[News] Novidades da Sessão Vitrine Petrobras
A Vitrine Filmes e a
Petrobras anunciaram as novidades do projeto SESSÃO VITRINE PETROBRAS nesta
terça, dia 10, em coletiva de imprensa realizada em São Paulo. Entre os
anúncios, estão a inclusão de mais quatro cidades no circuito e mais sessões ao
longo do ano. Desde janeiro de 2018, o projeto passou a lançar um filme por mês
para atender melhor a uma demanda do mercado. “Percebemos que um lançamento por
mês era o ideal para trabalhar cada filme e suas ações”, comentou Talita
Arruda, curadora da Sessão Vitrine Petrobras.
O projeto é parceiro
de cinemas em 24 cidades, tem programação contínua, realizando pré-estreias com
a presença da equipe dos filmes e debates. O preço praticado nas salas não
ultrapassa o valor de R$ 12,00 (inteira). Cuiabá, Manaus, São Bernardo do Campo
e Vitória entram no circuito parceiro do projeto, que também está presente nas
cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza,
Goiânia, João Pessoa, Maceió, Niterói, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio
Branco, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Luis, São Paulo e Teresina. Além
disso, o espectador pode ter acesso liberado às sessões através do “Cartão
Fidelidade Sessão Vitrine Petrobras”, que pode ser comprado no site do projeto
(sessaovitrine/cartaofidelidade).
Filmes com carreira
em festivais e esperados pelo público serão lançados ao longo de 2018. São
eles: “SEVERINA”, de Felipe Hirsch, “TODOS OS PAULOS DO MUNDO”, de Gustavo
Ribeiro e Rodrigo de Oliveira, “BARONESA”, de Juliana Antunes, “ERA UMA VEZ
BRASÍLIA”, de Adirley Queirós, “CAMOCIM”, de Quentin Delaroche, “UNICÓRNIO”, de
Eduardo Nunes, e “TINTA BRUTA”, de Márcio Reolon e Filipe Matzembacher, entre
outros.
- O projeto tem a
preocupação de abraçar produções que trazem diversidade: filmes de diversos
gêneros, coproduções internacionais, obras com protagonistas negros, com
mulheres diretoras, e produções de jovens e renomados talentos. Nas edições
anteriores, tivemos uma experiência muito positiva com a exibição de curtas
antes dos longas, que foi bem recebida pelos exibidores e pelo público, e que
queremos repetir - afirma Talita.
No mercado há oito
anos, a Vitrine Filmes criou o projeto intitulado SESSÃO VITRINE em 2011, e que
já na sua primeira edição foi reconhecido por realizadores, público, críticos e
demais agentes do audiovisual, conquistando o prêmio Iniciativa
Cinematográfica, concedido pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de
Janeiro. Foi sob o selo da SESSÃO VITRINE que primeiros longas de diretores
como Kleber Mendonça Filho, Adirley Queirós e Gabriel Mascaro foram lançados,
consolidando assim o projeto como uma vitrine de novos e já consagrados realizadores.
- Até o momento,
tivemos mais de 100 mil espectadores nos 17 filmes lançados pelo projeto, tendo
uma média de mais de 6.500 pessoas por filme. O que representa um aumento
significativo de público em filmes independentes – comemora Silvia Cruz,
diretora da Vitrine. “É muito importante o trabalho que a Vitrine e a Petrobras
fazem. Hoje, a Vitrine é uma distribuidora que é como nossa casa,
principalmente para os produtores de filmes mais reflexivos – opina Sara
Silveira, produtora do “Pela Janela”, lançado pelo projeto em janeiro.
“Chama atenção a
altíssima qualidade dos filmes escolhidos. Todos os realizadores ficam
orgulhosos de estar presente nesse catálogo. Eu acho que o projeto é
histórico”, elogia Felipe Hirsch, diretor do “Severina”, a estreia de abril. “É
um privilégio ter nosso filme participando, sob essa curadoria, sabendo que ele
está sendo bem cuidado, bem pensado”, completa Marcio Reolon, um dos diretores
de “Tinta Bruta”, que vai ser lançado em novembro. “Nunca imaginei que meu filme fosse estrear
em 24 cidades, é um prazer fazer parte do projeto”, celebra Juliana Antunes,
diretora de “Baronesa”, lançamento de junho.
Com a distribuição
coletiva de filmes brasileiros, a SESSÃO VITRINE PETROBRAS exibe um recorte da
produção audiovisual contemporânea. O projeto tem o intuito de levar ao público
um cinema de qualidade, original, que retrata a cultura do país, fomentando uma
relação entre o espectador e o evento de ir ao cinema, através de lançamentos e
sessões com debates, investindo na formação de novas plateias e fortalecendo o
circuito audiovisual como um todo.
- Reconhecemos nesta
ação uma forma concreta de contribuir com a democratização do acesso do público
às obras, possibilitando que as plateias descubram novos realizadores e permitindo
que o público amplie seu interesse pelo cinema brasileiro. Acreditamos que a
cultura também é uma forma de energia e tem o poder de movimentar a sociedade
por meio da criatividade e da inspiração – declarou Carolina Cruz, da Gerência
de Atendimento Regional São Paulo – Sul
da Petrobras.
Sobre o Patrocínio:
Desde os primeiros
longas patrocinados (“Carlota Joaquina, Princesa do Brasil” e "O
Quatrilho", em 1995), a Petrobras construiu um forte elo com o cinema
nacional. Tornou-se a maior parceira da Retomada do Cinema Brasileiro, tendo
patrocinado mais de 500 longas-metragens e atuado de forma sistêmica em todos
os elos da cadeia produtiva do audiovisual. A parceria com a Vitrine Filmes vem
potencializar uma iniciativa bem-sucedida, que foca em curadoria e formação de
público para o cinema nacional, com sessões diárias de valor reduzido, debates
e maior visibilidade para os filmes.
Sobre o Projeto:
Sobre a Vitrine
Filmes:
Em oito anos, a
Vitrine Filmes distribuiu mais de 120 filmes. Entre seus maiores sucessos estão
"Aquarius" e "O Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho,
"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro e o americano
"Frances Ha", dirigido por Noah Baumbach, indicado ao Globo de Ouro
em 2014.
Em 2017, a Vitrine
lançou "O Filme da Minha Vida", terceiro longa do ator e diretor
Selton Mello, e "Divinas Divas", dirigido por Leandra Leal, o
documentário mais visto no ano.
Neste ano, os
principais lançamentos da distribuidora serão "Benzinho", exibido em
nos festivais de Sundance e Rotterdam, dirigido por Gustavo Pizzi e
protagonizado por Karine Teles, e "Paraiso Perdido", de Monique
Gardenberg.
Serviço:
Os ingressos são
vendidos a preço reduzido, e há também a possibilidade de ter acesso liberado
às sessões através do cartão chamado “Cartão Fidelidade SESSÃO VITRINE
PETROBRAS”, que poderá ser adquirido no site do projeto.
Valor máximo do
ingresso nos cinemas parceiros: R$ 12 (inteira) / R$ 6 (meia)
Mais informações
sobre a SESSÃO VITRINE PETROBRAS.
CIRCUITO EXIBIDOR
PARCEIRO:
Rio Branco (Cine
Teatro Recreio), Maceió (Cine Arte Pajuçara), Fortaleza (Cinema do Dragão),
Brasília (Cine Brasília e Espaço Itaú de Cinema Brasília), Vitória (Sesc
Gloria), Goiânia (Cine Cultura Goiânia e Lumiere Bouganville 5), São Luís (Cine
Lume), João Pessoa (Cine Bangue), Recife (Cine São Luíz, FUNDAJ Cinema do
Museu), Teresina (Cine Teresina), Curitiba (Cineplex Batel e Cinemateca de
Curitiba), Niterói (Cine Arte UFF), Rio de Janeiro (Espaço Itaú de Cinema
Botafogo e Estação Net Rio), Manaus (Casarão de Ideias), Aracaju (Cine
Vitória), São Paulo (Espaço Itaú de Cinema Augusta, Cinesystem Morumbi Town e
CineArte), Palmas (Cine Cultura Palmas), Porto Alegre (Cine Bancários),
Salvador (Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha), Belo Horizonte (Cine Belas Artes,
Cine 104), Santos (Cinespaço Miramar), Belém (Cine Líbero Luxardo) entre
outras.
Site:
www.sessaovitrine.com.br
Facebook:
www.facebook.com/sessaovitrine
Instagram:
www.instagram.com/vitrine_filmes
Obs. Cinemas que não
fazem parte do projeto, mas que eventualmente lancem algum filme lançado pela
SESSÃO VITRINE PETROBRAS podem ter o valor do ingresso praticado regularmente
pela sala de cinema e não necessariamente pelo valor promocional do projeto.
“SEVERINA”, de Felipe Hirsch
A vida de um
livreiro, melancólico e aspirante a escritor, é abalada pelas aparições e
desaparições de sua nova musa que rouba na sua livraria. Logo, ele descobre que
ela rouba nas livrarias de outros livreiros também. Então, ele começa a viver
um delírio amoroso, na fronteira entre a ficção e a realidade. No entanto,
quanto mais se aproxima dela, mais indescritível ela se torna: Por que ela
rouba e quais são seus valores? Quem é o homem mais velho com quem ela mora? O
que é verdadeiro ou apócrifo nessa história? E, além disso, ele enfim
conseguirá ocupar um lugar na vida dela, ao mesmo tempo em que se afasta de sua
própria vida?
“TODOS OS PAULOS DO
MUNDO”, de Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira
RJ, 88 minutos,
Documentário
A criação da Babel
despeja pelo mundo homens que falam línguas diferentes: todos os rostos, corpos
e vozes de Paulo José, encarnados nos personagens que o ator interpretou em sua
carreira no teatro, na televisão e no cinema. TODOS OS PAULOS DO MUNDO é um ensaio
cinematográfico sobre Paulo José, um dos maiores artistas do Brasil, no ano em
que completa 80 anos de vida.
“BARONESA”, de
Juliana Antunes
MG, 73 minutos, Híbrido
Uma guerra entre
traficantes na Vila Mariquinhas, na Zona Norte de Belo Horizonte, faz com que
Andreia queira sair da comunidade onde mora e que ajudou a construir. Dirigido
por uma mulher, esse filme é um documentário sobre o cotidiano, o passado, os
anseios e como os entes queridos de outra mulher, sem as tintas da delicadeza,
do sentimental e toda a moldura edulcorada da tal e tradicional feminilidade.
“ERA UMA VEZ
BRASÍLIA”, de Adirley Queirós
DF, 100 minutos,
híbrido
Em 1959, o agente
intergaláctico WA4 é preso por fazer um loteamento ilegal e é lançado no
espaço. Recebe uma missão: vir para a Terra e matar o presidente da República,
Juscelino Kubitschek, no dia da inauguração de Brasília. Sua nave perde-se no
tempo e aterrissa em 2016 em Ceilândia. Essa é a versão contada por Marquim do
Tropa, ator e abduzido. Só Andreia, a rainha do pós-guerra, poderá ajudá-los a
montar o exército para matar os monstros que habitam hoje o Congresso Nacional.
Este é um documentário gravado no ano 0 P.G. (Pós Golpe), no Distrito Federal e
região.
“CAMOCIM”, de
Quentin Delaroche
PE, 76 minutos,
Documentário
A cada quatro anos,
o cotidiano calmo e tranquilo de Camocim de São Félix, pequena cidade de
Pernambuco, é chacoalhado. Durante a campanha municipal, a cidade se divide em
duas e todas as vidas parecem orbitar em torno da política. No meio deste
mercado eleitoral, Mayara, 23 anos, tenta fazer uma campanha “limpa” para eleger
seu candidato e amigo César.
“UNICÓRNIO”, de
Eduardo Nunes.
RJ, 124 minutos,
Ficção
Maria, uma menina,
está sentada num banco ao lado de seu pai. A conversa que eles têm ali conduz a
narrativa do filme: acompanhamos a história na rústica casa de campo, onde ela
mora com a mãe e onde as duas aguardam a volta deste mesmo pai. A relação entre
Maria e a sua mãe muda com a chegada de um outro homem.
"TINTA
BRUTA", de Márcio Reolon e Filipe Matzembacher
RS, 120 minutos,
Ficção
Enquanto responde a
um processo criminal, Pedro é forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro
lado do país. Sozinho no escuro do seu quarto, ele dança coberto de tinta neon,
enquanto milhares de estranhos o assistem pela webcam.
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