[Review] O Mecanismo
Sinopse: Marco Ruffo (Selton Mello) é um delegado aposentado da Polícia Federal obcecado pelo caso que está investigando. Quando menos espera, ele e sua aprendiz, Verena Cardoni (Carol Abras), já estão mergulhados em uma das maiores investigações de desvio e lavagem de dinheiro da história do Brasil. A proporção é tamanha que o rumo das investigações muda completamente a vida de todos os envolvidos.
O que eu achei?
"Isso é um câncer"
A série é inspirada no livro "Lava Jato – o Juiz Sergio Moro e Os Bastidores da Operação Que Abalou o Brasil" e na sua abertura já avisa que alguns personagens foram alterados em prol da dramatização manobra interessante elaborada pela Netflix à fim de evitar processos com a caracterização perfeita dos nossos ex presidentes e atuais membros do governo.
A série começa em Curitiba no ano de 2003 relatando a investigação de um homem só, o delegado Marco Ruffo (Selton Mello) sobre um esquema de lavagem de dinheiro e depósitos no exterior e finalmente quando ele consegue construir boa parte do caso e solicita ajuda ao ministério público para realizar a denúncia contra o seu desafeto de anos Roberto Ibrahim (e apenas a figura na ponta do iceberg protegido por vários políticos).
Somos apresentados aos esquemas de como funciona o trabalho da polícia federal, o ministério público e o judiciário de Curitiba, onde a cada obstáculo superado "para se fazer justiça" serve apenas de um alívio temporário afinal por trás de um peixe pequeno se esconde o maior esquema de corrupção já visto no Brasil.
Selton Mello encara um personagem problemático, cujo sua obstinação em conseguir "eliminar com o câncer" que assola o Brasil acaba trazendo inúmeros transtornos a sua família, a sua carreira e a si mesmo (Detalhe para uma cena no meio do episódio 1 onde ele detona a mão socando à parede) e também tem um destempero emocional gritante que me irritou como telespectadora, porém ao longos episódios compreendemos esse momento e até nos solidarizamos com a questão.
A cada episódio nos é apresentado um membro do esquema, e querendo ou não, mesmo sendo uma obra de ficção, podemos perceber a semelhança com os peões desse circo de corrupção que assola nosso País. Mas, o mais incrível é que a Série desmistifica "Direita e Esquerda" e mostrar que a corrupção está em tudo, não só nos partidos mas no nosso cotidiano, Obrigada José Padilha por nos mostrar O Mecanismo.
Você já pode conferir o Mecanismo na Netflix, seus 8 episódios stão disponíveis.
Trailer:
Por Jaqueline Ribeiro
Nenhum comentário