[News] ´´Baronesa´´ dirigido por Juliana Antunes, estreia nesta quinta, 14 de junho
O filme “BARONESA”, dirigido por Juliana Antunes, estreia nesta
quinta-feira, 14 de junho. Após se mudar para Belo Horizonte, MG, em 2008, a
diretora Juliana Antunes logo percebeu que a capital mineira tinha vários
bairros com nome de mulher e a maioria deles levava para a periferia. Este foi
o ponto de partida para a construção da história do filme, que chega aos
cinemas pelo projeto Sessão Vitrine Petrobras.
O longa mostra o dia a dia de duas vizinhas e amigas que moram
na periferia de BH. De um lado, Andreia começa a construir sua casa para se
mudar. Do outro, Leid e os filhos estão à espera do marido, que está preso. Em
comum, a necessidade de se desviar dos perigos da guerra do tráfico e a estratégia
para evitar as tragédias trazidas como consequência.
- Quando me mudei para Belo Horizonte, recebi a seguinte
recomendação: eu poderia pegar quase todos os ônibus azuis, mas não deveria
pegar a linha vermelha. Comecei a pesquisar mais sobre os bairros, a história
deles e, por fim, entrar nos ônibus a fim de conhecer um por um. Os anos foram
se passando e o interesse de tornar tal experiência em filme se consolidou na
matéria de documentário na universidade. Voltei aos bairros procurando por
mulheres que estivessem interessadas em participar de um filme usando um método
de abordagem clássico: saí, junto com mais duas amigas (Marcela Santos e
Giselle Ferreira) pregando cartazes nas ruas com os dizeres: procuram-se
mulheres interessadas em fazer um filme - relata Juliana.
A abordagem inicial, no entanto, não funcionou, e a diretora
precisou adotar uma nova tática: colar um cartaz estrategicamente ao lado de um
salão de beleza. “Dois anos se passaram até encontramos um salão no bairro
Juliana que era interessante e as donas estavam superabertas à ideia do filme.
O ‘salão da Pâmela’ se tornou o meu ponto de partida para o roteiro que se
baseava no cotidiano do salão e nos bairros vizinhos, Juliana e Jaqueline”,
conta a diretora.
Andreia, uma das protagonistas do filme, no início se mostrou
reticente com a ideia de participar do longa. Juliana, então, decidiu filmar o
dia a dia de Pâmela e sua família e, para isso, mudou-se para casa da dona do
salão junto com uma equipe de quatro mulheres. “Neste mês, Andreia resolveu nos
dar uma cena na qual fazia as unhas da Pâmela. Depois disso, mostrei os brutos
para ela, que topou fazer o filme com a seguinte condição: a de que eu me
mudasse para a favela, pois ela não poderia me dar todo o seu tempo e nem saber
com antecedência quando poderia gravar. Aluguei um barracão de 30m² para eu
morar sozinha e lá fiquei por seis meses, com visitas semanais da equipe”.
Segundo Juliana Antunes, que também assina o roteiro do filme
híbrido, a história era escrita diariamente, muito em função dos acontecimentos
imprevisíveis da vida na periferia. “No exato dia da minha mudança, por
exemplo, uma guerra entre traficantes locais se anunciou (a guerra segue até
hoje) e mudou completamente os rumos do projeto”, revela.
Mas, ainda assim, a diretora conta que as maiores dificuldades
não estavam nas locações em si, e sim, na necessidade de “autorização
masculina”. “Maridos, irmãos, namorados tinham que concordar com filme para que
as mulheres pudessem gravar. Perdemos a oportunidade de gravar várias outras
mulheres pela misoginia. Infelizmente, o material bruto é repleto de ‘takes
únicos’ de mulheres brilhantes que tiveram o processo interrompido por eles”. A
guerra entre facções rivais também foi uma adversidade, prologando a conclusão
do projeto por seis anos, com seis meses de filmagens espaçadas.
Por fim, Juliana acredita que “BARONESA” endossa o coro de
movimentos que dão vozes às mulheres e lutam contra as desigualdades de cunho
racial, social, regional e salarial. “O filme surgiu da união de várias
mulheres em todas as suas etapas, desde amigas, como Marcela Santos e Giselle
Ferreira, que fizeram a pesquisa, assistência de direção e som até as sócias
Marcella Jacques e Laura Godoy, que são duas mulheres incríveis e talentosas. E
o filme só foi possível por isso: pela nossa união, por acreditar em um projeto
para lá de ousado e que sim, se pode fazer um filme, um livro, uma cidade, um
país e uma lógica de mundo diferente. Basta colocar as nossas energias nisso e
nos fortalecer”.
SINOPSE
Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas
em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas tentam se desviar dos perigos
de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva.
LISTA DE FESTIVAIS E PRÊMIOS
20a. MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES - MG (Jan. 2017) - Melhor
Filme Mostra Aurora e Prêmio Helena Ignez Destaque Feminino (Direção de
Fotografia - Fernanda de Sena)
IV FRONTEIRA - Festival Internacional do Filme Documentário e
Experimental - GO (Mar. 2017)
6.º OLHAR DE CINEMA - Filme de Encerramento - PR (Jun. 2017)
40.º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA – MA (Jun. 2017)
MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO LUIS – MA (Jul. 2017) –
Prêmios de Melhor Atriz (Andreia Pereira de Sousa) e Melhor Montagem
III PIRENÓPOLIS DOC - GO (Ago. 2017) - Melhor Filme pelos Júris
da Crítica e Jovem
VIII CACHOEIRADOC - BA (Set. 2017)
50.º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO - DF (Set. 2017)
24.º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA – ES (Set. 2017) - Prêmios de
Melhor Contribuição Artística, Melhor Roteiro e Melhor Filme (Júri Técnico).
XIII PANORAMA INTERNACIONAL COISA DE CINEMA - BA (Nov. 2017) -
Prêmio IndieLisboa
X Janela Internacional de Cinema do Recife - PE (Nov.2017) -
Menção Especial na Mostra Competitiva de Longas
9.ª SEMANA - Festival de Cinema (Nov. 2017) - Melhor Montagem
4.ª MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO - RN (Nov. 20178)
FORUM.DOC.BH 2017 – 21.º Festival do Filme Etnográfico e
Documentário – MG (Dez. 2017)
12.º FEMINA - Festival
Internacional de Cinema Feminino (Dez. 2017) - Melhor Destaque Feminino na
Competição Internacional; Melhor Longa-Metragem pelo Juri Elviras e Prêmio
Especial do Júri da Competição Nacional.
28.º FESTIVAL
INTERNACIONAL DE CINEMA DE MARSEILE - FID MARSEILLE - 3 prêmios de público:
melhor Filme pelo Júri Popular, o Prix Marseille Espérance e o Prix Renaud
Victor - em júri composto pelos detentos do Centro Penitenciário de Baumettes.
(França, Jun. 2017)
24.º FESTIVAL
INTERNACIONAL DE CINEMA DE VALDÍVIA . FIC VALDÍVIA - Melhor Longa-Metragem pelo
Júri da Crítica. (Chile, Out. 2017)
23º FESTIVAL DE CINEMA DE HAMBURGO (Alemanha, Out. 2017)
22.º FESTIVAL
INTERNACIONAL DE OURENSE - Melhor Ópera Prima e Melhor Filme pelos Cineclubistas(Espanha,
Out. 2017)
VIENALLE - Vienna International Film Festival - (Áustria, Nov.
2017)
REENCONTRES INTERNATIONALES DU DOCUMENTAIRE DE MONTRÉAL -
(Canadá, Nov. 2017)
32.º FESTIVAL
INTERNACIONAL DE MAR DEL PLATA - Melhor
Longa-Metragem pelo Júri da Crítica na Competição Latinoamericana. (Argentina,
Nov. 2017)
7a MUESTRA DE CINE DE LANZAROTE (Ilhas Canárias – Nov. 2017)
39.º FESTIVAL INTERNACIONAL DEL NUEVO CINE LATINOAMERICANO -
Melhor Documentário (Cuba, Dez. 2017)
8.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINE UNAM – FICUNAM (México, Fev.
2018)
AMBULANTE DOCUMENTARY FILM FESTIVAL (México, Mar. 2018)
GRABA MENDONZA – Festival Audiovisual Latinoamericano –
(Argentina, Mar. 2018)
PUNTO DE VISTA INTERNATIONAL DOCUMENTARY FILM FESTIVAL -
(Pamplona, ESP – Mar. 2018)
IBAFF – Festival Internacional de Cine de Murcia (Espanha, Mar.
2018)
8.º FEMCINE – Festival de Cine de Mujeres (Chile, Mar.2018)
ART OF THE REAL , Film Society - Lincoln Center (NYC, Abr. 2018)
19.º JEONJU INTERNATIONAL FILM FESTIVAL (Korea, Mai. 2018)
14.º INDIE LISBOA (Portugal, Mai. 2018)
FICHA TÉCNICA
Direção e Roteiro – Juliana Antunes
Produção – Juliana Antunes, Marcella Jacques, Laura Godoy
Coprodução – Thiago Macêdo Correia, André Novais Oliveira,
Gabriel Martins, Maurilio Martins
Produção Executiva – Juliana Antunes, Fernanda Brescia, Camila
Bahia Braga
Direção de Fotografia – Fernanda de Sena
Som Direto – Marcela Santos
Edição de Som e Mixagem – Pedro Durães
Montagem – Affonso Uchôa, Rita M. Pestana
Arte do Cartaz – Ana C. Bahia
Empresas Produtoras – VENTURA, Filmes de Plástico
Produtora Associada – Katásia Filmes, Pepeka Pictures
SOBRE A DIRETORA
Nascida em 1989, formada em Cinema na UNA, de Belo Horizonte, é
sócia-fundadora da empresa produtora VENTURA, junto de Marcella Jacques e Laura
Godoy. Juliana estreou na direção com o longa-metragem, Baronesa, vencedor da
Mostra Aurora no Festival de Tiradentes 2017, que teve sua estreia
internacional na Competição de Longas do 28º FIDMarseille, na França, onde
recebeu três prêmios, incluindo o de Melhor Filme, pelo Júri Popular.
Atualmente finaliza os curtas-metragens Industrial e Plano Controle e desenvolve
o projeto de seu segundo longa, Bate e Volta Copacabana.
SOBRE AS PRODUTORAS
VENTURA é uma produtora audiovisual sediada em Belo Horizonte,
formada por Juliana Antunes, Laura Godoy e Marcella Jacques. A empresa tem como
foco projetos de realizadoras e busca em seus trabalhos trazer notoriedade para
o protagonismo feminino em diversas esferas. “Baronesa", de Juliana
Antunes, é o primeiro longa assinado pela produtora.
A FILMES DE PLÁSTICO é uma produtora sediada em Belo Horizonte,
criada em 2009 e voltada para a produção de filmes independentes, com especial
atenção para estudos de personagens complexos e usualmente marginalizados na
sociedade, buscando nas obras uma visão humana e possível da periferia. Teve
seus filmes selecionados e premiados em diversos festivais importantes, como
Cannes (três seleções para a Quinzena dos Realizadores), Rotterdam, FID
Marseille, BAFICI, Durban, Melbourne, IndieLisboa e Clermont-Ferrand.
Curta metragem "TRAVESSIA"
Travessia: MATERIAIS - CARTAZ
A ausência de fotografias da bisavó e da avó materna da diretora
Safira Moreira foi o que a inspirou para fazer o curta “TRAVESSIA”, que abrirá
as sessões do filme “BARONESA”, de Juliana Antunes. Com estreia no dia 14 de
junho, o curta aborda a presença da ausência.
- Travessia é o curta que
realizei a partir da memória estilhaçada, fruto do apagamento histórico da
população negra no Brasil. Por eu ser agora uma mulher negra com uma câmera na
mão e muitos sonhos no peito, que o curta se fez. Foi no gesto de garimpar
fotografias de mulheres negras nas feiras de antiguidade do Rio de Janeiro que
encontrei a fotografia que abre o filme, todas as fotos que encontrei nesse
espaço provinham de álbuns de famílias brancas, logo, elas refletiam esse
apagamento – declara a diretora.
Segundo Safira, a oportunidade de exibir o curta em circuito
comercial é um “ato revolucionário”. “É fazer tremer as estruturas, e dizer que
o sonho de um cinema genuinamente brasileiro - que incorpore todas nossas
possibilidades de existência - é possível.
É agradecer a existência das mulheres negras que vieram antes de mim, e
que me possibilitaram ser, e o mais importante: sonhar. Travessia parte da dor
e da ausência, mas encontra caminhos de cura", diz.
LISTA DE FESTIVAIS E PRÊMIOS :: TRAVESSIA
SEMANA FESTIVAL DE CINEMA:
JÚRI OFICIAL: Grande Prêmio do Júri
JÚRI DE ESTUDANTES AUDIOVISUAL: melhor curta-metragem
JÚRI DA CRÍTICA PELO COLETIVA ELVIRAS: prêmio especial do júri
JANELA INTERNACIONAL DE CINEMA DO RECIFE:
JÚRI OFICIAL: melhor montagem
JÚRI JANELA CRÍTICA: melhor curta-metragem
MENÇÃO HONROSA PELO JÚRI ABD-PE
PANORAMA INTERNACIONAL COISA DE CINEMA:
JÚRI JOVEM: melhor curta-metragem
FESTIVAL DE CINEMA LUSO-BRASILEIRO DE SANTA MARIA DA FEIRA:
JÚRI OFICIAL: Prêmio revelação 2018
FRONTEIRA FESTIVAL:
JÚRI OFICIAL: menção honrosa
Sobre a SESSÃO VITRINE PETROBRAS
Cada filme da SESSÃO VITRINE PETROBRAS terá pelo menos uma
sessão diária com horário fixo, nos mesmos cinemas de mais de 20 cidades. Os
filmes ficarão em cartaz por no mínimo duas semanas em cada cidade. A intenção
é que uma programação mensal e um horário fixo tornem-se um referencial e criem
um público cativo.
Em 2018, a SESSÃO VITRINE PETROBRAS estará nas seguintes
cidades: Rio Branco (Cine Teatro Recreio), Maceió (Cine Arte Pajuçara),
Fortaleza (Cinema do Dragão), Brasília (Cine Brasília e Espaço Itaú de Cinema
Brasília), Vitória (Sesc Gloria), Goiânia (Cine Cultura Goiânia e Lumiere
Bouganville 5), São Luís (Cine Lume), João Pessoa (Cine Bangue), Recife (Cine
São Luíz, FUNDAJ Cinema do Museu), Teresina (Cine Teresina), Curitiba (Cineplex
Batel e Cinemateca de Curitiba), Niterói (Cine Arte UFF), Rio de Janeiro
(Espaço Itaú de Cinema Botafogo e Estação Net Rio), Manaus (Casarão de Ideias),
Aracaju (Cine Vitória), São Paulo (Espaço Itaú de Cinema Augusta, Cinesystem
Morumbi Town e CineArte), Palmas (Cine Cultura Palmas), Porto Alegre (Cine
Bancários), Salvador (Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha), Belo Horizonte
(Cine Belas Artes, Cine 104), Santos (Cinespaço Miramar), Belém (Cine Líbero
Luxardo) entre outras.
Serviço:
Os ingressos são vendidos a preço reduzido, através da
bilheteria ou “Cartão Fidelidade SESSÃO VITRINE PETROBRAS”, que poderá ser
adquirido no site do projeto. Valor máximo do ingresso: R$ 12 (inteira) / R$ 6
(meia) – variando de acordo com a cidade.
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