[News]Proposta do deputado Marquito : Situação ambiental da Lagoa do Conceição será debatida em Audiência Pública da Comissão de Meio Ambiente da Alesc
Proposta do deputado Marquito
Situação ambiental da Lagoa do Conceição será debatida em Audiência Pública da Comissão de Meio Ambiente da Alesc
foto Agência AL
A audiência deverá ocorrer na segunda quinzena de março, de acordo com a proposta do deputado Marquito, presidente da Comissão.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de SC, deputado Marcos José de Abreu - Marquito (PSOL), obteve a aprovação de requerimento de sua autoria para a realização de Audiência Pública com o objetivo de discutir a situação ambiental da Bacia da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. A decisão foi tomada no início da tarde desta quarta-feira (19), na reunião da Comissão para a qual o parlamentar, que é engenheiro agrônomo e ambientalista, foi reeleito para presidir nos próximos dois anos.
Marquito explica que “a Bacia hidrográfica da Lagoa da Conceição faz parte de um mosaico de diversos ecossistemas integrados, sendo o meio aquático da Lagoa da Conceição mas também a Unidade de Conservação, o Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição”. Ele lembra que, em 25 de janeiro de 2021 “ocorreu o maior crime socioambiental de Florianópolis, com o rompimento do reservatório da Estação de Tratamento de Esgoto da Lagoa da Conceição, implicando na contaminação do meio aquático, do solo e dos animais”. Em junho de 2021, a CASAN passou a bombear efluente desse reservatório para as Dunas do Parque, como medida emergencial para evitar um novo extravasamento. Quatro anos depois, os canos continuam lá.
Reparação e mitigação de impactos
A partir do rompimento do reservatório, “diversas são as pesquisas científicas que demonstram a situação de contaminação do meio aquático por diversos contaminantes e resíduos emergentes”, diz o deputado, ao defender a audiência sobre os impactos ambientais.
“A Lagoa da Conceição e o Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição compõem um mosaico de diversos ecossistemas integrados que abrigam uma rica biodiversidade. Sua preservação protege mananciais e garante o estoque de água potável dos nossos Aquíferos”, explica o parlamentar.
Segundo o deputado ambientalista, “enquanto essa situação não é resolvida, continuaremos sofrendo prejuízos materiais, ambientais, culturais e sociais.” E conclui: “ Precisamos que os poderes dêem respostas efetivas, e com essa audiência discutiremos as medidas necessárias para a reparação e mitigação dos impactos”.
Mandato Deputado Marcos José de Abreu - Marquito (PSOL)
No Instagram:
https://www.instagram.com/share/_1PNsLat0
Assessora de Comunicação
Gislaine Farinon
(Com Linete Martins )
Post Comentário
Nenhum comentário