[News] “Lan, o caricaturista”, uma coprodução Globo Filmes e GloboNews, divulga cartaz em semana de estreia no É Tudo Verdade

 

Crédito: Divulgação 

Uma coprodução Globo Filmes e GloboNews, “Lan, o caricaturista” acaba de divulgar seu cartaz. Dirigido por Pedro Vinícius, o longa integra a programação do É Tudo Verdade na Competição Brasileira: Longas ou Médias-Metragens, que classifica seus vencedores para concorrer a uma vaga no Oscar 2026.

“Lan, o caricaturista” acompanha Lanfranco Vaselli — uma das mais importantes figuras da arte da caricatura na América Latina — aos 93 anos. Impossibilitado de desenhar em decorrência de um problema de visão, ele relembra momentos de sua vida e carreira ao lado de Olivia, sua esposa e fiel companheira. O filme é uma produção da Target Filmes.

Maior festival de documentários da América Latina, o É Tudo Verdade celebra 30 anos de existência em 2025, e ocorre simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 13 de abril.


Confira as sessões de “Lan, o caricaturista” no É Tudo Verdade:


03/04 - Cinesesc - 20:30 (SP)

04/04 - Cinemateca - 17:00 (SP)

06/04 - Estação Net Botafogo - 20:30 (RJ)

07/04 - Estação Net Rio - 21:00 (RJ)

FICHA TÉCNICA


Participações: Lan, Olívia Marinho e Fernanda Marinho


Direção: Pedro Vinícius


Roteiro: Pedro Vinícius e Mariana Vielmond


Assistente de roteiro: Renato Alt


Produção executiva: Rafael d’Oran e Fabricio Araujo


Investigação histórica e pesquisa biográfica: Mário Magalhães, Fernanda da Escóssia e Lucas Saturnino


Produção: Valéria Chedid


Direção de fotografia: Ioseba Mirena


1ª assistente de câmera: Daniel Mello


Som direto: Rodrigo Rezende


SINOPSE

Vida e a obra de Lanfranco Vaselli, ou simplesmente Lan, caricaturista italiano que cruzou o Atlântico no final dos anos 1920 para se tornar um dos artistas mais influentes do seu ofício na América Latina. Tendo iniciado sua carreira em tabloides esportivos no Uruguai e na Argentina, Lan mudou-se para o Rio de Janeiro em 1952 como chargista político em um momento crítico da frágil república brasileira. Aos 93 anos, Lan já não desenha mais. Um problema na visão o impede de desfilar os traços com a mesma precisão de antes. Ao lado de Olivia, esposa e fiel companheira, ele observa a passagem do tempo revistando suas memórias.





Post Comentário

Nenhum comentário