[News] Sessão Vitrine Petrobras divulga trailer e cartaz do filme ´´Baronesa´´ dirigido por Juliana Antunes
Após se mudar para Belo Horizonte,
MG, em 2008, a diretora Juliana Antunes logo percebeu que a capital mineira
tinha vários bairros com nome de mulher e a maioria deles levava para a
periferia. Este foi o ponto de partida para a construção da história do filme
“BARONESA”, que Juliana dirige, com estreia no dia 14 de junho.
O longa mostra o dia a dia de duas
vizinhas e amigas que moram na periferia de BH. De um lado, Andreia começa a
construir sua casa para se mudar. Do outro, Leid e os filhos estão à espera do
marido, que está preso. Em comum, a necessidade de se desviar dos perigos da
guerra do tráfico e a estratégia para evitar as tragédias trazidas como
consequência.
- Quando me mudei para Belo
Horizonte, recebi a seguinte recomendação: eu poderia pegar quase todos os
ônibus azuis, mas não deveria pegar a linha vermelha. Comecei a pesquisar mais
sobre os bairros, a história deles e, por fim, entrar nos ônibus a fim de
conhecer um por um. Os anos foram se passando e o interesse de tornar tal
experiência em filme se consolidou na matéria de documentário na universidade.
Voltei aos bairros procurando por mulheres que estivessem interessadas em
participar de um filme usando um método de abordagem clássico: saí, junto com
mais duas amigas (Marcela Santos e Giselle Ferreira) pregando cartazes nas ruas
com os dizeres: procuram-se mulheres interessadas em fazer um filme - relata
Juliana.
A abordagem inicial, no entanto,
não funcionou, e a diretora precisou adotar uma nova tática: colar um cartaz
estrategicamente ao lado de um salão de beleza. “Dois anos se passaram até
encontramos um salão no bairro Juliana que era interessante e as donas estavam
superabertas à ideia do filme. O ‘salão da Pâmela’ se tornou o meu ponto de
partida para o roteiro que se baseava no cotidiano do salão e nos bairros
vizinhos, Juliana e Jaqueline”, conta a diretora.
Andreia, uma das protagonistas do
filme, no início se mostrou reticente com a ideia de participar do longa.
Juliana, então, decidiu filmar o dia a dia de Pâmela e sua família e, para
isso, mudou-se para casa da dona do salão junto com uma equipe de quatro
mulheres. “Neste mês, Andreia resolveu nos dar uma cena na qual fazia as unhas
da Pâmela. Depois disso, mostrei os brutos para ela, que topou fazer o filme
com a seguinte condição: a de que eu me mudasse para a favela, pois ela não
poderia me dar todo o seu tempo e nem saber com antecedência quando poderia
gravar. Aluguei um barracão de 30m² para eu morar sozinha e lá fiquei por seis
meses, com visitas semanais da equipe”.
Segundo Juliana Antunes, que também
assina o roteiro do filme híbrido, a história era escrita diariamente, muito em
função dos acontecimentos imprevisíveis da vida na periferia. “No exato dia da
minha mudança, por exemplo, uma guerra entre traficantes locais se anunciou (a
guerra segue até hoje) e mudou completamente os rumos do projeto”, revela.
Mas, ainda assim, a diretora conta
que as maiores dificuldades não estavam nas locações em si, e sim, na
necessidade de “autorização masculina”. “Maridos, irmãos, namorados tinham que
concordar com filme para que as mulheres pudessem gravar. Perdemos a
oportunidade de gravar várias outras mulheres pela misoginia. Infelizmente, o
material bruto é repleto de ‘takes únicos’ de mulheres brilhantes que tiveram o
processo interrompido por eles”. A guerra entre facções rivais também foi uma
adversidade, prologando a conclusão do projeto por seis anos, com seis meses de
filmagens espaçadas.
Por fim, Juliana acredita que
“BARONESA” endossa o coro de movimentos que dão vozes às mulheres e lutam
contra as desigualdades de cunho racial, social, regional e salarial. “O filme
surgiu da união de várias mulheres em todas as suas etapas, desde amigas, como
Marcela Santos e Giselle Ferreira, que fizeram a pesquisa, assistência de
direção e som até as sócias Marcella Jacques e Laura Godoy, que são duas
mulheres incríveis e talentosas. E o filme só foi possível por isso: pela nossa
união, por acreditar em um projeto para lá de ousado e que sim, se pode fazer
um filme, um livro, uma cidade, um país e uma lógica de mundo diferente. Basta
colocar as nossas energias nisso e nos fortalecer”.
SINOPSE:
Andreia quer se mudar. Leid espera
pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas
tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias
trazidas junto com a chuva.
Trailer:
LISTA DE FESTIVAIS E PRÊMIOS
20a. MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
- MG (Jan. 2017) - Melhor Filme Mostra Aurora e Prêmio Helena Ignez Destaque
Feminino (Direção de Fotografia - Fernanda de Sena)
IV FRONTEIRA - Festival
Internacional do Filme Documentário e Experimental - GO (Mar. 2017)
6.º OLHAR DE CINEMA - Filme de
Encerramento - PR (Jun. 2017)
40.º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA –
MA (Jun. 2017)
MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE
SÃO LUIS – MA (Jul. 2017) – Prêmios de Melhor Atriz (Andreia Pereira de Sousa)
e Melhor Montagem
III PIRENÓPOLIS DOC - GO (Ago.
2017) - Melhor Filme pelos Júris da Crítica e Jovem
VIII CACHOEIRADOC - BA (Set. 2017)
50.º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA
BRASILEIRO - DF (Set. 2017)
24.º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
– ES (Set. 2017) - Prêmios de Melhor Contribuição Artística, Melhor Roteiro e
Melhor Filme (Júri Técnico).
XIII PANORAMA INTERNACIONAL COISA
DE CINEMA - BA (Nov. 2017) - Prêmio IndieLisboa
X Janela Internacional de Cinema do
Recife - PE (Nov.2017) - Menção Especial na Mostra Competitiva de Longas
9.ª SEMANA - Festival de Cinema
(Nov. 2017) - Melhor Montagem
4.ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO -
RN (Nov. 20178)
FORUM.DOC.BH 2017 – 21.º Festival
do Filme Etnográfico e Documentário – MG (Dez. 2017)
12.º FEMINA - Festival Internacional de Cinema
Feminino (Dez. 2017) - Melhor Destaque Feminino na Competição Internacional;
Melhor Longa-Metragem pelo Juri Elviras e Prêmio Especial do Júri da Competição
Nacional.
28.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE MARSEILE
- FID MARSEILLE - 3 prêmios de público: melhor Filme pelo Júri Popular, o Prix
Marseille Espérance e o Prix Renaud Victor - em júri composto pelos detentos do
Centro Penitenciário de Baumettes. (França, Jun. 2017)
24.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE VALDÍVIA
. FIC VALDÍVIA - Melhor Longa-Metragem pelo Júri da Crítica. (Chile, Out. 2017)
23º FESTIVAL DE CINEMA DE HAMBURGO
(Alemanha, Out. 2017)
22.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE OURENSE - Melhor
Ópera Prima e Melhor Filme pelos Cineclubistas (Espanha, Out. 2017)
VIENALLE - Vienna International
Film Festival - (Áustria, Nov. 2017)
REENCONTRES INTERNATIONALES DU
DOCUMENTAIRE DE MONTRÉAL - (Canadá, Nov. 2017)
32.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE MAR DEL PLATA - Melhor Longa-Metragem pelo
Júri da Crítica na Competição Latinoamericana. (Argentina, Nov. 2017)
7a MUESTRA DE CINE DE LANZAROTE
(Ilhas Canárias – Nov. 2017)
39.º FESTIVAL INTERNACIONAL DEL
NUEVO CINE LATINOAMERICANO - Melhor Documentário (Cuba, Dez. 2017)
8.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINE
UNAM – FICUNAM (México, Fev. 2018)
AMBULANTE DOCUMENTARY FILM FESTIVAL
(México, Mar. 2018)
GRABA MENDONZA – Festival
Audiovisual Latinoamericano – (Argentina, Mar. 2018)
PUNTO DE VISTA INTERNATIONAL
DOCUMENTARY FILM FESTIVAL - (Pamplona, ESP – Mar. 2018)
IBAFF – Festival Internacional de
Cine de Murcia (Espanha, Mar. 2018)
8.º FEMCINE – Festival de Cine de
Mujeres (Chile, Mar.2018)
ART OF THE REAL , Film Society -
Lincoln Center (NYC, Abr. 2018)
19.º JEONJU INTERNATIONAL FILM
FESTIVAL (Korea, Mai. 2018)
14.º INDIE LISBOA (Portugal, Mai.
2018)
FICHA TÉCNICA:
Direção e Roteiro – Juliana Antunes
Produção – Juliana Antunes,
Marcella Jacques, Laura Godoy
Coprodução – Thiago Macêdo Correia,
André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins
Produção Executiva – Juliana
Antunes, Fernanda Brescia, Camila Bahia Braga
Direção de Fotografia – Fernanda de
Sena
Som Direto – Marcela Santos
Edição de Som e Mixagem – Pedro
Durães
Montagem – Affonso Uchôa, Rita M.
Pestana
Arte do Cartaz – Ana C. Bahia
Empresas Produtoras – VENTURA,
Filmes de Plástico
Produtora Associada – Katásia
Filmes, Pepeka Pictures
SOBRE A DIRETORA:
Nascida em 1989, formada em Cinema
na UNA, de Belo Horizonte, é sócia-fundadora da empresa produtora VENTURA,
junto de Marcella Jacques e Laura Godoy. Juliana estreou na direção com o
longa-metragem, Baronesa, vencedor da Mostra Aurora no Festival de Tiradentes
2017, que teve sua estreia internacional na Competição de Longas do 28º
FIDMarseille, na França, onde recebeu três prêmios, incluindo o de Melhor
Filme, pelo Júri Popular. Atualmente finaliza os curtas-metragens Industrial e
Plano Controle e desenvolve o projeto de seu segundo longa, Bate e Volta
Copacabana.
SOBRE AS PRODUTORAS:
VENTURA é uma produtora audiovisual
sediada em Belo Horizonte, formada por Juliana Antunes, Laura Godoy e Marcella
Jacques. A empresa tem como foco projetos de realizadoras e busca em seus
trabalhos trazer notoriedade para o protagonismo feminino em diversas esferas.
“Baronesa", de Juliana Antunes, é o primeiro longa assinado pela
produtora.
A FILMES DE PLÁSTICO é uma
produtora sediada em Belo Horizonte, criada em 2009 e voltada para a produção
de filmes independentes, com especial atenção para estudos de personagens
complexos e usualmente marginalizados na sociedade, buscando nas obras uma
visão humana e possível da periferia. Teve seus filmes selecionados e premiados
em diversos festivais importantes, como Cannes (três seleções para a Quinzena
dos Realizadores), Rotterdam, FID Marseille, BAFICI, Durban, Melbourne,
IndieLisboa e Clermont-Ferrand.
Sobre a SESSÃO VITRINE PETROBRAS
Cada filme da SESSÃO VITRINE
PETROBRAS terá pelo menos uma sessão diária com horário fixo, nos mesmos
cinemas de mais de 20 cidades. Os filmes ficarão em cartaz por no mínimo duas
semanas em cada cidade. A intenção é que uma programação mensal e um horário
fixo tornem-se um referencial e criem um público cativo.
Em 2018, a SESSÃO VITRINE PETROBRAS
estará nas seguintes cidades: Rio Branco (Cine Teatro Recreio), Maceió (Cine
Arte Pajuçara), Fortaleza (Cinema do Dragão), Brasília (Cine Brasília e Espaço
Itaú de Cinema Brasília), Vitória (Sesc Gloria), Goiânia (Cine Cultura Goiânia
e Lumiere Bouganville 5), São Luís (Cine Lume), João Pessoa (Cine Bangue),
Recife (Cine São Luíz, FUNDAJ Cinema do Museu), Teresina (Cine Teresina),
Curitiba (Cineplex Batel e Cinemateca de Curitiba), Niterói (Cine Arte UFF),
Rio de Janeiro (Espaço Itaú de Cinema Botafogo e Estação Net Rio), Manaus
(Casarão de Ideias), Aracaju (Cine Vitória), São Paulo (Espaço Itaú de Cinema
Augusta, Cinesystem Morumbi Town e CineArte), Palmas (Cine Cultura Palmas),
Porto Alegre (Cine Bancários), Salvador (Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha),
Belo Horizonte (Cine Belas Artes, Cine 104), Santos (Cinespaço Miramar), Belém
(Cine Líbero Luxardo) entre outras.
Serviço:
Os ingressos são vendidos a preço
reduzido, através da bilheteria ou “Cartão Fidelidade SESSÃO VITRINE
PETROBRAS”, que poderá ser adquirido no site do projeto. Valor máximo do
ingresso: R$ 12 (inteira) / R$ 6 (meia) – variando de acordo com a cidade.
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