[News]Dezembro no CCBB Rio - Centro Cultural Banco do Brasil fecha o ano com programação para todos os públicos
Dezembro no CCBB Rio
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro fecha o ano com programação para todos os públicos
Dezembro é o último mês desse ano de comemorações pelos 35 anos do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. E a programação oferece opções para todos os públicos nesse período de férias escolares e muito turismo na cidade maravilhosa.
O mês está recheado de atrações musicais: Vissungos e Spirituals: Vozes Ancestrais Negras das Américas é uma iniciativa de Alissa Sanders e Sérgio Pererê que tem como foco conectar as raízes da música brasileira e americana de origem africana, trazidas para esses territórios durante a diáspora; Obatalá chega de Salvador para aproximar o público da tradição afro-brasileira no canto, dança e percussão, em apresentação única e oficinas ministradas pelo Grupo Ofá.
No dia 6, a Festa Ploc estará no térreo do CCBB, a partir das 18h, para dar o clima de anos 1980 que a exposição “Fullgás” alimenta. Uma experiência múltipla, que convida o público a ver a exposição, que terá visitação em horário expandido (até as 20h30), curtir a música e sentir a vibração da cultura dessa década.
O projeto Kardum – uma jornada coletiva ocupa diversos espaços do CCBB com muitas conversas, workshops e música. Uma ação que pensa a sustentabilidade em comunhão com a cultura, a arte e a economia.
No dia 7 (sábado), há ainda uma parceria com a Junta Local, que leva para a área externa apresentações musicais de jovens artistas da música brasileira.
A edição de dezembro da Junta Local mais uma vez acontecerá em dose dupla, nos dias 7 e 8 de dezembro, sábado e domingo. No domingo (8), quem se apresenta é o grupo Awurê, a partir das 16h.
Durante o domingo, dia 8, serão também realizadas as oficinas e workshops do Soul Pixta, com muita cultura hiphop espalhada pelo térreo do CCBB (consulte mais informações no site do CCBB).
No dia 11, o Clube de Leitura CCBB 2024 encerra a temporada do ano com um bate-papo sobre Literatura e Transcendência, com Frei Betto. O convidado do mês virá conversar sobre o livro escolhido para leitura pelo público – Tom vermelho do verde – em um diálogo que vai inspirar reflexões para o próximo ano.
No cinema, a França invade as telas com uma programação especial do Festival Ópera na Tela e do Festival Varilux de Cinema Francês. A parceria com a Cinemateca do MAM também continua e nesse mês o destaque é a mostra temática "Horror, Fantasia, Psicodelia: O Cinema de Roger Corman".
No mês todo, o CCBB Educativo – Lugares de Culturas se espalha pelo CCBB com seus Laboratórios Móveis, atividades interativas que vão envolver crianças e suas famílias no contexto das exposições em cartaz de forma lúdica e didática.
Para fechar o ano com a melhor energia, no dia 28 (sábado) tem uma edição especial da Feira das Yabás, em que Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe Pretinho da Serrinha e a Velha Guarda do Império para uma grande festa.
Atenção! O CCBB fecha nesse fim de ano nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro de 2025. Nos demais dias (exceto às terças), o funcionamento é normal, das 9h às 20h.
Vem ver a programação completa deste mês:
EXPOSIÇÕES
Entrada gratuita.
ENCRUZILHADAS DA ARTE AFRO-BRASILEIRA
De 16 de novembro de 2024 a 17 de fevereiro de 2025
Térreo e 2º andar
A expografia evidencia a presença negra na historiografia da arte no Brasil, com base no mapeamento da plataforma “Projeto Afro”, e busca recontar a trajetória da arte brasileira a partir da produção de artistas negros. O projeto elenca cinco nomes fundamentais das artes visuais no Brasil (Arthur Timótheo da Costa, Lita Cerqueira, Maria Auxiliadora, Mestre Didi e Rubem Valentim) e os relaciona com cerca de 60 artistas contemporâneos de todas as regiões do país, propondo um diálogo transversal abrangente e plural da produção artística afro-brasileira com pinturas, fotografias, esculturas, instalação, vídeo e documentos. Este projeto conta com incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Curadoria: Deri Andrade.
Classificação indicativa: livre
PRIMEIRO DE MARÇO 66 – ARQUITETURA DE MEMÓRIAS
Até 07 de abril de 2025
4º andar
Dentro das comemorações de 35 anos do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, a exposição resgata a rica trajetória e a importância arquitetônica do icônico prédio situado no coração do centro histórico da cidade. Retratado como um ser vivo, cuja história se entrelaça com a do Rio de Janeiro e do Brasil, passando de sede de uma Associação Civil para sede do maior e mais antigo banco do país na época e para, finalmente, inaugurar um novo conceito de apoio e promoção da cultural no país.
Curadoria: Milton Guran
Classificação indicativa: livre
FULLGÁS - ARTES VISUAIS E ANOS 1980 NO BRASIL
Até 27 de janeiro de 2025
Térreo e 1º andar
Nas artes visuais, a Geração 80 ficou marcada pela icônica mostra "Como vai você, Geração 80?", realizada no Parque Lage em 1984. FULLGÁS dialoga com essa mostra e traz algumas obras que lá estiveram, mas amplia a reflexão trazendo para o centro do processo artistas de fora do eixo Rio-São Paulo e que também estavam produzindo na época.
Entre os nomes presentes na exposição estão Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Daniel Senise, Leonilson, Luiz Zerbini, Leda Catunda, entre outros. Adicionalmente às obras de arte, a mostra inclui elementos da cultura visual da década de 1980, como revistas, panfletos, capas de discos e objetos, que fazem parte da formação desta geração. Este projeto conta com incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Curadoria Geral - Raphael Fonseca; Curadoria Adjunta - Amanda Tavares e Talissom Melo.
Classificação indicativa: livre
ARTES CÊNICAS
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada) à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura
Clientes Banco do Brasil têm direito a 50% de desconto no pagamento com cartão Ourocard.
DEMASIADO JUNTAS
Teatro III - 2º andar
De 05 a 22 de dezembro - Quinta a sábado - 19h; Domingos - 18h
* Excepcionalmente não haverá apresentação no dia 13 de dezembro.
peça reúne as famosas gêmeas siamesas Yvonne e Mabel para contar sua verdadeira história. Nascidas em um antigo “circo criollo” (circo-teatro) do Rio da Prata, essas duas lindas meninas unidas em um único corpo passarão por diferentes etapas de seu crescimento pessoal e artístico ao longo do século XX. E também descobrirão o segredo mais cruel e bem guardado que o destino lhes reserva. Mentiras, sucesso e o declínio de sua esquecida carreira artística brilharão mais uma vez no palco. Este projeto ganhou o programa “Iberescena” para coproduções ibero-americanas. Com esse prêmio viabilizou, após a sua estreia no Uruguai, a versão brasileira, que se apresenta pela primeira vez no Rio de Janeiro.
Direção: Richard Riveiro. Versão brasileira: Beatriz Sayad. Atuação: Florencia Santángelo e Leonor Chavarría.
Duração: 60 min
Classificação indicativa: livre
MÚSICA
Entrada gratuita
ALISSA SANDERS E SÉRGIO PERERÊ – VISSUNGOS E SPIRITUALS: VOZES ANCESTRAIS NEGRAS DAS AMÉRICAS
Teatro II
De 06 a 08 de dezembro - Sexta a domingo - 19h
Inspirados nas raízes comuns da música originada pela diáspora africana no Brasil e nos Estados Unidos, Sérgio Pererê e Alissa Sanders unem as vozes ancestrais das Américas em 3 shows no CCBB RJ. Em cada um, recebem como convidados Jonathan Ferr (piano e voz), Elias Rosa (percussão), além da dançarina paulistana Vanessa Soares, integrante da Funmilayo Afrobeat Orquestra. Este projeto conta com incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
DIÁLOGOS COM A PROGRAMAÇÃO
Sala 26 - 4º andar
Além dos shows, os artistas também vão oferecer ao público carioca duas oficinas relacionadas aos cantos.
Dia 05 de dezembro, 17h - Oficina “Labidumba”
Comandada por Sérgio Pererê, propõe um passeio pelo universo vocal de culturas tradicionais do Brasil e do mundo, explorando as possibilidades dos cantos disfônicos e polifônicos. Aberta para todos, desde crianças a partir de 8 anos, até contadores de histórias, cantores, arte-educadores e demais público interessado.
Dia 07 de dezembro, 11h – Oficina “Cantando as raízes da música negra americana”
Alissa Sanders explora os gêneros da música norte-americana executados no show. Baseada nos métodos pedagógicos do músico estadunidense Bobby McFerrin, a atividade convida os participantes a se conectarem em uma experiência de canto coletiva, aberta a todos a partir de 12 anos. Durante a oficina, a artista também contará a história por trás de algumas músicas que serão trabalhadas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/ uwk5QC1o7HL9wHxD9 .
OBÀTÁLÁ: UMA CONEXÃO SALVADOR–ÁFRICA–BRASIL
Teatro II
14 de dezembro – Sábado, às 16h
Este espetáculo difunde a riqueza da cultura afrodiaspórica com elementos da música brasileira contemporânea. Apresentado pelo “Grupo Ofá”, composto por Iuri Passos, Yomar Asogbá, Luciana Baraúna e a participação especial de Irma Ferreira, traz ao público diversos orikis cantados em iorubá, além de composições de João Donato, Caetano Veloso, Nelson Rufino, Gilberto Gil e Zeca Pagodinho.
DIÁLOGOS COM A PROGRAMAÇÃO - Oficinas
Teatro II, 15 de dezembro
No intuito de difundir salvaguardar as matrizes rítmicas e musicais afro-brasileiras que formam as bases da música brasileira e universal e é patrimônio imaterial do Brasil, o Grupo Ofá vai realizar duas oficinas:
Oficina de Dança Afro com Luciana Baraúna, às 11h
Oficina de Ritmos Afro com Iuri Passos, às 15h
Inscrições prévias pelo e-mail obatala.ccbb@gmail.com
MÚSICA NO MUSEU
Sala 26 (4º andar) – 12h30 – Quartas-feiras
O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB. A programação de dezembro se encerra em 18/12.
Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva
Classificação indicativa: livre
CINEMA
FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO
Entrada gratuita
Cinema I
Até 8 de dezembro
Desde 2005, o “Festival de Cinema Italiano” no Brasil, promovido pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM) em parceria com a Embaixada da Itália, tem como objetivo celebrar e divulgar o cinema italiano. Em 2024, o festival retorna ao CCBB, trazendo uma seleção das mais importantes obras do cinema italiano contemporâneo, além dos clássicos que já são tradição na mostra. Este ano, o destaque fica por conta da retrospectiva “O humor do cinema italiano: de Totò a Roberto Benigni” e da seleção de filmes inéditos de 2023/24.
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em bb.com.br/cultura
FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS
Entrada gratuita
Cinema I
De 14 a 22 de dezembro
O Festival Varilux de Cinema Francês é um evento anual de grande importância que celebra o melhor do cinema francês contemporâneo. Ele oferece uma plataforma única para a exibição de uma ampla variedade de filmes franceses, incluindo dramas, comédias, documentários e filmes históricos. O festival é uma excelente oportunidade para os amantes do cinema explorarem a rica diversidade cultural e artística da França, além de promover o intercâmbio cultural e fortalecer os laços entre a França e outros países. Entre os destaques deste ano, estão "Truffaut, O Roteiro da Minha Vida", "1874, O Nascimento do Impressionismo", "Daaaaaali!", "O Sol por Testemunha" e "O Último Judeu".
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em bb.com.br/cultura
FESTIVAL ÓPERA NA TELA
Entrada gratuita
Cinema I
De 04 a 13 de dezembro
O Festival Ópera na Tela é um evento anual de grande prestígio que celebra o melhor da ópera mundial. Este ano, ele acontecerá de 4 a 13 de dezembro, oferecendo ao público a chance de vivenciar produções operísticas de alta qualidade em um formato acessível. O festival é uma excelente ocasião para os amantes da música clássica explorarem a rica diversidade cultural e artística das óperas, além de proporcionar uma experiência imersiva e emocionante.
Entre as obras mais importantes que serão exibidas estão "La Rondine", "La Bohème", "Il Trittico", "Turandot", "Madame Butterfly", "Tosca", "Roméo et Juliette", "Don Quichotte", "Carmen", "Lakmé", "Macbeth" e "La Gioconda". Além disso, o festival contará com duas sessões educativas e duas palestras sobre ópera, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em bb.com.br/cultura
CINEMATECA DO MAM NO CCBB
Entrada gratuita
Cinema II
De 01 a 29 de dezembro
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e a Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) firmaram uma parceria para 2024, reforçando seus laços históricos. Durante este período, o cinema do CCBB RJ será palco de uma série de atividades culturais organizadas pela Cinemateca, com foco na exibição de filmes e ações formativas. Essas atividades serão desenvolvidas e produzidas pela Cinemateca em cooperação técnica e institucional com o CCBB RJ. Entre as atividades programadas, destacam-se as sessões “Incontornáveis” e “Aconteceu 100 anos atrás”, além de uma sessão em homenagem a Rodolfo Nanni e a mostra temática "Horror, Fantasia, Psicodelia: O Cinema de Roger Corman". Esta união entre duas importantes instituições culturais do Rio de Janeiro visa ampliar o acesso à arte e ao cinema, enriquecendo a cena cultural da cidade.
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em bb.com.br/cultura
PROGRAMA EDUCATIVO
1° andar - Quarta a segunda
O CCBB Educativo - Lugares de Culturas é um programa de mediação cultural, que desenvolve ações para aproximar os públicos da programação em cartaz e do patrimônio cultural do Centro Cultural Banco do Brasil. Visitas Mediadas, Ateliê Aberto e Encontro com Educadores são parte da programação do CCBB Educativo. As ações englobam a participação diversificada, sendo um convite para as comunidades escolares, ONGs, famílias, grupos de terceira idade, pessoas com deficiência, profissionais de arte e cultura, e outros para experimentar, criar e conviver no CCBB.
Laboratórios Móveis
Como parte das ações oferecidas pelo CCBB Educativo – Lugares de Culturas, os Laboratórios Móveis oferecem aos visitantes territórios de diálogo com temáticas das exposições em cartaz. Nos próximos meses teremos três propostas:
1) Laboratório Móvel “Com que Roupa”: um resgate das antigas bonecas papper doll dos anos 1980.
Segundas, quintas e sextas, das 11h às 18h
2) Laboratório Móvel “América”: tece relações entre a arte afro-brasileira, o continente africano e o continente europeu.
Segundas e quintas, das 15h às 18h
Quartas e sextas, das 11h às 13h
3) Laboratório Móvel “Patrimônio”: apresenta os espaços do prédio que abriga o CCBB Rio de Janeiro e suas curiosidades.
Quartas, das 16h às 18h
As visitas agendadas acontecem de forma totalmente gratuita todos os dias, exceto às terças-feiras. É só agendar por e-mail ou telefone:
Telefone: (21) 3808-2070
A retirada de ingressos para visitas espontâneas é realizada através do site bb.com.br/cultura ou da bilheteria presencial do CCBB RJ.
Este projeto conta com incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
IDEIAS
CLUBE DE LEITURA CCBB 2024
Biblioteca - 5º andar
11 de dezembro – 16h30 - Quarta
Entrada gratuita. Senhas distribuídas 1h antes.
O CCBB recebe em dezembro Frei Betto. Frade dominicano e escritor, autor de 74 livros, Frei Betto recebeu diversas premiações, dentre as quais o Jabuti (1982), o Prêmio Juca Pato (1982) e o prêmio de “Melhor Obra Infanto-Juvenil” (1998), concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Foi agraciado, em 2009, com o prêmio “ALBA de Las Letras” em reconhecimento ao conjunto de sua obra literária. Em 2016, o Conselho Universitário da Universidad Nacional da Costa Rica lhe outorgou a “Medalla Universidad Nacional”.
O encontro conta com participação especial da jornalista Magali Cunha, editora-geral do Coletivo Bereia – Informação e Checagem de Notícias e articulista da revista CartaCapital.
O livro a ser debatido será “Tom vermelho do verde”. Publicado em 2022, o romance se baseia em eventos verídicos e revela o drama vivido por indígenas da etnia Waimiri-Atroari a partir da construção da rodovia BR-174 em suas terras, na década de 1970.
Curadoria e mediação: Suzana Vargas
Classificação indicativa: 14 anos
KARDUM
Espaço Conceito, Auditório 3º andar, área externa
05, 06 e 07 de dezembro – diversos horários
Entrada gratuita.
Kardum – Uma jornada coletiva combina conferência e festival de música, promovendo um futuro mais justo e sustentável. A programação gratuita inclui debates, apresentações musicais e conteúdo audiovisual.
Classificação indicativa: livre
Confira a programação completa e retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura
MUSEU BB
Entrada gratuita
4º andar
DO SAL AO DIGITAL: O DINHEIRO NA COLEÇÃO BANCO DO BRASIL
Do sal ao digital: o dinheiro na coleção Banco do Brasil exibe o acervo de numismática do Banco do Brasil e contextualiza histórica, artística e economicamente a trajetória dos meios de pagamento e trocas comerciais desde seus primórdios até os dispositivos digitais.
Composta por três núcleos, a mostra reúne mais de 800 moedas e cédulas, mapas, iconografia histórica e obras de arte contemporânea em um ambiente dedicado a aproximar o visitante das complexas relações sociais, políticas e econômicas que envolvem a mediação das trocas entre pessoas, povos e territórios ao longo do tempo.
Saiba mais sobre moedas e cédulas também consultando a classe de Numismática na biblioteca do CCBB Rio de Janeiro.
Curadoria: M’Baraká. Classificação Indicativa: Livre
Visite a sala “Curiosidades do Sal ao Digital”: Reunimos na última sala da exposição uma mostra sobre itens curiosos do acervo de numismática do Banco do Brasil. Vale a pena conferir e aprender mais sobre o universo das moedas e cédulas.
O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA
Narrando os 216 anos de existência do BB, a exposição de longa duração apresenta, por meio das coleções museológicas e arquivísticas do Museu Banco do Brasil e Arquivo Histórico, a contribuição da instituição financeira para o desenvolvimento da sociedade e do país. São sete salas que mostram a linha do tempo de 1808 com a Iconografia de D. João VI, fundador da instituição, passando por curiosidades sobre o funcionalismo e os antigos objetos bancários, finalizando com a atual participação do BB nas áreas social, esportiva e cultural do Brasil. Contemplamos a exibição de mobiliários e ambientação das salas do secretário, do presidente e da biblioteca utilizadas pela Direção-Geral do Banco do Brasil até a transferência da capital do Rio para Brasília, em 1960.
Curadoria: M’Baraká e CCBB Rio
Classificação indicativa: livre
Conheça mais a coleção do Museu Banco do Brasil e realize sua visita virtual a algumas exposições exibidas no CCBB na nossa parceria com o projeto Google Arts and Culture em https://artsandculture.google. com/partner/ccbb-rio .
JUNTA LOCAL NO CCBB
Área externa
07 e 08 de dezembro – Sábado e Domingo - 12h às 19h
A feira Junta Local ocupa a área externa do Centro Cultural Banco do Brasil, uma parceria com comida boa, local e justa, estabelecendo conexões entre quem come e quem faz.
No sábado (7), a feira se junta ao projeto Kardum, recebendo as apresentações musicais do Palco Kardum, com shows de artistas independentes que apresentam uma música brasileira contemporânea cheia de criatividade, inovação e engajamento socioambiental. Às 15h, se apresenta a banda Pipa Menino, e às 17h é o momento da Selva Lírica.
Benefício Especial: Clientes Banco do Brasil que utilizarem cartão Ourocard para pagamento ganham 20% de desconto em todas as barracas.
FEIRA DAS YABÁS NO CCBB
Área externa
28 de dezembro – Sábado – 12h às 19h
A feira traz suas tradições e costumes ao território da zona portuária, tão representativo da cultura negra no Rio de Janeiro, e mostra um outro lado da cultura diaspórica brasileira. As comidas das tias representam a gastronomia dos quintais suburbanos, como feijoada, angu à baiana, frango com quiabo, tripa lombeira, macarrão com carne assada e muito mais.
Marcada pela tradicional roda de samba do seu criador, o sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz e sua banda, esta edição tem convidados especiais para marcar a virada do ano: Velha Guarda do Império e Pretinho da Serrina e Banda.
Retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura
ESPAÇO CONCEITO BANCO DO BRASIL RJ
Térreo - Segunda a domingo das 9h às 20h
Atendimento bancário em dias úteis das 9h às 17h
O Espaço Conceito reúne a tradição Banco do Brasil, a instituição bancária mais antiga do país, com a inovação em um único modelo de agência. Um atendimento bancário atrelado a ambientes de interação, informação e programação cultural. A área serve como fomento à troca de conhecimento ligado à tecnologia e ao empreendedorismo. Um espaço de convivência com arena, coworking, vitrine de negócios, laboratório maker, salas de reunião, terminais de autoatendimento bancário e o tradicionalíssimo Café Confeitaria Colombo.
Além das oficinas de tecnologia que acontecem aos finais de semana, no dia 06 de dezembro o Espaço Conceito recebe a Festa PLOC, que comemora 20 anos de existência, a partir das 18h, em mais uma ação relacionada à exposição “Fullgás: artes visuais e anos 1980 no Brasil”.
Acompanhe toda a programação do mês no site do Espaço Conceito https://www.bb.com.br/site/ sobre-nos/espaco-conceito-bb/ eventos/
SERVIÇO
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações em bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais:
Ingressos:
Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.
Bilhetes e senhas disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura.
Funcionamento*: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).
* O CCBB fecha nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro de 2025. Nos demais dias, o funcionamento seguirá normalmente.
ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h - horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).
Nenhum comentário