[News] Exposição no SESC Duque de Caxias homenageia o poeta Jota Rodrigues


RIO DE JANEIRO - O poeta pernambucano radicado em Nova Iguaçu Jota Rodrigues, falecido em fevereiro deste ano, será homenageado em uma exposição que o Sesc RJ abre neste sábado (1/12) em sua unidade de Duque de Caxias, Baixada Fluminense. A mostra, batizada de “Jota Rodrigues – A Arte da Vida Atrevida”, aborda a vida e a obra do cordelista, que, além de autor de mais de 400 títulos, também foi xilógrafo, gráfico, músico e, ainda, estudioso de fitoterapia. Idealizada pelo Sesc RJ, a exposição tem a curadoria do antropólogo Ricardo Gomes Lima, professor da UERJ.
 A exposição conta a história de Jota Rodrigues por meio de um painel ilustrado e apresenta sua vasta produção artística. Entre as peças que serão exibidas estão manuscritos, fotografias, folhetos de cordel escritos e impressos pelo próprio artista, matrizes em madeira, xilogravuras em papel e tecido e registros etnográficos dos diversos conjuntos musicais criados por ele. A mostra também adentra no mundo das plantas medicinais que Jota estudava e cultivava em seu jardim para distribuir a amigos e vizinhos. O acervo pertence à filha do artista, Maria Aparecida de Oliveira.

CIDADÃO IGUAÇUANO, PATRONO DE BIBLIOTECAS E PREMIADO PELO MINC - Pernambucano de Águas Belas, pai sertanejo e mãe da etnia Carijó/Fulni-ô, Jota Rodrigues chegou à Baixada Fluminense em 1964. Estabeleceu-se com mulher e filhos em Nova Iguaçu, na região do Morro Agudo (hoje Comendador Soares). Faleceu em 22 de fevereiro de 2018, não sem antes ter seu valor reconhecido na região que escolheu para viver e também nacionalmente. Foi patrono e deu nome a diversas bibliotecas escolares e comunitárias da região e, em 2007, recebeu o Prêmio Culturas Populares, do Ministério da Cultura. Em 2009, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu lhe concedeu o título de Cidadão Iguaçuano. Em 2018 recebeu homenagem póstuma na 8ª Conferência Municipal de Nova Iguaçu. O município receberá a exposição em março de 2019, também na unidade do Sesc.

BATE-PAPO COM A FILHA E PESQUISADORES – A abertura da exposição, neste sábado (1/12), às 15h, contará com um bate-papo sobre a vida e a obra do artista. Com entrada franca, o encontro reunirá a filha Maria Aparecida, o curador Ricardo Lima e a pesquisadora Cáscia Frade (UERJ). Como os três conviveram com Jota Rodrigues e estudaram a sua obra, o tema será as características do trabalho do artista, assim como aspectos da sua vida pessoal e profissional. Conterrâneo do homenageado, nascido no mesmo município, o ator e cordelista Edmilson Santini fará uma intervenção artística baseada na obra de Jota Rodrigues.



SERVIÇO

Exposição “Jota Rodrigues – A Arte da Vida Atrevida”

Sesc Duque de Caxias: Rua General Argolo, 47, Jardim 25 de Agosto

Telefone: 3659-8377

Abertura: 1 de dezembro de 2018, às 15h, com bate-papo entre a filha Maria Aparecida de Oliveira e os pesquisadores Ricardo Gomes Lima (curador) e Cáscia Frade, ambos da UERJ. Intervenção artística com Edmilson Santini

Visitação: De terça a sábado (exceto feriados), das 8h às 17h. Até 03 de março de 2019

Classificação indicativa: Livre


Nenhum comentário