[News] No mês do festival de Cannes, plataformas de streaming lançam promoção com filmes que fizeram história no evento


No mês em que acontece o festival de cinema mais emblemático da temporada, o Now e o iTunes vão disponibilizar, com 50% de desconto, filmes memoráveis, produções de diretores premiados e grandes sucessos que fizeram história em Cannes.  Na lista, filmes vencedores da Palma de Ouro, como “THE SQUARE: A ARTE DA DISCÓRDIA", indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro este ano, "EU, DANIEL BLAKE”, “WINTER SLEEP” e “AZUL É A COR MAIS QUENTE”.  Produções que chamaram atenção da crítica também estão na lista, como “120 BATIMENTOS POR MINUTO”, “EM PEDAÇOS”, “DEMÔNIO DE NEON”, “CAROL”, “PATERSON”, e o brasileiro “AQUARIUS”. A promoção ocorre do dia 10 ao dia 31 de maio.

Veja abaixo alguns dos destaques:


“THE SQUARE: A ARTE DA DISCÓRDIA”, do diretor e roteirista Ruben Östlund, é o atual vencedor da Palma de Ouro. O longa conta a história do diretor de um museu que, para promover o sucesso de uma instalação de arte, decide contratar uma empresa de publicidade. O longa é estrelado por Claes Bang, Elisabeth Moss, Dominic Weste e Terry Notary. O filme também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e ganhou seis prêmios no Festival de Cinema Europeu.

A luta do grupo ativista francês Act Up pela prevenção do vírus HIV e tratamento da Aids é o tema central do elogiado “120 BATIMENTOS POR MINUTO”, de Robin Campillo. Ganhador de seis prêmios no Cesar 2017 – Oscar francês, incluindo o de Melhor Filme -  e do Grande Prêmio do Júri de Cannes ano passado, o longa traz fatos vividos pelo próprio diretor, que foi integrante do grupo ativista na década de 90.

Preconceito, justiça e opressão estão em pauta no premiado longa “EM PEDAÇOS”, de Fatih Akin, que levou o prêmio de Melhor Atriz para Diane Kruger em Cannes 2017. No longa alemão, Diane Kruger é Katja Sekerci (Diane Kruger), uma alemã que vive em Berlim ao lado do marido turco Nuri (Numan Acar), e do filho de 7 anos Rocco (Rafael Santana). Um dia, ela é surpreendida ao ser informada que ambos morreram devido a uma bomba colocada diante do escritório do marido. Katja, ao descobrir que os responsáveis pelo atentado criminoso foram integrantes de um grupo neonazista, luta para punir os culpados.


Dirigido por Ken Loach, o vencedor da Palma de Ouro de Cannes de 2016, "EU, DANIEL BLAKE” (2016), é um dos destaques. Protagonizado pelo comediante Dave Johns, o premiado longa britânico conta a história de um senhor que é obrigado a parar de trabalhar por conta de um problema de saúde, mas se vê forçado a procurar emprego quando seu auxílio é interrompido. Na busca por trabalho, ele conhece uma mãe solteira, vivida pela atriz Hayley Squires, que também não possui condições financeiras para se manter, e eles passam a se ajudar.


Ganhador da Palma de Ouro em 2014, “WINTER SLEEP”, de Nuri Bilge Ceylan, conta a vida monótona de Aydin (Haluk Bilginer), um ator turco aposentado, que gerencia um hotel junto com a esposa com quem já não tem uma relação tão amigável. No inverno, a neve desperta um tédio e ressentimento que fazem Aydin querer partir.


Palam de Ouro em 2013, “AZUL É A COR MAIS QUENTE”, de  Abdellatif Kechiche, conta a história de Adèle (Adèle Exarchopoulos), que descobre sua primeira paixão por outra mulher aos 15 anos de idade. Sem poder assumir esse desejo, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto enfrenta problemas com sua família.

“CAROL”, drama aclamado pela crítica dirigido por Todd Haynes, acompanha a história de Therese Belivet (Rooney Mara), uma jovem que trabalha numa loja de departamentos. Um dia, ela conhece Carol (Cate Blanchett), uma elegante e misteriosa cliente. Rapidamente, as duas mulheres desenvolvem um vínculo amoroso que terá consequências. O longa foi indicado a seis categorias no Oscar de 2016 e eleito um dos 10 melhores filmes de 2015 pelo American Film Institute. Rooney Mara levou o prêmio de Melhor Atriz do Festival de Cannes, em 2015.

Escolhido pela mais importante revista de cinema da França, Cahier du Cinema, como o segundo Melhor Filme de 2016, “DEMÔNIO DE NEON” (2016), de Nicolas Winding Refn, apresenta Jesse (Elle Fanning), uma aspirante a modelo que se muda para Los Angeles para tentar a sorte na carreira, mas acaba cercada por um grupo de mulheres obcecadas sua beleza que farão de tudo para conseguir o que Jesse tem.  O filme esteve na seleção oficial de Cannes em 2016.

“PATERSON”, de Jim Jarmusch, relata a história de um pacato motorista de ônibus que tem o mesmo nome de sua cidade: Paterson. Interpretado pelo ator Adam Driver, o protagonista é, também, um poeta. Vive com a namorada (Golshifteh Farahani) e seu cachorro. O longa, bem-sucedido esteticamente, mostra uma semana desse casal evidenciando a rotina e melancolia. O diretor também é conhecido pelo seu trabalho em "Amantes Eternos" e "Estranhos No Paraíso". O filme esteve na seleção oficial do festival em 2016.

“O SAL DA TERRA”, (2015), de Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, ganhou prêmio especial da mostra Um Certain Regard, em Cannes, e foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário. A produção conta a trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, desde seus primeiros trabalhos em Serra Pelada, o registro da miséria na África e no Nordeste do Brasil até "Gênesis".

Outros destaques:
“PARTY GIRL”, de Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis
“A FITA BRANCA”, de Michael Haneke
"É APENAS O FIM DO MUNDO", de Xavier Dolan
"AMOR", de Michael Haneke
“O GAROTO DA BICICLETA”, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
“UM ALGUÉM APAIXONADO”, de Abbas Kiarostami
“LEVIATÔ, de Andrey Zvyagintsev
"JOVEM E BELA", de François Ozon
“ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”, de Laurent Cantet
“A GRANDE BELEZA”, de Paolo Sorrentino
“LEVIATÔ, de Andrey Zvyagintsev
“A TRAMA”, de Laurent Cantet
“O FORMIDÁVEL”, de Michel Hazanavicius
“O ABRAÇO DA SERPENTE”, de Ciro Guerra
“ADEUS A LINGUAGEM”, de Jean-Luc Godard
“SAINT LAURENT”, de Bertrand Bonello
“DOIS DIAS, UMA NOITE”, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
“AS MONTANHAS SE SEPARAM”, de Jia Zhangke

Serviço
Disponível a partir de 10 de maio no iTunes e Now


Nenhum comentário