[News] ¨Legalize jᨠparticipa de seu segundo festival em Hollywood
O filme “Legalize Já – a Amizade Nunca Morre”, em cartaz nos
cinemas brasileiros, vai abrir programação da 10ª edição do Hollywood Brazilian
Film Festival, evento dedicado ao cinema brasileiro independente. A exibição
está marcada para 9 de novembro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Esse será o segundo festival na mesma cidade de que o filme
participa. Em 26 de outubro, “Legalize Já” foi exibido no Hollywood Film
Festival, em que foi premiado como um dos dez melhores filmes internacionais do
ano. No Brasil, conquistou os prêmios de Melhor Longa-metragem pelo Júri
Popular e Melhor Roteiro no 12º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro; recebeu
o prêmio de Melhor Ficção Nacional Segundo o Público na 41ª Mostra
Internacional de Cinema de São Paulo; e integrou as seleções do Festival do Rio
de 2017 e do Festival MIMO de Cinema 2018.
Dirigido por Johnny Araujo e Gustavo Bonafé e com roteiro de
Felipe Braga, “Legalize Já – a Amizade Nunca Morre” conta a história do
encontro entre Marcelo D2 (Renato Góes) e Skunk (Ícaro Silva) e do nascimento
da banda Planet Hemp. Também estão no elenco Stepan Nercessian, Paulete
Maldonado, Rafaela Mandelli, Marina Provenzzano e Shirley Cruz. O projeto conta
com o apoio de Marcelo D2, que assina o argumento junto do diretor Johnny
Araújo e é um dos responsáveis pela trilha sonora.
O filme é uma produção da Academia de Filmes, com distribuição
da RioFilme e Imagem Filmes e coprodução do Telecine e da RioFilme.
“Legalize Já – a Amizade Nunca Morre” foi realizado com recursos
da SABESP - Programa de Fomento ao Cinema Paulista - e do Programa de Apoio à
Cultura - Lei Estadual 12.268/06 - da Secretaria do Estado da Cultura e do
Governo do Estado de São Paulo e com o apoio da Ancine – Prêmio Adicional de
renda 2008, conferido a RioFilme.
SINOPSE
Como o encontro entre dois jovens que vendiam camisetas e fitas
cassete no centro do Rio de Janeiro para se sustentar pôde dar origem a uma das
bandas mais populares do Brasil na década de 1990? O filme narra esse momento
transformador na vida de Marcelo - futuramente, conhecido como Marcelo D2 - e
Skunk, que culminou na formação do Planet Hemp. Reprimidos por uma sociedade
preconceituosa, os dois fizeram da música um grito de alerta e de resistência,
conquistando corações e mentes de toda uma geração.
ELENCO
Renato Góes – Marcelo
Ícaro Silva – Skunk
Ernesto Alterio - Brennand
Marina Provenzzano – Sônia
Stepan Nercessian – Dark (Pai de Marcelo)
Rafaela Mandelli – Suzanna
Shirley Cruz - Marli
FICHA TÉCNICA
Direção: Johnny Araújo e Gustavo Bonafé
Roteiro: Felipe Braga
Produção: Academia de Filmes
Produtor: Paulo Roberto Schmidt
Fotografia: Pedro Cardillo
Montagem: Marcelo Junqueira
Trilha Sonora: Mauro Berman, Lourenço Monteiro e Marcelo D2
Distribuição: RioFilme e Imagem Filmes
SOBRE OS DIRETORES
Johnny Araujo é diretor de cinema, televisão, publicidade e
videoclipes. Dentre seus trabalhos destacam-se os filmes “O Magnata”, de 2007,
“Depois de Tudo”, de 2014, e “Chocante”, em 2017, e as séries “Alice” e “FDP”
(HBO), “As Canalhas” e “Copa Hotel” (GNT) e “E Ai Comeu...” (Multishow).
Gustavo Bonafé trabalhou como assistente de direção por dez anos, antes de
dirigir videoclipes, filmes publicitários e longa-metragens. Foi assistente de
direção no filme “O Magnata” e nas séries de TV “Alice” e “Destino SP” (HBO), e
diretor-assistente em “E Aí Comeu?” (Multishow). No cinema, dirigiu “O
Doutrinador” (2018) e codirigiu “Chocante” (2017).
SOBRE A ACADEMIA FILMES
A Academia de Filmes produz conteúdo audiovisual de entretenimento,
cultura e interatividade para todas as telas há 22 anos. Mais recentemente, em
cinema, coproduziu “Elis” (2016), de Hugo Prata. Está em produção dos dois
novos longas-metragens de Luiz Fernando Carvalho: “A Paixão Segundo G.H.”,
baseado no romance homônimo de Clarice Lispector, e “Objetos Perdidos”, com
roteiro do diretor em parceria com João Paulo Cuenca. Ainda em cinema, a
produtora assina “Infância Clandestina”, de Benjamín Ávila – indicação
Argentina ao Oscar 2013 –; “Amanhã Nunca Mais” (2011), de Tadeu Jungle; “Titãs
– a Vida até Parece uma Festa” (2009), de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves;
“Natimorto” (2009), de Paulo Machline, e “Cabeça a Prêmio” (2009), de Marco
Ricca. Em TV, a Academia de Filmes
produziu, entre outras obras, as microsséries “Amor em 4 Atos” (TV Globo),
direção geral de Roberto Talma; “A Pedra do Reino (TV Globo), da obra de Ariano
Suassuna, direção geral de Luiz Fernando Carvalho, e “Nathalia” (TV
Brasil/Universal Channel), direção de André Pellenz. Além das séries
documentais “Eu Te Dedico” (Arte 1), “Linhas Tortas” (Play TV), “Futuros
Campeões” (Canal Combate), “Espírito da Luta” (Canal Combate), Mixados (PlayTV)
e “200 Graus” (Discovery H&H), entre outras produções. Para mais
informações, acesse: www.academiadefilmes.com.br.
SOBRE A IMAGEM FILMES
A Imagem é uma distribuidora nacional de filmes independentes
comprometida com a qualidade e variedade de produções. Atuando nos segmentos de
cinema, vídeo e televisão a distribuidora é responsável pelos lançamentos de grandes
produções nacionais, dentre elas, destacam-se os recentes: “É Fada!”, “Nise - O
Coração da Loucura”, “Soundtrack”, “O Rastro”, além das produções
internacionais: “Florence – Quem é Essa Mulher”, “Café Society”, “Gênios do
Crime”, “Silêncio”, “Círculo” e os recentes “Roda Gigante” e “Paddington 2”.
SOBRE A RIOFILME
A RioFilme é uma empresa pública de investimento em audiovisual,
vinculada à Prefeitura do Rio de Janeiro e subordinada à Secretaria Municipal
de Cultura. Fundada em 1992 para apoiar a produção e distribuição de cinema na
cidade, atua nas áreas de apoio à expansão do mercado exibidor, estímulo à
formação de público e fomento à produção audiovisual, visando o efetivo
desenvolvimento da indústria audiovisual carioca. Ao longo de sua existência,
tem desempenhado papel fundamental na revitalização do Cinema Brasileiro, tendo
lançado mais de 300 filmes nacionais no mercado – sucessos de público e
crítica, como “Baile Perfumado” (Paulo Caldas e Lirio Ferreira), “Central do
Brasil” (Walter Salles), “Lavoura Arcaica” (Luiz Fernando Carvalho), “Terra
Estrangeira” (Walter Salles e Daniela Thomas, distribuição em vídeo), “Amarelo
Manga” (Claudio Assis), “Divã” (José Alvarenga Jr.), “Simonal: Ninguém sabe o
duro que dei” (Calvito Leal, Cláudio Manoel e MicaelLanger), entre vários
outros. Além do fomento à produção, a RioFilme apoia eventos, como festivais,
mostras e feiras ligadas ao mercado audiovisual bem como premiações como o GP
do Cinema e pré-estreias. Desde 2017, retornou à sua função original, que
imprime o seu DNA: a distribuição. O filme “Encantados”, de Tizuka Yamasaki,
foi o primeiro, com estreia em dezembro. Em janeiro foi a vez de “Peixonauta, o
filme”.
SOBRE A REDE TELECINE
Joint-venture entre a Globosat e os quatro maiores estúdios de
Hollywood – Paramount, MGM, Universal e Fox –, a Rede Telecine também exibe com
exclusividade as produções da Disney e sucessos do mercado independente. O
melhor do cinema mundial estreia na TV brasileira através da Rede Telecine cada
vez mais rápido.
Para investir cada vez mais na produção cinematográfica
nacional, a Rede Telecine lançou em 2008 o Telecine Productions, selo de
coprodução de títulos em parceria com grandes produtoras brasileiras. Além de
estimular a criação de novos filmes, o Telecine garante a exibição desses
títulos com exclusividade em suas diferentes plataformas.
Em 2017, o Telecine foi o mais lembrado entre todos os canais da
TV por assinatura, categoria na qual é líder isolado pelo quarto ano
consecutivo conquistando na pesquisa Top of Mind do Datafolha. Na de canais de
filmes, a Rede mantém a liderança desde 2007 ¹. O Telecine é o canal
fundamental na manutenção da TV por Assinatura2 e, neste ano, tem em sua
programação sete dos 10 filmes mais vistos pelo público brasileiro em 2017³.
FONTES:
¹ – Top Of Mind 2016 – Datafolha – Perguntas: "Quando você
pensa em CANAIS DE TV POR ASSINATURA, qual o primeiro canal que lhe vem à
cabeça?" e "Quando você pensa em CANAIS DE FILMES POR ASSINATURA por
assinatura, qual o primeiro canal que lhe vem à cabeça?"
² – 21ª Pay TV Pop –
Ibope 2014; Top Of Mind – Datafolha (A partir de 2015)
³ – Iboe. Brasil. Estreias de 2016. Público Acumulado
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