[Review] O 13 porquês
Uma caixa de sapatos é enviada para Clay (Dylan Minnette) por Hannah (Katheriine Langford), sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah fora acabou de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida - além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos.O que eu achei?
Então imaginei que ia conseguir ler o livro antes de começar a assistir ao seriado, mas infelizmente não consegui. Logo todas as emoções da vida foram sentidas e vividas.
O seriado conta a história de Hannah, uma jovem que acaba de se suicidar e deixou como "lembrança" 13 fitas cassetes, ok meio retrô não é mesmo? Mas de fato foi isso que aconteceu!
Hannah é uma personagem extremamente cativante, bonita e teria tudo para ser a menina mais popular do colégio, mas tudo começa a desandar na vida dela e NADA parece mais fazer sentido.
Mas Hannah não foi fraca, foi molestada, denegrida, corrompida, estuprada e destruída!
"Talvez eu nunca saiba por que vocês fizeram o que fizeram. Mas eu posso fazê-los sentir como foi”Com um elenco impecável e que atuou de forma esplêndida ao demonstrar todos os dramas sofrido por Hannah Baker. Inegavelmente o espectador será capaz de se colocar no lugar de cada personagem e até mesmo se solidarizar com alguns que "causaram" o suicídio da protagonista da série.
Destaque para Dylan Minette, intérprete de Clay, um rapaz apaixonado por Hannah e que NUNCA foi capaz de se declarar. Clay era um personagem secundário na vida de Hannah
Katherine Langford deu vida a personagem principal e com maestria nos permitiu sentir todas as dúvidas, dores e momentos de desespero de Hannah.
É uma série dura e crua, com a realidade ali para todos verem, os roteiristas e diretores não tiveram pudor em expor cenas fortes, obviamente até o esperado suicídio, sim meus caros, vai acontecer!
Vai chocar, feria a alma, desmanchar o mito de que bullying é algo normal. Nunca, jamais minimize a dor do outro, sabe? Então é isso! Não romanceie relacionamentos abusivos, nem passe a mão na cabeça do coleguinha que dormiu com a amiga por estar bêbada, evite ao máximo ser o porquê de alguém!
Li coisas absurdas na internet: "Ela não tinha motivos para se matar.", "O Clay deveria ter percebido.", "A série não permitiu que a Hannah quisesse viver.". O questionamento deverá ser: afinal o que nos motiva ser bons ou ruins? Hannah achou que tinha 13 porquês para se suicidar e foi assim, sem expectativas de vida, ou de melhora que Hannah Baker sumiu e deixou desolados fãs por todo o mundo.
Então aqui deixo minha simples opinião e um pedido simples: Muito mais amor por favor sejam solidários!
Trailer:
Infelizmente não li o livro e não assisti a série.
ResponderExcluirE tenho muita vontade!
Não deve ser nada fácil, acompanhar cada episódio. Já que a trama é muito pesada.Conta uma história cruel.
Acho que o que disse no final da postagem, diz tudo: "Muito mais amor por favor..."
Oi Maisa,
ResponderExcluirConcordo com tudo que falou! Também achei que muita gente distorceu a mensagem que a série/livro quis passar.
Pesado mas necessário vermos a mensagem que quiseram passar, Hannah passou por momentos horríveis. E a consequencia de um bullying que pode parecer "bobo" mas leva a diversas situações e uma delas pode sim ser o suicídio
Beijos
Uma das melhores séries do ano e um grande murro no estômago de uma sociedade egoísta que apenas olha para si e nunca para outros. Todos os pais de adolescentes, professores, alunos e psicólogos deveriam ver esta série e abrir os olhos para os problemas e angústias que atingem muitos jovens.
ResponderExcluirBitaites de um Madeirense