[News] Novembro no CCBB


No mês de novembro entra em cartaz a exposição 100 anos de Athos Bulcão, assim como os espetáculos de teatro Contos Partidos de Amor e No Pirex - Mostra Armatrux Eidi Ferreira. Panorama 2018 ocupa o térreo e o teatro I com apresentações de dança. No cinema, tem as mostras Cineklap – Dinamarca em Foco, Acorde! O Cinema de Spike Lee e O Realismo Social no Cinema de Mike Leigh. Acontece também mais um encontro de A palavra fora do lugar: Escritores refugiados e em risco, com os cineastas Silvio Tendler e Emília Silveira.

EXPOSIÇÃO
JEAN-MICHEL BASQUIAT
1º andar e térreo
Até 07/01
Retrospectiva, inédita no país, com mais de 80 quadros, desenhos e gravuras de Basquiat, que desenvolveu um estilo novo e expressivo e tornou-se um dos destaques da retomada da pintura figurativa na década de 1980. A obra personifica o caráter de Nova Iorque nos anos 1970/80, quando a mistura de empolgação e decadência criou um espaço importante de criatividade. As figuras poderosas que dominam a cena na obra do artista levam os críticos a classificá-lo como um neoexpressionista, ao mesmo tempo em que está imerso na cultura pop. Curadoria: Pieter Tjabbes.
Bate-papo com curadores dia 12/11, às 18h30 - Local: Auditório - 4º andar - Senhas distribuídas 1h antes.
Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo Eventim (Apple Store e Google Play) e em culturabancodobrasil.com.br ou na bilheteria do CCBB mediante disponibilidade.

Classificação indicativa: livre
Entrada franca
100 ANOS DE ATHOS BULCÃO
2º andar e térreo
De 07/11 a 28/01
A exposição celebra o centenário do carioca Athos Bulcão, conhecido pela diversidade de sua obra e inegável importância histórica e cultural, apresentando mais de 300 obras, incluindo trabalhos inéditos, que tornam possível visualizar seu caminho no Brasil e exterior, desde sua inspiração inicial pela azulejaria portuguesa, seu aprendizado sobre utilização das cores de quando foi assistente de Portinari, até as duradouras e geniais parcerias com Niemeyer e João Filgueiras Lima.
Curadoria: Marília Panitz e André Severo.

Bate-papo com curadores dia 7/11, às 18h30 - Local: Auditório - 4º andar - Senhas distribuídas 1h antes.
Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo Eventim (Apple Store e Google Play) e em culturabancodobrasil.com.br ou na bilheteria do CCBB mediante disponibilidade.
Classificação indicativa: livre
Entrada Franca

TEATRO
DIÁRIOS DO ABISMO
Teatro II – 19h – quinta a segunda
Até 05/11
Em forma de relato autobiográfico, feito em grande parte durante o ano de 1959, a atriz Maria Padilha vai contando fatos determinantes da vida da escritora Maura Lopes Cançado durante suas internações em clínicas psiquiátricas.
Texto original: Maura Lopes Cançado Dramaturgia: Newton Moreno, Direção: Sergio Módena; Elenco: Maria Padilha;
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

CONTOS PARTIDOS DE AMOR
Teatro II – 15h - Sábados e domingos
De 03/11 a 23/12 – 15h
Quatro pessoinhas amorosas e ciumentas revelam ao público suas verdades sobre as relações humanas. Por meio de diálogos bem humorados, dança e música, a peça infantojuvenil apresenta canções e contos originais livremente inspirados na obra de Machado de Assis.
Direção: Duda Maia. Dramaturgia: Eduardo Rios. Direção musical: Ricco Viana. Elenco: Diego de Abreu, Isadora Medella, Luciana Balby e Tiago Herz.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre

A ÚLTIMA AVENTURA É A MORTE
Teatro III - 19h30 – quarta a domingo
Até 16/12
Mais recente criação da companhia PeQuod Teatro de Animação, a peça foi desenvolvida  a partir do poema Notícia 409, do dramaturgo alemão Heinner Müller.  A montagem, como os demais trabalhos que marcam a trajetória do grupo, busca dissolver fronteiras entre gêneros, estilos e formatos.
Texto: Heinner Müller; Direção: Miguel Vellinho, Coreografia: Duda Maia; Elenco: Carla Ferraz, Diego Dienner, Liliane Xavier, Luiz Mello,  Mariana Fausto, Miguel Araujo, Raquel Botafogo.
Duração: 72 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

PANORAMA 2018
Teatro I e Térreo – Diversos horários
De 03 a 11/11
Maior festival do gênero do Rio de Janeiro, o Panorama segue sua parceria no CCBB com espetáculos inéditos ocupando o teatro e o foyer com temas como resistência, democracia e liberdade.
Idealização e curadoria: Nayse Lopez
De acordo com o espetáculo

NO PIREX – Mostra Armatrux Eidi Ferreira
Teatro I - 19h – sexta a segunda
De 16/11 a 17/12
A peça dispensa a palavra para narrar o encontro de cinco personagens grotescos e surreais em torno da mesa de um restaurante. Numa atmosfera de traços góticos é uma mistura de teatro físico, comédia muda, clown e a manipulação de objetos cotidianos. Em foco as relações de poder, o sexo, o amor e a morte, obra aberta a múltiplas interpretações do público.
Texto: Heinner Müller; Direção: Miguel Vellinho, Coreografia: Duda Maia; Elenco: Carla Ferraz, Diego Dienner, Liliane Xavier,  Luiz Mello,  Mariana Fausto, Miguel Araujo, Raquel Botafogo.
Duração: 72 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

IDEIAS
O CLUSTER - 6 ANOS
Auditório – 13h às 21h
24 e 25/11
Com edição especial, a plataforma multicultural voltada para a economia criativa carioca comemora mais um aniversário com uma programação de seminários sobre as novas tecnologias para o mercado de moda, arte, gastronomia e design, além de uma grande festa na área externa.
Confira a programação completa no site bb.com.br/cultura
Curadoria: Carolina Herszenhut
Classificação indicativa de acordo com a atividade.

A PALAVRA FORA DO LUGAR: ESCRITORES REFUGIADOS E EM RISCO
Auditório (4º andar) – 18h30
21/11
Convidados: Silvio Tendler e Emília Silveira
Exílio no cinema: geografia da fuga
Nas telas, obras sobre exílio e autores submetidos a afastamento compulsório de seus países e que combateram ditaduras em diferentes continentes. Reflexão conduzida por cineastas que vivenciaram o momento histórico em questão, no Brasil.
Moderador: Rodrigo Fonseca
Curadoria: Clarisse Fukelman
Classificação indicativa: livre
MÚSICA
MÚSICA NO MUSEU
Sala 26 (4º andar) – 12h30 – Quartas-feiras
O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB. Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva
Classificação indicativa: livre
CINEMA
O CINEMA INTERIOR DE PHILIPPE GARREL
Cinema I – Quarta a segunda
Até 05/11
Mais completa retrospectiva do cineasta francês já realizada no Brasil. Sua obra, tributária da Nouvelle Vague e atravessada por uma dimensão autobiográfica, aborda a experiência da juventude de maio de 1968 e seus desdobramentos. Garrel continua a filmar em 35mm, formato que será privilegiado na mostra, enriquecida também pela projeção de filmes de cineastas com os quais ele dialogou.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura
Curadoria: Maria Chiaretti e Mateus Araújo.
Classificação indicativa de acordo com o filme.

CINEKLAP – DINAMARCA EM FOCO
Cinema II – Quarta a segunda
De 07 a 19/11
Mostra de filmes dinamarqueses da atualidade, que tratam de temas diversos, como arte, urbanismo, cultura e política. Acompanha a mostra um painel que trata a questão do audiovisual, tratando o tema como uma atividade globalizada e dinâmica, com mediação do Instituto Cultural da Dinamarca e da curadora do projeto. O cinema dinamarquês tem como diferencial uma cadeia produtiva inteiramente sustentável, modelo inovador do ponto de vista da indústria cinematográfica brasileira.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura
Curadoria: Tatiana Groff
Classificação indicativa de acordo com o filme.

ACORDE! O CINEMA DE SPIKE LEE
Cinema I – Quarta a segunda
De 07 a 26/11
Ao demonstrar para Hollywood o potencial do cinema negro para alcançar um público mais amplo, Spike Lee saiu da condição duplamente marginalizada de cineasta independente e negro, fazendo de seus filmes parte da grande indústria do cinema americano. A retrospectiva oferece ao público uma programação que inclui obras-primas do diretor, seus primeiros longas e trabalhos mais independentes, além de debates.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura
Curadoria: Jaiê Saavedra.
Classificação indicativa de acordo com o filme.

MOSTRA DE CINEMA NORUEGUÊS
Cinema II – Quinta a segunda
De 28/11 a 10/12
Pelo segundo ano, a Embaixada da Noruega em Brasília e o Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro trazem para as telas do CCBB a produção cinematográfica norueguesa da atualidade. A mostra apresentará, nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, 15 títulos – entre dramas, comédias, documentários, e filmes de aventura –, destinados aos públicos adulto e jovem. O destaque dessa edição fica por conta da exibição inédita no Brasil de episódios da terceira temporada da websérie Skam – aclamada internacionalmente.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura
Curadoria: Embaixada Real da Noruega em Brasília
Classificação indicativa de acordo com o filme.

O REALISMO SOCIAL NO CINEMA DE MIKE LEIGH
Cinema I – Quarta a segunda
De 28/11 a 17/12
Retrospectiva da obra do aclamado roteirista e diretor britânico, vencedor da Palma de Ouro e do Prêmio de Direção em Cannes, do Leão de Ouro em Veneza, do Leopardo de Ouro em Locarno e indicado 7 vezes ao Oscar, entre diversos outros prêmios. A mostra traz obras que Mike Leigh realizou em quase 50 anos de atividade, como Segredos e mentiras e O segredo de Vera Drake, além de inéditos nas salas comerciais brasileiras. A programação inclui ainda trabalhos prévios feitos para televisão, sobretudo para os canais BBC e Channel 4, mesas de debate e uma aula magna.
Confira a programação no fôlder da mostra e no site bb.com.br/cultura
Curadoria: Hans Spelzon e Tunico Amancio
Classificação indicativa de acordo com o filme

PROGRAMAÇÃO PERMANENTE
GALERIA DE VALORES
Quarta a segunda - 09 às 21h
Museu Banco do Brasil
Exposição de longa duração que apresenta a trajetória da moeda no Brasil e no mundo, com cerca de 2 mil peças do acervo numismático do Banco do Brasil.
Venha conhecer materiais curiosos que já foram ou continuam sendo usados como dinheiro!
Curadoria: Denise Mattar

O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA
Quarta a segunda - 09 às 21h
Museu Banco do Brasil
Exposição de longa duração que apresenta a história do Banco do Brasil e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade e do país. As quatro salas, recentemente reabertas, com nova cenografia, mostram a linha do tempo de 1808 até os dias atuais, destacando os acervos museológico e arquivístico do Banco do Brasil. Outros três ambientes apresentam a sala do secretário, a sala do presidente e a biblioteca utilizadas pela Direção Geral do Banco do Brasil até a transferência da capital do Rio para Brasília, em 1960.
Curadoria: M’Baraká e CCBB Rio
ARQUIVO HISTÓRICO
Segunda e quarta a sexta - 10h às 19h
6º andar
Acervos arquivístico e audiovisual do Banco do Brasil e da Memória CCBB para pesquisa e consulta dos estudantes e público em geral. Atendimento com agendamento telefônico prévio no 3808-2353.
CCBB EDUCATIVO
Quarta a segunda – 09h às 21h
1º andar
O programa Arte & Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão para todos os públicos, garantindo acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade. Agendamentos para grupos, escolas, instituições e pessoas com deficiência: agendamentorj@ccbbeducativo.com. Mais informações: contatorj@ccbbeducativo.com. Programação completa e inscrições em: ccbbeducativo.com.

SERVIÇOS
Confeitaria Colombo - Casa de chá
2° andar
Novo espaço da Colombo, que traz em seu cardápio, os produtos que fazem parte da história da confeitaria, e um tradicional Chá da tarde que recebeu o nome do Centro Cultural. O chá CCBB é acompanhado de torrada Petrópolis, mel, geleia, bolo, doce, suco, pães e biscoitos leque, todos os produtos feitos na sede da casa centenária. 
Restaurante e Cafeteria Verso
Térreo
A cafeteria oferece opções de lanches doces e salgados para os visitantes durante todo o funcionamento do CCBB e a partir do meio dia, o restaurante traz opções de almoço, chá da tarde e jantar.
Livraria da Travessa
Térreo
É possível encontrar catálogos de mostras atuais e anteriores, além de centenas de títulos em livros nacionais, livros importados, eBooks, AudioBooks, DVDs e Blu-Rays.
Mais Informações
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Quarta a segunda, das 9h às 21h.
Bilheteria: Quarta a segunda, das 9h às 21h.


Nenhum comentário