[News] Grupo NÚCLEO TOADA oferece VIVÊNCIA ENTRE MULHERES como parte das celebrações pelos 18 anos
Grupo NÚCLEO TOADA oferece VIVÊNCIA ENTRE MULHERES como parte das celebrações pelos 18 anos
Oficina propõe experimentação de teatro, música, literatura e afetividades, em encontros gratuitos, abertos a mulheres de todas as faixas etárias, em especial as com mais de 60 anos.
Foto divulgação
Os 18 anos do Núcleo Toada serão comemorados ao longo de 2025 com uma intensa programação envolvendo shows, apresentação de peças ligadas a temáticas femininas, lançamento de álbum musical, vivência, entre outras atividades. Depois de uma mostra de repertório realizada em janeiro e fevereiro, o grupo oferece agora uma oficina voltada a mulheres, principalmente às 60+.
O projeto Escritas Urgentes - 18 anos do grupo Núcleo Toada foi inspirado no romance Carta à Rainha Louca, de Maria Valéria Rezende, que narra a história de Isabel, uma mulher com idade entre 50, 60 anos, aprisionada em um convento durante o Brasil colônia por criar uma comunidade de mulheres que não se encaixavam nos padrões sociais da época. O livro se originou de uma carta real encontrada em 1982 escrita por D. Izabel Maria em 1754. No documento, ela se declara acusada e presa injustamente por ter criado nas Minas Gerais um convento clandestino que, na verdade, era um refúgio para mulheres pobres e desamparadas, chamadas de "sobrantes".
Partindo dessa ideia, o grupo elaborou a Vivência entre Mulheres, com encontros para partilha e acolhimento, aberta a mulheres de todas as faixas etárias, em especial com mais de 60 anos, público que sofre cotidianamente com procedimentos de invisibilização e exclusão. Além do espaço de troca e fortalecimento, as participantes irão desenvolver atividades de teatro, música, dança e autocuidado.
A Vivência entre Mulheres propõe encontros que acontecem no MSTC - Movimento Sem Teto do Centro | Ocupação 9 de Julho (rua Álvaro de Carvalho 427, Bela Vista), com entrada gratuita, aos domingos (das 10h às 13h), a partir do dia 23 de março, com duração de quatro meses. As orientadoras serão as atrizes e diretoras Lilian de Lima e Patrícia Gifford, com apoio de Priscila Ortelã. Não é necessária inscrição prévia.
Esta ação foi possível graças à aprovação do projeto “Escritas Urgentes – 18 anos do grupo Núcleo Toada”, contemplado pela 43ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.
Comemorações durante todo o ano
Os 18 anos do Núcleo Toada serão marcados por muitas ações. Começou com DAQUI A POUCO, MEMÓRIA - Mostra 18 anos do Núcleo Toada, que entre janeiro e fevereiro teve apresentações teatrais e musicais de Pagu do peito desabotoado, TríaDe Forrá e Sempre Nessa Toada, o amor segundo Chico Buarque; o espetáculo Pagu, anjo incorruptível e a Desmontagem Cor de Chumbo, a peça, suas canções, ditadura e lançamento do álbum.
Durante a Mostra foi lançado o álbum Cor de chumbo, com um repertório que traz em sua maioria músicas próprias e apresenta o cotidiano de uma casa de shows nos anos 1970, em plena ditadura militar. A casa é gerenciada por Patrícia, uma ex-prostituta que faz performances musicais e é a atração principal da boate. Ela é amante de um general que, naquela noite, irá assistir ao show. Enquanto ensaia, acompanhada por um pianista, a artista conversa sobre o cotidiano, o medo da violência e seu relacionamento amoroso. É disso que se tratam as canções.
Por fim, acontece a montagem do espetáculo inédito Escritas Urgentes, uma adaptação teatral da ficção e do contexto histórico retratado por Maria Valéria Rezende em seu romance Carta à Rainha Louca, produzindo uma reflexão sobre o papel feminino em uma sociedade patriarcal – seja nos anos de 1700 seja nos dias de hoje.
SOBRE O NÚCLEO TOADA
O grupo se formou em 2006, quando estreou o show Uma Toada para João e Maria, o amor segundo Chico Buarque. O desejo de montar espetáculos que unissem duas linguagens artísticas, a música e o teatro, moveu os integrantes a mergulharem na pesquisa e criação desse que seria o primeiro de uma trilogia de shows tendo as canções de Chico Buarque como fio condutor. Desde então, o grupo deu origem a diversos trabalhos e vem se apresentando em todo o país com um repertório teatral, musical, poético e questionador: a peça ‘Pagu, Anjo Incorruptível’ sobre Patrícia Galvão e o show ‘Pagu do Peito Desabotoado’, que traz as canções da peça; o show da ‘TríaDe FORRÁ’, com repertório feminista e ritmos dançantes; o espetáculo ‘Sempre nessa Toada, o amor segundo Chico Buarque’, um apanhado da trilogia de shows que deu origem ao grupo; e a ‘Desmontagem COR DE CHUMBO’ que revisita a primeira peça teatral montada pelo Núcleo Toada.
SERVIÇO
Oficina VIVÊNCIA ENTRE MULHERES
Gratuita e aberta a mulheres de todas as faixas etárias, em especial 60+ (mulheres acompanhadas de crianças são bem-vindas)
Sem necessidade de inscrição prévia, basta chegar no horário indicado.
Domingos, das 10h às 13h
Início: 23/03/2025
Duração: 4 meses
Local: MSTC - Movimento Sem Teto do Centro | Ocupação 9 de Julho - Rua Álvaro de Carvalho 427, Bela Vista, São Paulo/SP
FICHA TÉCNICA GERAL
Orientadoras: Lilian de Lima e Patrícia Gifford
Apoio: Priscila Ortelã
Informações à imprensa
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Post Comentário
Nenhum comentário