[News] MÃOS QUE FALAM: ESPETÁCULO TROPEÇO CHEGA A CRATO E FORTALEZA ENTRE OS DIAS 20 E 23 DE NOVEMBRO

 MÃOS QUE FALAM: ESPETÁCULO TROPEÇO CHEGA A CRATO E FORTALEZA ENTRE OS DIAS 20 E 23 DE NOVEMBRO

 A programação inclui a realização de uma oficina gratuita falando sobre teatro de animação que será realizada em Crato (CE).


Espetáculo Tropeço, da Tato Criação Cênica (Curitiba/Brasília) - Foto: Nityama Macrini

Após circulação por 10 países e por todos os estados brasileiros, o espetáculo Tropeço, da Tato Criação Cênica (Curitiba/Brasília), retorna ao Ceará para duas apresentações nas cidades de Crato e Fortaleza, entre os dias 20 e 23 de novembro. A programação inclui ainda uma oficina sobre teatro de animação, que será realizada no município de Crato, com quatro horas de duração e certificado de conclusão. Com entrada gratuita, a peça é uma proposta que mescla simplicidade e profundidade, prometendo tocar o público ao recriar, pelas mãos dos atores, a complexidade e a beleza de um ser humano completo.

A Casa Ninho, em Crato (CE), recebe a oficina “Dramaturgia Física no Teatro de Animação" no dia 20 de novembro, a partir das 18h, e o espetáculo Tropeço no dia 21 de novembro, às 19h30. Já em Fortaleza, a companhia apresenta o espetáculo no dia 23 de novembro, às 20h, na Casa Absurda. Mais informações em https://www.instagram.com/tatocriacaocenica

QUEM SOMOS

Katiane Negrão, fundadora da Companhia Tato Criação Cênica, ao lado do ator Dico Ferreira, explica que o espetáculo Tropeço surgiu de experimentações utilizando tecido e as formas das mãos. "Queríamos fazer algo corporal, sem palavras, misturando as linguagens da dança. Percebemos que elas pareciam duas idosas", detalha. Ela explica que um espetáculo tão longevo como Tropeço precisou de adaptações que, ao longo de duas décadas, foram dando cada vez mais dinamismo às personagens e incorporando temas cada vez mais atuais, como forma também de quebrar tabus e estereótipos da sociedade em relação à melhor idade. “A nossa intenção foi mudar o olhar costumeiro de 20 anos atrás sobre a velhice. Sempre imaginamos a vovozinha bordando, fumando; então, queríamos trazer outras camadas: o prazer, a diversão, a sexualidade, o amor, a homoafetividade. Isso vai aparecendo nas nuances da relação dessas duas senhoras em cena”, explica.

EM CENA

Voltado para adultos, Tropeço é fruto de uma pesquisa em dramaturgia física, que explora como partes do corpo podem ganhar vida e personalidade através do movimento. A montagem é resultado da experiência acumulada pelos artistas em teatro, dança contemporânea, mímica e teatro de formas animadas. A simplicidade cenográfica é proposital: uma mesa de manipulação, iluminação à luz de velas e a mágica das mãos criam um ambiente íntimo e poderoso, no qual cada gesto conta um capítulo da vida dessas duas mulheres.

 

O espetáculo propõe uma visão não convencional da velhice, abordando com sensibilidade temas como a ausência de um ente querido, a solidão e a complexidade das relações humanas. Ao fugir dos estereótipos, Tropeço convida o espectador a construir suas próprias interpretações, estimulando a imaginação e o olhar sensível para as sutilezas do cotidiano.

SOBRE A OFICINA

A oficina "Dramaturgia Física no Teatro de Animação" inclui técnicas de respiração, flexibilização, aquecimento das articulações, alinhamento e integração corpo/mente, além de jogos teatrais, técnicas de animação corporal e improvisação de cenas para a criação de roteiros. O objetivo é oferecer aos participantes técnicas básicas do teatro de animação corporal, capacitando-os a criar personagens e improvisar cenas com foco na construção de pequenos roteiros físicos.

A oficina visa preparar os participantes com aquecimento corporal, exercitar a atenção e a percepção coletiva, criar personagens com as mãos e adereços, e improvisar cenas na relação entre dois personagens. O público-alvo são jovens e adultos a partir de 15 anos, preferencialmente com alguma experiência teatral, incluindo grupos de teatro locais, profissionais ou amadores, bonequeiros e estudantes da área. A seleção será feita via formulário de inscrição com carta de interesse online. Vinte por cento das vagas serão reservadas para pessoas trans e travestis. Link da inscrição:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdw-vhd1_0ZFzOQQcY2Gx8m9QO9J6k8F3w-YqlBB1kN_1ZzCA/viewform

TATO CRIAÇÃO CÊNICA

Formada em 2004, com a estreia do espetáculo Tropeço em Ouro Preto, Minas Gerais, pelos artistas Dico Ferreira e Katiane Negrão, a Tato Criação Cênica está prestes a completar 20 anos de atividades ininterruptas. A companhia mantém diversas obras em seu repertório e, devido à linguagem desenvolvida e às especialidades de cada artista integrante, conta com um leque de oficinas que inclui manipulação, construção, dramaturgia, corpo e voz.

A Tato realizou algumas mostras independentes e participou de importantes projetos de circulação no país, como o SESC Palco Giratório (2010); SESI Bonecos SP (2009/2016); Geada no Cerrado – Intercâmbio Tato PR/DF/GO – FUNARTE - Edital Myriam Muniz (2011); Tropeço Norte - BR Distribuidora com patrocínio da Petrobras e Lei Federal de Incentivo à Cultura (2014); circulação SESC PR (2011/2015); Projeto de Ocupação da Funarte DF - Eixo Cerrado Paranoá Amazônico (2015); Mostra Petrobras no Itaú Cultural (2014) e no Teatro Dulcina/RJ (2015); Circuito SESI de Cultura-PR (2015); e Viagem Teatral SESI SP (2016). Nos últimos anos, a companhia construiu outras parcerias, como a participação no edital de residência artística de Vitória – ES (2014) e a orientação corporal na montagem de “Oración”, texto de Fernando Arrabal, pela Repertório Artes Cênicas e Cia. Um dos convites mais inusitados da peça foi a apresentação na abertura da exposição "O Mundo Maravilhoso das Marionetas do Oriente ao Ocidente" em Macau, China (2012).

PRÊMIOS
O espetáculo Tropeço já ganhou prêmios como o Prêmio Gralha Azul de Melhor Espetáculo de 2008, pelo Centro Cultural Teatro Guaíra do Estado do Paraná; o Troféu Epidauro, pelo Consulado da Grécia em 2008; Melhor Espetáculo pelo júri especializado no Festival Internacional de Bonecos de Belo Horizonte, em 2007; e Melhor Direção, Dramaturgia, Iluminação e Sonoplastia no Festival de Teatro de Campo Mourão, em 2006. Eleito pelo público como o melhor em sua categoria, espetáculo adulto, foi premiado na Fila do FILO-Londrina-PR, em 2009, e recebeu o Prêmio do Júri de Melhor Espetáculo no Festival Internacional de Marionetas de Ovar (FIMO), em Portugal, em 2017.

 PROGRAMAÇÃO

CRATO

20/11 - 18h - Oficina Dramaturgia Física no Teatro de Animação na Casa Ninho, em Crato, com intérprete de LIBRAS

21/11 - 19h30 - Apresentação Tropeço na Casa Ninho, em Crato

FORTALEZA

23/11 - 20h - Apresentação Tropeço na Casa Absurda, em Fortaleza, com audiodescrição ao vivo.

FICHA TÉCNICA

Espetáculo Tropeço

Concepção, Direção, Interpretação e Dramaturgia - Dico Ferreira e Katiane Negrão

Colaboração dramatúrgica - Juliana Capilé

Figurino - Luciana Falcon

Circulação Ceará

Coordenação Geral - Tato Criação Cênica

Gestão - Luciano Porto 

Coordenação de Produção - Artur Cavalcante

Design Gráfico - Eduardo Santos

Oficinas - Dico Ferreira e Katiane Negrão

Divulgação em LIBRAS - Amanda Oliveira

Audiodescrição da divulgação - Rita Louzeiro

Produção local - Monique Cardoso

Assessoria de Imprensa – Dégagé Agência de Notícias

Redes Sociais - Danyllo Camilo

LIBRAS - Lirieudo Santos e Júlia Alves

Audiodescrição - Coletivo Kintal de Afetos

Consultoria em Audiodescrição - Lara Lima

Narração - Paulo W Lima 

A circulação Tropeço 20 anos - De Volta às Origens, da Tato Criação Cênica, é um projeto fomentado pela BOLSA FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ 2023. Realização: Rede das Artes, FUNARTE, Ministério da Cultura e Governo Federal. Produção: Jurumim Produções. Produção Local: Ato Marketing Cultural e Kariri Cultura

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA - DÉGAGÉ

Jornalistas Resp. Eugênia Nogueira e Sônia Lage
Atendimento à Imprensa: Eugênia Nogueira e Paulo Martins
853252.5401 / 9.9989.3913 / 98902.6992 / 9.87434291
degage@degage.com.br / www.degage.com.br
Instagram e facebook: @degagecomunicacao 

 07.11.2024


Nenhum comentário