[News] Após receber Menção Especial no Festival de Berlim 2024, “Hora do Recreio” terá exibições especiais no É Tudo Verdade e divulga novo cartaz

 

Com uma trajetória de destaque no Festival de Berlim 2024, que culminou com o prêmio de Menção Especial do Júri Jovem da Mostra Generation 14 plus, “Hora do Recreio”, documentário escrito, produzido e dirigido por Lucia Murat (“O Mensageiro”), foi selecionado para os Programas Especiais da 30ª edição do É Tudo Verdade, o maior festival de documentários do Brasil e da América Latina. As sessões vão ocorrer no CineSesc, em São Paulo, nos dias 6 de abril, às 17h30, e 9 abril, às 15h; e no Estação NET Botafogo, no Rio de Janeiro, nos dias 10 de abril, às 18h30, e 13 de abril, às 11h. Veja a programação aqui: https://etudoverdade.com.br/br/filme/54743-Hora-do-Recreio.  

Com abordagem documental e ficcional, o longa levanta discussões sobre a educação pública no Brasil sob a perspectiva de alunos dos ensinos fundamental e médio. O filme será distribuído pela Imovision no Brasil e conta com o patrocínio da Riofilme, BRDE, FSA Ancine e Embaixada do Brasil em Berlim. 

No Festival de Berlim, além de ter sido selecionado e disputado o prêmio da Mostra Generation 14 Plus, voltado para o público adolescente e jovem, "Hora do Recreio” concorreu ao Prêmio de Melhor Documentário e ao Prêmio da Anistia Internacional (Amnesty International Film Prize), voltado para obras que retratam questões sobre direitos humanos.   

No longa, a partir de uma pesquisa com professores da rede pública, estudantes discutem temas como evasão escolar, racismo, tráfico de drogas, bala perdida, feminicídio e gravidez precoce, além de performarem a peça de teatro baseada no livro “Clara dos Anjos”. A obra foi escrita no início do século XX e mostra o abuso sofrido por uma jovem negra suburbana. Por meio dessa dramatização, realizada por atores dos grupos Nós do Morro, do Vidigal; Grupo de Teatro VOZES, do Cantagalo; e Instituto Arteiros, da Cidade de Deus, os jovens comparam as interpretações às suas vivências como moradores das comunidades. 

 

FICHA TÉCNICA 

Roteiro, produção e direção: Lucia Murat 

Produção executiva: Julia Levy 

Direção de produção: Luna Mancini 

Direção de fotografia: Bacco Andrade 

Produção e preparação de elenco: Luciana Bezerra 

Edição: Mair Tavares e Marih Oliveira 

Som direto: Heron Alencar 

Edição de som: Mino Alencar  

Música original e mixagem: Bernado Uzeda  

Distribuição: Imovision 

 

ELENCO 

Brenda Viveiros (Clara dos Anjos) 

Gustavo Veiga (Cassi) 

Renan Dionata (Narrador 1) 

Dandara Mello (Narrador 2) 

Raquel Martins (Narrador 3) 

Aninha Cruz (Narrador 4) 

Maju Ferreira (Narrador 5) 

Lucas Bezerra (Narrador 6) 

Professoras:  

Luciana Bezerra 

Leandra Miranda 

  

GRUPO DE MÁSCARAS 

Coordenador: João Vitor Nascimento 

Andy Alexandre 

Carlin Sant 

Emilly Souza 

Giulia Marinho 

Hiane Neves 

João Felix 

Keyte Martins 

Marlon Lopes 

Pablo Vileo 

Romec 

Sarah Cordeiro 

 

APOIO 

Sesc 

Como manda o figurino 

Supervia 

Rio Film Commission  

Embaixada do Brasil em Berlim  

Instituto Guimarães Rosa 

 

PATROCÍNIO 

Empresa Distribuidora de Filmes S.A. – RioFilme  

Agência Nacional de Cinema – Ancine | Fundo Setorial do Audiovisual – FSA | Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE 

 

Site:  

www.taigafilmes.com/horadorecreio 

 

LUCIA MURAT | Diretora 

Diretora (Rio de Janeiro – Brasil). Seu primeiro longa-metragem, o semidocumentário “Que Bom te ver Viva” (1989), estreou no festival de Toronto e revelou uma cineasta dedicada a temas políticos e femininos, ganhando o prêmio de melhor filme do júri oficial, do júri popular e da crítica no Festival de Brasília de 1989.  Com “Doces Poderes” (1995), estreou no festival de Sundance e no festival de Berlim. Em 2000, lançou “Brava Gente Brasileira” e, em 2004, “Quase Dois Irmãos”, que lhe rendeu inúmeros prêmios, entre eles os de melhor direção e melhor filme Latino-Americano pela Fipresci no Festival do Rio 2004, e melhor filme no festival de Mar del Plata 2005. No Festival do Rio de 2005 estreou o documentário “O Olhar Estrangeiro” e, na edição de 2007, “Maré, nossa história de amor”, uma coprodução Brasil-França, também exibido no Festival de Berlim. Em 2010 filmou o documentário/ensaio “Uma Longa Viagem", grande vencedor do Festival de Gramado e, em 2013, lançou o filme “A Memória Que Me Contam”, vencedor do prêmio da crítica internacional no festival internacional de Moscou.  Em 2015 lançou o documentário “A Nação Que Não Esperou Por Deus” e, no mesmo ano, o filme “Em Três Atos”, uma coprodução francesa. Em 2017, ganhou no Festival do Rio os prêmios de melhor direção e melhor atriz com “Praça Paris”, que teve inúmeros prêmios internacionais, inclusive o de melhor filme da crítica internacional. Em 2021 lançou “Ana. Sem Título”, filmado em Cuba, México, Chile, Argentina e Brasil e em 2024 o longa-metragem de ficção “O Mensageiro”. “Hora do Recreio”, seu último filme terá estreia internacional no festival de Berlim, em competição na mostra Generation. 

 

TAIGA FILMES | Produtora  

Taiga Filmes é uma produtora criada pela jornalista e cineasta Lucia Murat no início dos anos 80 e que além de clips, comerciais e programas para TV, produziu filmes que estrearam em importantes festivais nacionais e internacionais como Berlim, Sundance, Toronto, Festival do Rio, Brasília, Mar del Plata, Havana dentre tantos outros, tendo recebido diversos prêmios da crítica, júri e público.  

Dos trabalhos realizados pela cineasta, destacam-se, além dos filmes de longa-metragem, séries para televisão como “Vestígios do Brasil”, com doze episódios, baseada no Relatório Figueiredo que revelou a história da expansão territorial brasileira do século XX através da tomada dos territórios indígenas. 

 

IMOVISION | Distribuidora 

Presente no Brasil há trinta anos, a Imovision vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do melhor do cinema mundial na América Latina, tendo lançado mais de 500 filmes no Brasil. Criada pelo empresário Jean Thomas Bernardini, a distribuidora tem em seu catálogo realizações de consagrados diretores estrangeiros e brasileiros, e filmes premiados nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza e Berlim. Mantendo seu foco em títulos de qualidade, a Imovision fortificou o cinema francês no Brasil e foi a responsável por introduzir cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos no país, como o movimento Dogma 95 e o Cinema Iraniano. Desde a retomada, vem também distribuindo importantes filmes brasileiros.   







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