os antioxidantes podem ajudar a prevenir doenças, fortalecer o sistema imunológico e combater o envelhecimento precoce da pele.”, finaliza a nutricionista.


Seguindo as dicas da especialista em nutrição Maria Clara Moreno, as mulheres poderão manter os seus físicos fortes, saudáveis e livres de doenças, cheio de vitalidade e poder. Coloque a sua saúde em primeiro lugar, pois o seu corpo é um monumento!


Nenhum comentário