[News]Dia do Leitor: Você sabia que ler emagrece? Nutricionista comenta
Dia do Leitor: Você sabia que ler emagrece? Nutricionista comenta
Descubra como a leitura pode ser uma aliada na sua jornada de emagrecimento e transformar a sua saúde física e mental
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Quem nunca pensou que uma pessoa com boa aparência possivelmente não fosse tão inteligente ou que alguém um pouco mais desengonçado fosse uma pessoa super intelectual completamente desligada de qualquer tipo de vaidade? Sem dúvida, a oposição entre mente e corpo não é nenhuma novidade nesta geração atual.
Mas, será mesmo que quem “afunda” a cabeça nos livros não tem tempo algum para “puxar um ferro” na academia? Bem, essa relação pode até ser verdadeira, mas estudos comprovam que uma hora de leitura consome uma média de 120 calorias.
“Sim, a leitura pode ajudar a emagrecer. Ela funciona como uma ferramenta de distração e autocuidado, desviando o foco da comida e ajudando a reduzir a ansiedade e o estresse, que são gatilhos comuns da compulsão alimentar. Ela diminui os níveis de cortisol, favorecendo o equilíbrio hormonal e reduzindo o apetite emocional.”, explica a nutricionista Maria Clara Moreno.
Uma rede de livrarias britânica resolveu se aprofundar no assunto ao encomendar uma pesquisa sobre a queima de calorias em relação à leitura de diferentes tipos de livros, e fez valer o antigo princípio da "mente sã, corpo são", ao descobrir que livros de aventura, sexo e ação gastam duas vezes mais calorias que ficar parado.
Isso acontece porque as tramas desses gêneros literários levam o corpo a produzir mais adrenalina, hormônio que reduz o apetite e queima caloria. “A leitura só não pode substituir a atividade física ou a alimentação equilibrada. O emagrecimento saudável depende de um balanço entre os dois componentes e o bem-estar emocional. O ato de ler é uma ferramenta complementar, não um substituto.”, acrescenta a doutora.
A pesquisa ainda faz uma lista dos livros que geram mais adrenalina, ou seja, que mais emagrecem. No topo da lista está “Polo”, de Jilly Cooper, que provoca a queima de 1,1 mil calorias (equivalente a uma refeição completa de Big Mac), seguido do famoso “Código da Vinci”, queimando 855 calorias (uma barra de chocolate). Ainda estão na lista dos mais ‘dietéticos’, títulos como “O Exorcista” de William Blatty e “O Iluminado” de Stephen King.
Os 10 livros mais ‘dietéticos’, de acordo com a Livraria Borders:
Polo (em inglês), Jilly Cooper - 1,1 mil
O Código da Vinci, Dan Brown - 885
O Iluminado, Stephen King - 745
O Júri, John Grisham - 772
Bravo Two Zero (em inglês), Andy McNab - 605
O Dia do Chacal, Frederick Forsyth - 604
O Exorcista, William Peter Blatty - 465
Dirty Blonde (em inglês), Courtney Love - 444
Orgulho e Preconceito, Jane Austen - 443
O Caso dos Dez Negrinhos, Agatha Christie - 3277
A especialista em emagrecimento acrescenta que livros motivacionais, de psicologia ou histórias de superação podem reforçar o comprometimento com a rotina saudável. Ela indica, portanto, 7 livros que podem ser um complemento para o seu plano alimentar e de seus treinos, impactando positivamente no processo de emagrecimento. Confira!
7 livros para complementar o seu plano alimentar e treinos:
Alimentação e saúde:
O Peso das Dietas, Sophie Deram;
Por que Engordamos?, Gary Taubes;
Psicologia e comportamento:
O Poder do Hábito, Charles Duhigg;
Mindless Eating, Brian Wansink;
Histórias inspiradoras, biografias ou relatos de superação:
A Mulher Mais Feliz do Mundo, Eckhart Tolle;
Livros de receitas:
Comida de Verdade, Yotam Ottolenghi;
Panelinha: Receitas que Funcionam, Rita Lobo.
É difícil saber se isso seria motivo para aumentar o número de leitores pelo mundo. No entanto, não deixa de ser uma pesquisa interessante que quebra os paradigmas entre a relação do conhecimento intelectual com a beleza física.
E, para quem precisa perder uns quilinhos e não gosta de fazer exercícios, está aí uma boa sugestão!
Nenhum comentário