[News] Apostando na diversidade, Instituto Caminhos da Palavra divulga a programação de oficinas de criação literária on-line de março e abril

 

Clarice Freire/Divulgação

Entre março e abril, o recém-criado Instituto Caminhos da Palavra promove 14 oficinas on-line de criação literária. Com curadoria do diretor do instituto, Henrique Rodrigues, as aulas abarcam diferentes temáticas, como literatura negra, fantástica, infantil e jovem, além da elaboração de roteiro para o audiovisual e a escrita na programação visual. Informações sobre inscrição, valores e forma de pagamento estão disponíveis no site: www.caminhosdapalavra.com.br

Estão programadas para março oficinas com Clarice Freire (“A infância revisitada: em busca da voz autoral”), Cristiane Sobral (“Literatura negra: a construção de personagens e diálogos”), Cristhiano Aguiar (“Escrevendo literatura fantástica”), Delfin (“Impacto preciso”), Natália Borges Polesso (“Onde moram as utopias”), Isis Figueiredo (“Escrita e juventude”), Bruno Ribeiro (“Sessão de descarrego”), Anna Claudia Ramos (“Literatura infantil e juvenil: construindo narrativas”), Claudia Lage (“Oficina de roteiro: triângulo dramático”) e Marcelino Freire (“Ossos do ofídio”).

Em abril, entram em cena oficina com Lella Malta (“Escreva, garota!”), Nara Vidal (“Até breve: Oficina de Contos”), Tom Grito (“Do caos ao poema”) e Henrique Rodrigues (“Crônica: A poética do cotidiano”).

O Instituto Caminhos da Palavra (www.caminhosdapalavra.com.br) deu início às atividades em janeiro de 2025 com o encontro on-line “Um Brasil Leitor”, que contou com a presença do escritor, editor e gestor público José Castilho e do escritor, ator, contador de histórias e produtor cultural Otávio Júnior, e mediação de Henrique Rodrigues. Entre as atividades do instituto estão o projeto “Livro a Caminho”, realizado em parceria com algumas das maiores editoras do país, com uma série de encontros em escolas da rede pública do Rio de Janeiro para a distribuição gratuita de livros e conversas sobre literatura e mercado editorial, além de oficinas de criação literária mensais em formato on-line, da realização do Prêmio Caminhos de Literatura e da série de encontros “CONFRA RIA - Livros, Biritas & Ideias”, na Ria Livraria, em São Paulo.


Programação – Março e Abril de 2025



Oficina on-line: “A infância revisitada: em busca da voz autoral”, com Clarice Freire


Data: 10, 17, 24 de março e 7, 14, 28 de abril de 2025, das 19h30 às 21h30.


Sobre a oficina: Os alunos vão caminhar pelas ruas da infância de autores como Manuel Bandeira, Clarice Lispector e Elena Ferrante para conhecer o potencial das próprias raízes na construção da sua voz autoral. A busca da unicidade literária através das nuances das origens da palavra que nasce livre e é apreendida pelas dores, histórias e cores de uma vida que é fonte primeira e eterna de criação. Com a teoria literária, o aluno terá a compreensão básica dos princípios de autoria, o surgimento do conceito, as diferenças entre o autor-pessoa e o autor-criador e como se dá a “morte do autor”, a partir dos estudos dirigidos sempre para a prática da escrita.


Sobre Clarice Freire:


Escritora, pesquisadora, ilustradora e publicitária pernambucana. É mestra em Ciências da Linguagem. Em 2024, lançou seu romance de estreia, “Para não acabar tão cedo” ( Record). É autora de dois livros best-sellers de poesia visual, “Pó de Lua” (2014) e “Pó de Lua nas Noites em Claro” (2016), finalista do Prêmio Jabuti de Literatura (2017), na categoria ilustração. Venceu o Prêmio Orgulho de Pernambuco, do jornal “Diário de Pernambuco” (2018). É criadora de perfis de poesia, textos literários e ilustrações nas redes sociais, onde conquistou mais de 1 milhão de seguidores.


 


Oficina on-line: “Literatura negra: a construção de personagens e diálogos”, com Cristiane Sobral


Data: 10, 17, 24 e 31 de março e 7, 14 e 28 de abril de 2025, das 19h30 às 21h30.


Sobre a oficina: A oficina irá proporcionar a leitura, compreensão, reflexão e a prática de textos literários no âmbito da literatura negra brasileira. Serão analisados diversos textos literários, sua contextualização sócio-histórica e ética, e realizados exercícios de escrita e leitura crítica coletiva e colaborativa.


Sobre Cristiane Sobral:


Com mais de três décadas nas artes cênicas e literatura, construiu uma carreira multifacetada como atriz, professora, escritora e dramaturga. Publicou 13 livros, dentre os quais “Não vou mais lavar os pratos” (leitura obrigatória/ vestibular UESB – BA e UnB), “Pretos em Contos” (Finalista Jabuti 2022) e o mais recente “Como não ser Racista”. Como palestrante e professora, percorreu diversas regiões brasileiras, a África, América Latina e América do Norte, como convidada de universidades, entre elas a de Harvard.


 


Oficina on-line: “Escrevendo literatura fantástica”, com Cristhiano Aguiar


Data: 11, 18 e 25 de março e 1, 8, 15, 22 e 29 de abril de 2025.


Sobre a oficina: A literatura fantástica vive um boom na produção contemporânea brasileira e latino-americana. A oficina se propõe a apresentar várias das suas possibilidades criativas com o principal objetivo de fornecer ferramentas para a escrita de contos e romances. Dentro do universo da literatura fantástica, o foco será as vertentes do realismo mágico, horror e ficção-científica. As aulas serão compostas por exercícios práticos, apontamentos teóricos e análises de obras ou trechos de obras significativas da literatura fantástica, com destaque especial para exemplos retirados da vertente latino-americana.


Sobre Cristhiano Aguiar:


Escritor, crítico literário e professor. É professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo sido pesquisador-visitante em Berkeley, Princeton e UCLA. Publicou o livro teórico “Espaços e narrativas ficcionais: uma introdução” (Editora Mackenzie, 2017) e os livros de contos “Na outra margem, o Leviatã” (Lote 42, 2018) e “Gótico nordestino” (Alfaguara/Cia das Letras, 2022). Em 2022, ganhou o prêmio Clarice Lispector de Melhor Livro de Contos, da Biblioteca Nacional, por “Gótico Nordestino”.


 


Oficina on-line: “Impacto preciso”, com Delfin


Data:  11, 18 e 25 de março e 1 de abril de 2025, das 19h30 às 21h30


Sobre a oficina: Se a vida no mercado visual é uma luta, é preciso vencê-la com um nocaute! Nesta oficina, você entenderá o conceito de impacto preciso e como aplicá-lo a obras diversas, como cartazes, capas e diversos materiais visuais.


Sobre Delfin:


Jornalista, publicitário, designer gráfico e editorial, escritor e tradutor, é reconhecido principalmente pelo trabalho com capas de livro. Foi premiado com uma inédita platina para o mercado editorial brasileiro no Graphis Awards 2025. Também foi laureado por Society for News Design, Getty Images e Prêmio Brasileiro de Design, além de ter sido duas vezes finalista do Prêmio Jabuti na categoria Capa.


 


Oficina on-line: “Onde moram as utopias”, com Natália Borges Polesso


Data: 12, 19 e 26 de março e 2 de abril de 2025, das 19h30 às 21h30


Sobre a oficina: Uma sociedade ideal, cujos habitantes vivem em perfeita harmonia. Mas quais são os caminhos de chegada? Na “Utopia”, de Thomas More, temas espinhosos surgem para a discussão. Temas que hoje, com suas complexidades, nos conduzem e convidam a esmiuçar e restituir visões de mundo. Misto de curso e oficina, Natália explora textos que indicam deslocamentos possíveis para a composição ficcional desse espaço que nunca existe no agora, que é sempre projeção e desejo.


Sobre Natália Borges Polesso:


Escritora e tradutora. Publicou os livros “Amora” (2015), “Controle” (2019), “Corpos secos” (2020), “A extinção das abelhas” Foi um péssimo dia” (2023), “Condições ideais de navegação para iniciantes” (2024), entre outros. Ganhou e foi finalista de diversos prêmios literários, como Jabuti, São Paulo, Açorianos e Minuano. Sua pesquisa está centrada no conceito de Antropoceno e visa observar as relações coloniais e a ecologia, na literatura brasileira contemporânea.


 


Oficina on-line: “Escrita e juventude”, com Iris Figueiredo


Data: 12, 19 e 26 de março e 2 de abril de 2025, das 19h30 às 21h30.


Sobre a oficina: O objetivo da oficina é entender o processo de criação de uma história, partindo das temáticas que dialogam com o público jovem atual: por que escolher escrever para jovens? O que faz alguém começar a escrever e como manter constância? Serão trabalhadas técnicas sobre como construir uma história a partir de personagens que façam sentido e representem o público leitor em um universo dominado por redes sociais.


Sobre Iris Figueiredo:


Nascida em 1992 na cidade de São Gonçalo (RJ), é produtora editorial formada pela UFRJ. Começou a escrever ainda adolescente e publicou seu primeiro conto aos 18 anos. Com 13 anos de carreira, é autora de “Céu sem estrelas” (Seguinte, 2018), que teve os direitos comprados para os cinemas, além de “Pisando em nuvens” e “Roda-Gigante”, contos digitais ambientados nesse mesmo universo. Faz parte das antologias “De repente adolescente” (Seguinte, 2021) e “Cantigas no escuro” (Independente, 2018). “Um passo de cada vez” (Seguinte, 2022) é seu romance mais recente.


 


Oficina on-line: “Sessão de descarrego”, com Bruno Ribeiro


Data: 13, 20 e 27 de março e 3, 10 e 24 de abril de 2025, das 19h30 às 21h30


Sobre a oficina: Quem aí está precisando descarregar os seus textos e ideias? A oficina de escrita criativa é o local ideal para recebê-los. O objetivo é apresentar diversas técnicas literárias e de construção de narrativas para os alunos, buscando também estimular um intercâmbio frutífero entre eles. Se isso ajudá-los a escreverem – diariamente e sempre –, então, sem dúvidas, já vai valer a pena.


Sobre Bruno Ribeiro:


Escritor, tradutor e roteirista. Mestre em Escrita Criativa pela Universidad de Tres de Febrero, em Buenos Aires, é autor de, entre outros, “Porco de Raça” (Darkside, 2021), “Era apenas um presente para o meu irmão” (Todavia, 2023), e o ainda inédito “O Dono e o Mal” (Alfaguara). Recebeu os prêmios Brasil em Prosa, Machado DarkSide, Todavia de Não-ficção e foi indicado ao Prêmio Jabuti e o Kindle. Já foi traduzido para o inglês, o espanhol e o francês.


 


Oficina on-line: “Literatura infantil e juvenil: construindo narrativas”, com Anna Claudia Ramos


Data:  13, 20 e 27 de março e 3, 10 e 24 de abril de 2025, das 19h30 às 21h30


Sobre a oficina: A oficina vai trabalhar com as diferentes obras voltadas para as infâncias e juventudes, buscando o entendimento sobre estruturas narrativas. A partir de exemplos práticos e leituras reflexivas, serão apontados caminhos para a criação de boas histórias voltadas a esse público. 


Sobre Anna Claudia Ramos:


Escritora com mais de 100 livros publicados entre infantis, juvenis e adultos. Professora de oficinas literárias desde 1989, graduada em Letras, PUC-RJ, mestra em Ciência da Literatura pela UFRJ. Viaja ministrando palestras e oficinas. Recebeu o Prêmio Guavira, Adolfo Aizem/UBE, Selo Cátedra, Altamente Recomendável/FNLIJ. Seu livro “Em algum lugar do mundo” compõe o Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa, da ONU. Participa de diversos projetos literários e de incentivo à leitura e das mais importantes Feiras de Livro do Brasil e do Exterior


 


Oficina on-line: “Oficina de roteiro: triângulo dramático”, com Claudia Lage


Data: 15, 22 e 29 de março e 5, 12 e 26 de abril de 2025, das 10h às 12h30.


Sobre a oficina: A ideia é mergulhar na criação de personagens e na construção de cenas e diálogos por meio da análise de séries e filmes. Serão realizados exercícios de criação e escrita a partir de séries, filmes, literatura e teatro. Em estudos de casos, serão analisadas cenas e estruturas de séries e filmes, além de personagens e seus arcos dramáticos, com o objetivo de fazer os alunos produzirem o roteiro de um curta-metragem ao final da oficina.


Sobre Claudia Lage:


Como roteirista, foi da equipe de Manoel Carlos em diversas novelas, foi também coautora da novela “Lado a Lado”, ganhadora do Emmy Internacional. Na literatura, publicou o romance "O corpo interminável", editado pela Ed. Record e vencedor do Prêmio São Paulo Literatura de 2020. É também autora do livro de crônicas “Labirinto da Palavra”, Prêmio de Literatura de Brasília e semifinalista do Oceanos em 2014, e do romance “Mundos de Eufrásia”, finalista do Prêmio São Paulo de 2010. Atua como consultora e parecerista para obras de ficção. É professora de escrita criativa e de roteiro de modo presencial e on-line.


 


Oficina on-line: “Ossos do ofídio”, com Marcelino Freire


Data: 15, 22 e 29 de março de 2025, das 10h às 12h


Sobre a oficina: A partir de exemplos práticos, Marcelino falará de concisão, repertório, linguagem e “movimento” na escrita, além de dicas para desbloqueio de um texto, de como avançar no seu projeto literário. Oficina indicada para estudantes, escritores(as) e professores(as) e demais interessados(as).


Sobre Marcelino Freire:


Nasceu em 1967 em Sertânia, PE. Vive em São Paulo. É conhecido por suas obras, constantemente adaptadas para o teatro, e por sua atuação como professor de oficinas de criação literária, além de produtor cultural (é o criador e curador da Balada Literária). Escreveu, entre outros, “Contos Negreiros” (Record, 2005), com o qual foi vencedor do Prêmio Jabuti. Em 2013 lançou o romance “Nossos Ossos” (Prêmio Machado de Assis). Em 2021, a editora José Olympio publicou uma “Seleta” com seus contos preferidos; em 2024 saiu pela Amarcord seu segundo romance, “Escalavra”.




Programação – Abril de 2025




Oficina on-line: “Escreva, garota!”, com Lella Malta


Data: 08, 15, 22 e 29 de abril de 2025, das 19h30 às 21h30


Sobre a oficina: A oficina busca oferecer um ambiente de entendimento dos desafios e possibilidades da escrita produzida por mulheres. Considerando as pluralidades desse universo, a oficina terá a participação de convidadas especiais que irão compartilhar experiências e técnicas de escrita literária, revelando caminhos da palavra e a força da escrita feminina.


Sobre Lella Malta:


Idealizadora dos projetos Escreva, Garota! e Elas Publicam, Lella Malta dedica-se a incentivar mulheres a escreverem e publicarem as próprias histórias. Atua como empreendedora social, curadora e produtora cultural. De formação, é cientista social e especialista em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília.


Oficina on-line: “Até breve: Oficina de Contos”, com Nara Vidal


Data: 09, 16, 23 e 30 de abril de 2025, das 19h30 às 21h30


Sobre a oficina: Neste laboratório prático de narrativas curtas conduzido por Nara Vidal, os participantes desenvolverão um conto observando linguagem narrativa, construção de personagens, estrutura e temática. A partir de exercícios de escrita, comentário crítico e feedback do grupo e da professora, os alunos ampliarão o ponto de vista sobre a narrativa ficcional e aprenderão a refiná-la com as técnicas propostas.


Sobre Nara Vidal:


Nara Vidal é ficcionista, ensaísta, tradutora e professora. Formada em Letras pela UFRJ, tem Mestrado em Artes pela London Met University. Tem livros publicados no México, Holanda, Portugal, França, Bélgica e Estados Unidos. Finalista dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura, Nara foi vencedora do Prêmio Oceanos e APCA. Mora na Inglaterra.


Oficina on-line: “Do caos ao poema”, com Tom Grito


Data: 09, 16, 23 e 30 de abril de 2025, das 19h30 às 21h30


Sobre a oficina: O poeta Tom Grito conduzirá as pessoas participantes a reconhecerem o próprio Caos, organizarem os sentimentos em palavras, as palavras em turbilhões, e os turbilhões em poemas. Tudo isso passando pelas muitas formas de se fazer poesia, desde a oralidade até as formas clássicas mais conhecidas. O desafio, tão grande quanto possível, é se reconhecer e escrever.


Sobre Tom Grito:


É pessoa não binárie (ele/élu/they). Inventor de palavras, combinador de letras e incendiário de discursos. Pesquisador de utopias inescapáveis e de tecnologias ancestrais e curador para acolhimento e sutura de violências sociais. Fundador do coletivo poético Slam das Minas RJ, dedica-se às microrrevoluções político-sociais, onde a poesia incinera, afaga, afeta e transforma.


Oficina on-line: “Crônica: A poética do cotidiano”, com Henrique Rodrigues


Data: 05, 12 e 26 de abril de 2025, das 10 às 12h


Sobre a oficina: A oficina apresentará uma breve história da crônica no Brasil, seguida pela leitura analítica de alguns dos maiores autores dessa categoria. A cada aula, serão propostos exercícios de escrita para os alunos exercitarem o olhar para a colheita de materiais cotidianos, que se convertam em crônicas.


Sobre Henrique Rodrigues:

Henrique Rodrigues nasceu e cresceu no subúrbio do Rio de Janeiro. É formado em Letras pela UERJ, com especialização em Jornalismo Cultural pela UERJ, mestrado e doutorado em Letras pela PUC-Rio. Atua na gestão de projetos literários em todo o país há mais de 20 anos. Publicou 24 livros, entre poesia, infantil, conto, crônica, juvenil e romance, tendo sido finalista do Prêmio Jabuti duas vezes, uma delas em Crônica, por "Rua do Escritor: crônicas sobre leitura" (Malê). É diretor do Instituto Caminhos da Palavra, coordenador do Prêmio Caminhos de Literatura e curador do Prêmio Pallas de Literatura.


 



Post Comentário

Nenhum comentário