[News] Renato Góes e Ícaro Silva cantam música de resistência do Planet Hemp em cena de ¨Legalize Já-Amizade nunca morre
“Se informe antes de falar (...). Reveja os seus valores antes
de me criticar”, canta a banda Planet Hemp durante a gravação da música Phunky
Buddha em cena da cinebiografia “Legalize Já – Amizade Nunca Morre”, que
estreia no dia 18 de outubro. Em ensaio do grupo, Marcelo, interpretado por
Renato Góes, e Skunk, vivido por Ícaro Silva, expõem seus pensamentos sobre
liberdade de expressão, legalização da maconha e resistência na letra. Com
direção de Johnny Araújo e Gustavo Bonafé, a trama se aprofunda justamente no
início da carreira do Planet Hemp, criado pelos dois.
Além dos protagonistas, o elenco tem nomes como Stepan
Nercessian, Paulete Maldonado, Rafaela Mandelli, Ernesto Alterio, Marina
Provenzzano e Shirley Cruz. O projeto conta com o apoio de Marcelo D2 desde o
início. Ele, inclusive, assina o argumento do filme junto do diretor Johnny Araújo
e é um dos responsáveis pela trilha sonora.
“Legalize Já – Amizade Nunca Morre” concorre no Festival MIMO de
Cinema 2018 no sábado, 29, às 20h, no Cinema da Praça. A produção já conquistou
o prêmio de Melhor Ficção Nacional Segundo o Público na 41ª Mostra
Internacional de Cinema de São Paulo e também Melhor Longa-metragem pelo Júri
Popular e Melhor Roteiro no 12º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, além de
ter participado do Festival do Rio de 2017. Com roteiro de Felipe Braga, o
drama tem produção da Academia de Filmes, distribuição da RioFilme e Imagem
Filmes e coprodução do Telecine e da RioFilme.
Este filme foi realizado com recursos da SABESP - Programa de
Fomento ao Cinema Paulista - e do Programa de Apoio à Cultura - Lei Estadual
12.268/06 - da Secretaria do Estado da Cultura e do Governo do Estado de São
Paulo e com o apoio da Ancine – Prêmio Adicional de renda 2008.
SINOPSE
Como o encontro entre dois jovens que vendiam camisetas e fitas
cassete no centro do Rio de Janeiro para se sustentar pôde dar origem a uma das
bandas mais populares do Brasil na década de 1990? O filme narra esse momento
transformador na vida de Marcelo - futuramente, conhecido como Marcelo D2 - e
Skunk, que culminou na formação do Planet Hemp. Reprimidos por uma sociedade
preconceituosa, os dois fizeram da música um grito de alerta e de resistência,
conquistando corações e mentes de toda uma geração.
ELENCO
Renato Góes – Marcelo
Ícaro Silva – Skunk
Ernesto Alterio - Brennand
Marina Provenzzano – Sônia
Stepan Nercessian – Dark (Pai de Marcelo)
Rafaela Mandelli – Suzanna
Shirley Cruz – Marli
FICHA TÉCNICA
Direção: Johnny Araújo e Gustavo Bonafé
Roteiro: Felipe Braga
Produção: Academia de Filmes
Produtor: Paulo Roberto Schmidt
Fotografia: Pedro Cardillo
Montagem: Marcelo Junqueira
Trilha Sonora: Mauro Berman, Lourenço Monteiro e Marcelo D2
Distribuição: RioFilme e Imagem Filmes
SOBRE OS DIRETORES
Johnny Araujo é diretor de cinema, televisão, publicidade e
videoclipes. Dentre seus trabalhos destacam-se os filmes “O Magnata”, de 2007,
“Depois de Tudo”, de 2014, e “Chocante”, em 2017, e as séries “Alice” e “FDP”
(HBO), “As Canalhas” e “Copa Hotel” (GNT) e “E Ai Comeu...” (Multishow).
Gustavo Bonafé trabalhou como assistente de direção por dez anos, antes de
dirigir videoclipes, filmes publicitários e longa-metragens. Foi assistente de
direção no filme “O Magnata” e nas séries de TV “Alice” e “Destino SP” (HBO), e
diretor-assistente em “E Aí Comeu?” (Multishow). No cinema, dirigiu “O
Doutrinador” (2018) e codirigiu “Chocante” (2017).
SOBRE A ACADEMIA FILMES
A Academia de Filmes produz conteúdo audiovisual de
entretenimento, cultura e interatividade para todas as telas há 22 anos. Mais
recentemente, em cinema, coproduziu “Elis” (2016), de Hugo Prata. Está em
produção dos dois novos longas-metragens de Luiz Fernando Carvalho: “A Paixão
Segundo G.H.”, baseado no romance homônimo de Clarice Lispector, e “Objetos
Perdidos”, com roteiro do diretor em parceria com João Paulo Cuenca. Ainda em
cinema, a produtora assina “Infância Clandestina”, de Benjamín Ávila –
indicação Argentina ao Oscar 2013 –; “Amanhã Nunca Mais” (2011), de Tadeu
Jungle; “Titãs – a Vida até Parece uma Festa” (2009), de Branco Mello e Oscar
Rodrigues Alves; “Natimorto” (2009), de Paulo Machline, e “Cabeça a Prêmio”
(2009), de Marco Ricca. Em TV, a
Academia de Filmes produziu, entre outras obras, as microsséries “Amor em 4
Atos” (TV Globo), direção geral de Roberto Talma; “A Pedra do Reino (TV Globo),
da obra de Ariano Suassuna, direção geral de Luiz Fernando Carvalho, e
“Nathalia” (TV Brasil/Universal Channel), direção de André Pellenz. Além das
séries documentais “Eu Te Dedico” (Arte 1), “Linhas Tortas” (Play TV), “Futuros
Campeões” (Canal Combate), “Espírito da Luta” (Canal Combate), Mixados (PlayTV)
e “200 Graus” (Discovery H&H), entre outras produções. Para mais informações,
acesse: www.academiadefilmes.com.br.
SOBRE A IMAGEM FILMES
A Imagem é uma distribuidora nacional de filmes independentes
comprometida com a qualidade e variedade de produções. Atuando nos segmentos de
cinema, vídeo e televisão a distribuidora é responsável pelos lançamentos de
grandes produções nacionais, dentre elas, destacam-se os recentes: “É Fada!”,
“Nise - O Coração da Loucura”, “Soundtrack”, “O Rastro”, além das produções
internacionais: “Florence – Quem é Essa Mulher”, “Café Society”, “Gênios do
Crime”, “Silêncio”, “Círculo” e os recentes “Roda Gigante” e “Paddington 2”.
SOBRE A RIOFILME
A RioFilme é uma empresa pública de investimento em audiovisual,
vinculada à Prefeitura do Rio de Janeiro e subordinada à Secretaria Municipal
de Cultura. Fundada em 1992 para apoiar a produção e distribuição de cinema na
cidade, atua nas áreas de apoio à expansão do mercado exibidor, estímulo à
formação de público e fomento à produção audiovisual, visando o efetivo
desenvolvimento da indústria audiovisual carioca. Ao longo de sua existência,
tem desempenhado papel fundamental na revitalização do Cinema Brasileiro, tendo
lançado mais de 300 filmes nacionais no mercado – sucessos de público e
crítica, como “Baile Perfumado” (Paulo Caldas e Lirio Ferreira), “Central do
Brasil” (Walter Salles), “Lavoura Arcaica” (Luiz Fernando Carvalho), “Terra
Estrangeira” (Walter Salles e Daniela Thomas, distribuição em vídeo), “Amarelo
Manga” (Claudio Assis), “Divã” (José Alvarenga Jr.), “Simonal: Ninguém sabe o
duro que dei” (Calvito Leal, Cláudio Manoel e MicaelLanger), entre vários
outros. Além do fomento à produção, a RioFilme apoia eventos, como festivais,
mostras e feiras ligadas ao mercado audiovisual bem como premiações como o GP
do Cinema e pré-estreias. Desde 2017, retornou à sua função original, que
imprime o seu DNA: a distribuição. O filme “Encantados”, de Tizuka Yamasaki,
foi o primeiro, com estreia em dezembro. Em janeiro foi a vez de “Peixonauta, o
filme”.
SOBRE A REDE TELECINE
Joint-venture entre a Globosat e os quatro maiores estúdios de
Hollywood – Paramount, MGM, Universal e Fox –, a Rede Telecine também exibe com
exclusividade as produções da Disney e sucessos do mercado independente. O
melhor do cinema mundial estreia na TV brasileira através da Rede Telecine cada
vez mais rápido.
Para investir cada vez mais na produção cinematográfica
nacional, a Rede Telecine lançou em 2008 o Telecine Productions, selo de
coprodução de títulos em parceria com grandes produtoras brasileiras. Além de
estimular a criação de novos filmes, o Telecine garante a exibição desses
títulos com exclusividade em suas diferentes plataformas.
Em 2017, o Telecine foi o mais lembrado entre todos os canais da
TV por assinatura, categoria na qual é líder isolado pelo quarto ano
consecutivo conquistando na pesquisa Top of Mind do Datafolha. Na de canais de
filmes, a Rede mantém a liderança desde 2007 ¹. O Telecine é o canal
fundamental na manutenção da TV por Assinatura2 e, neste ano, tem em sua
programação sete dos 10 filmes mais vistos pelo público brasileiro em 2017³.
FONTES:
¹ – Top Of Mind 2016 – Datafolha – Perguntas: "Quando você
pensa em CANAIS DE TV POR ASSINATURA, qual o primeiro canal que lhe vem à
cabeça?" e "Quando você pensa em CANAIS DE FILMES POR ASSINATURA por
assinatura, qual o primeiro canal que lhe vem à cabeça?"
² – 21ª Pay TV Pop –
Ibope 2014; Top Of Mind – Datafolha (A partir de 2015)
³ – Iboe. Brasil. Estreias de 2016. Público Acumulado
Nenhum comentário