[Crítica] Um completo desconhecido
Sinopse:
Um Completo Desconhecido é uma biografia sobre a vida do astro Bob Dylan, dirigida por James Mangold. Situado na influente cena musical de Nova York do início dos anos 60, Dylan, o jovem músico de Minnesota, tem apenas 19 anos e caminha rumo à sua ascensão na música. Passando de cantor folk, para as salas de concerto e ao topo das paradas, culminando em sua performance inovadora de rock and roll elétrico no Festival Folclórico de Newport em 1965, definindo um dos momentos mais transformadores da música do século XX.
O quê eu achei?
James Mangold (do excelente Logan, de 2017 e aqui indicado a Melhor Diretor)entrega esse longa indicado a 8 Oscars, inclusive o de de Melhor Filme, sobre o lendário músico Bob Dylan. Mas será que merece mesmo as indicações?
Embora seja uma cinebiografia, foge do clichê de contar toda a história de vida do artista, da infância até sua morte. Em Um completo desconhecido, somos apresentados à um jovem Bob Dylan(Timothée Chalamet)de 20 anos em 1961, recém-chegado em Nova York.A cena inicial é do jovem Bob visitando seu ídolo Woody Guthrie(Scoot McNairy) no hospital no mesmo dia em que o lendário Pete Seeger(o grande Edward Norton,indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante).Seeger convence Dylan a cantar para seu herói e logo nesse começo podemos perceber a suprema criatividade do jovem prodígio.
A música de Dylan tinha muito a dizer nos anos 60-há várias cenas em que testemunhamos a presença do artista em um contexto que captura sua importância, como, por exemplo, a cena em que enquanto imagens da crise dos mísseis de Cuba,ele toca Masters of War(Mestres da Guerra) em um clube.
No caminho, Dylan conhece duas mulheres que marcariam sua carreira: Sylvie Russo(Elle Fanning,irmã da Dakota,que fez filmes como Malévola e Super 8), que eventualmente vira sua amante e Joan Baez(Monica Barbaro, indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel) que também se torna uma estrela e desenvolve sentimentos por Dylan.
Embora não tenha nenhuma cena particularmente memorável,a performance de Chalamet foi bem convincente e sua voz soa bem parecida com a do músico quando era mais jovem.Mostra como um dos músicos mais importantes do século XX foi apoiado por artistas como Johnny Cash(Boyd Holbrook)mas também tem seu mérito próprio.
Recomendado para fãs do cantor e compositor e para quem curte cinebiografias.
Trailer:
Post Comentário
Nenhum comentário