[News] Renato Góes e Ícaro Silva imitam rappers internacionais em cena de ¨Legalize Já-Amizade nunca morre¨
=
Lembra? Ying Yang, bicho. Um maluco fica no fluxo de cima e
outro maluco no fluxo de baixo. Você fica na atitude e eu chego aqui por cima.
A ave do desespero. A ave de rapina”, compara Skunk, personagem de Ícaro Silva,
mostrando a dualidade da relação dele com o amigo Marcelo, interpretado por
Renato Góes, em cena do filme “Legalize Já – Amizade Nunca Morre”:
Skunk é um rapaz engajado musical e politicamente, que busca se
sustentar de música. Por outro lado, Marcelo é desacreditado com o seu próprio
futuro. O longa-metragem aborda a amizade dos dois até a fundação do Planet
Hemp. Dirigido por Johnny Araújo e Gustavo Bonafé, a trama concorre no Festival
MIMO de Cinema 2018 neste sábado, 29, e estreia no dia 18 de outubro.
Além dos protagonistas, o elenco tem nomes como Stepan
Nercessian, Rafaela Mandelli, Ernesto Alterio, Marina Provenzzano, Shirley Cruz
e Paulete Maldonado. O projeto conta com o apoio de Marcelo D2 desde o início.
Ele, inclusive, assina o argumento do filme junto do diretor Johnny Araújo e é
um dos responsáveis pela trilha sonora.
A produção já conquistou o prêmio de Melhor Ficção Nacional
Segundo o Público na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e também
Melhor Longa-metragem pelo Júri Popular e Melhor Roteiro no 12º Fest Aruanda do
Audiovisual Brasileiro, além de ter participado do Festival do Rio de 2017. Com
roteiro de Felipe Braga, o drama tem produção da Academia de Filmes,
distribuição da RioFilme e Imagem Filmes e coprodução do Telecine e da
RioFilme.
Este filme foi realizado com recursos da SABESP - Programa de
Fomento ao Cinema Paulista - e do Programa de Apoio à Cultura - Lei Estadual
12.268/06 - da Secretaria do Estado da Cultura e do Governo do Estado de São
Paulo e com o apoio da Ancine – Prêmio Adicional de renda 2008.
Como o encontro entre dois jovens que vendiam camisetas e fitas
cassete no centro do Rio de Janeiro para se sustentar pôde dar origem a uma das
bandas mais populares do Brasil na década de 1990? O filme narra esse momento
transformador na vida de Marcelo - futuramente, conhecido como Marcelo D2 - e
Skunk, que culminou na formação do Planet Hemp. Reprimidos por uma sociedade
preconceituosa, os dois fizeram da música um grito de alerta e de resistência,
conquistando corações e mentes de toda uma geração.
ELENCO
Renato Góes – Marcelo
Ícaro Silva – Skunk
Ernesto Alterio - Brennand
Marina Provenzzano – Sônia
Stepan Nercessian – Dark (Pai de Marcelo)
Rafaela Mandelli – Suzanna
Shirley Cruz - Marli
FICHA TÉCNICA
Direção: Johnny Araújo e Gustavo Bonafé
Roteiro: Felipe Braga
Produção: Academia de Filmes
Produtor: Paulo Roberto Schmidt
Fotografia: Pedro Cardillo
Montagem: Marcelo Junqueira
Trilha Sonora: Mauro Berman, Lourenço Monteiro e Marcelo D2
Distribuição: RioFilme e Imagem Filmes
SOBRE OS DIRETORES
Johnny Araujo é diretor de cinema, televisão, publicidade e
videoclipes. Dentre seus trabalhos destacam-se os filmes “O Magnata”, de 2007,
“Depois de Tudo”, de 2014, e “Chocante”, em 2017, e as séries “Alice” e “FDP”
(HBO), “As Canalhas” e “Copa Hotel” (GNT) e “E Ai Comeu...” (Multishow).
Gustavo Bonafé trabalhou como assistente de direção por dez anos, antes de
dirigir videoclipes, filmes publicitários e longa-metragens. Foi assistente de
direção no filme “O Magnata” e nas séries de TV “Alice” e “Destino SP” (HBO), e
diretor-assistente em “E Aí Comeu?” (Multishow). No cinema, dirigiu “O
Doutrinador” (2018) e codirigiu “Chocante” (2017).
SOBRE A ACADEMIA FILMES:
A Academia de Filmes produz conteúdo audiovisual de
entretenimento, cultura e interatividade para todas as telas há 22 anos. Mais
recentemente, em cinema, coproduziu “Elis” (2016), de Hugo Prata. Está em
produção dos dois novos longas-metragens de Luiz Fernando Carvalho: “A Paixão
Segundo G.H.”, baseado no romance homônimo de Clarice Lispector, e “Objetos
Perdidos”, com roteiro do diretor em parceria com João Paulo Cuenca. Ainda em
cinema, a produtora assina “Infância Clandestina”, de Benjamín Ávila –
indicação Argentina ao Oscar 2013 –; “Amanhã Nunca Mais” (2011), de Tadeu
Jungle; “Titãs – a Vida até Parece uma Festa” (2009), de Branco Mello e Oscar
Rodrigues Alves; “Natimorto” (2009), de Paulo Machline, e “Cabeça a Prêmio”
(2009), de Marco Ricca. Em TV, a Academia de Filmes produziu, entre outras
obras, as microsséries “Amor em 4 Atos” (TV Globo), direção geral de Roberto
Talma; “A Pedra do Reino (TV Globo), da obra de Ariano Suassuna, direção geral
de Luiz Fernando Carvalho, e “Nathalia” (TV Brasil/Universal Channel), direção
de André Pellenz. Além das séries documentais “Eu Te Dedico” (Arte 1), “Linhas
Tortas” (Play TV), “Futuros Campeões” (Canal Combate), “Espírito da Luta”
(Canal Combate), Mixados (PlayTV) e “200 Graus” (Discovery H&H), entre
outras produções. Para mais informações, acesse: www.academiadefilmes.com.br.
SOBRE A IMAGEM FILMES
A Imagem é uma distribuidora nacional de filmes independentes
comprometida com a qualidade e variedade de produções. Atuando nos segmentos de
cinema, vídeo e televisão a distribuidora é responsável pelos lançamentos de
grandes produções nacionais, dentre elas, destacam-se os recentes: “É Fada!”,
“Nise - O Coração da Loucura”, “Soundtrack”, “O Rastro”, além das produções
internacionais: “Florence – Quem é Essa Mulher”, “Café Society”, “Gênios do
Crime”, “Silêncio”, “Círculo” e os recentes “Roda Gigante” e “Paddington 2”.
SOBRE A RIOFILME:
A RioFilme é uma empresa pública de investimento em audiovisual,
vinculada à Prefeitura do Rio de Janeiro e subordinada à Secretaria Municipal
de Cultura. Fundada em 1992 para apoiar a produção e distribuição de cinema na
cidade, atua nas áreas de apoio à expansão do mercado exibidor, estímulo à
formação de público e fomento à produção audiovisual, visando o efetivo
desenvolvimento da indústria audiovisual carioca. Ao longo de sua existência,
tem desempenhado papel fundamental na revitalização do Cinema Brasileiro, tendo
lançado mais de 300 filmes nacionais no mercado – sucessos de público e
crítica, como “Baile Perfumado” (Paulo Caldas e Lirio Ferreira), “Central do
Brasil” (Walter Salles), “Lavoura Arcaica” (Luiz Fernando Carvalho), “Terra
Estrangeira” (Walter Salles e Daniela Thomas, distribuição em vídeo), “Amarelo
Manga” (Claudio Assis), “Divã” (José Alvarenga Jr.), “Simonal: Ninguém sabe o
duro que dei” (Calvito Leal, Cláudio Manoel e MicaelLanger), entre vários
outros. Além do fomento à produção, a RioFilme apoia eventos, como festivais,
mostras e feiras ligadas ao mercado audiovisual bem como premiações como o GP
do Cinema e pré-estreias. Desde 2017, retornou à sua função original, que
imprime o seu DNA: a distribuição. O filme “Encantados”, de Tizuka Yamasaki,
foi o primeiro, com estreia em dezembro. Em janeiro foi a vez de “Peixonauta, o
filme”.
SOBRE A REDE TELECINE:
Joint-venture entre a Globosat e os quatro maiores estúdios de
Hollywood – Paramount, MGM, Universal e Fox –, a Rede Telecine também exibe com
exclusividade as produções da Disney e sucessos do mercado independente. O
melhor do cinema mundial estreia na TV brasileira através da Rede Telecine cada
vez mais rápido. Para investir cada vez mais na produção cinematográfica
nacional, a Rede Telecine lançou em 2008 o Telecine Productions, selo de
coprodução de títulos em parceria com grandes produtoras brasileiras. Além de
estimular a criação de novos filmes, o Telecine garante a exibição desses
títulos com exclusividade em suas diferentes plataformas. Em 2017, o Telecine
foi o mais lembrado entre todos os canais da TV por assinatura, categoria na
qual é líder isolado pelo quarto ano consecutivo conquistando na pesquisa Top
of Mind do Datafolha. Na de canais de filmes, a Rede mantém a liderança desde
2007 ¹. O Telecine é o canal fundamental na manutenção da TV por Assinatura2 e,
neste ano, tem em sua programação sete dos 10 filmes mais vistos pelo público
brasileiro em 2017³.
FONTES:
¹ – Top Of Mind 2016 – Datafolha – Perguntas: "Quando você
pensa em CANAIS DE TV POR ASSINATURA, qual o primeiro canal que lhe vem à
cabeça?" e "Quando você pensa em CANAIS DE FILMES POR ASSINATURA por
assinatura, qual o primeiro canal que lhe vem à cabeça?"
² – 21ª Pay TV Pop – Ibope 2014; Top Of Mind – Datafolha (A partir
de 2015)
³ – Iboe. Brasil. Estreias de 2016. Público Acumulado
Nenhum comentário