[News] Daras Cultura Negra: exposição celebra a força da identidade preta
Daras Cultura Negra: exposição celebra a força da identidade preta
O Instituto Dara apresenta a Exposição Daras Cultura Negra, que acontece de 5 de dezembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Padre Velloso, em Botafogo. Com entrada gratuita e imagens do fotógrafo Euri Bezerra, a mostra retrata 15 mulheres participantes do projeto Daras Cultura Negra, conectando-as a figuras históricas e contemporâneas que moldaram a cultura negra no Brasil.
Entre as personalidades homenageadas, destacam-se nomes como as atrizes Zezé Motta (foto) e Taís Araújo, e a primeira bailarina do Dance Theatre of Harlem (NY), Ingrid Silva, o ator Lázaro Ramos, além de personalidades como Machado de Assis, Zumbi e Tia Ciata, representadas por substantivos simbólicos como resiliência,
Desenvolvido ao longo de 12 meses, o projeto envolveu cerca de 45 mulheres negras em atividades culturais e reflexivas, fortalecendo suas identidades e ampliando suas perspectivas de futuro. Além disso, promoveu impactos transformadores em suas comunidades. O Daras Cultura Negra foi realizado com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e da TechnipFMC, por meio da Lei do ISS, reafirmando o compromisso do Instituto Dara com a valorização da cultura afro-brasileira.
A exposição celebra a ancestralidade e a força das mulheres negras, unindo passado e presente em um convite à reflexão e à luta por mais dignidade e autonomia.
Nenhum comentário