[News]CISAC comemora habilitação do audiovisual brasileiro
Paris, 17 de dezembro de 2018 – O governo brasileiro autorizou
duas sociedades audiovisuais a arrecadar, pela primeira vez, direitos de
diretores e roteiristas. Esta decisão, fruto de quatro anos de lobbying da
comunidade criativa, é um passo vital para a campanha pelo direito à
remuneração justa no Brasil. O Ministério da Cultura anunciou que a Diretores
Brasileiros do Cinema e do Audiovisual (DBCA) e Gestão de Direitos de Autores
Roteiristas (GDAR) estão autorizadas a arrecadar, distribuir e pagar direitos
autorais no Brasil e no exterior.
Maior mercado
O Brasil é o maior mercado na América Latina e Caribe em termos
de arrecadação para autores, de acordo com o Relatório Global de Arrecadação da
CISAC (Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores) em
2018. É o segundo país com mais rápido crescimento na região, cuja arrecadação
aumentou 38,9% em 2017. No entanto, devido a falta de sociedades autorizadas a funcionar
nesse setor, diretores e roteiristas não haviam recebido seus respectivos
direitos pelo uso de suas obras.
Writers & Directors Worldwide (W&DW), braço audiovisual
da CISAC e ela própria, em conjunto com as organizações de direitos autorais de
diretores e roteiristas da Argentina (DAC e ARGENTORES), da brasileira, INTER
ARTIS BRASIL (direitos conexos de intérpretes); e das alianças latino
americanas de diretores e roteiristas (ADAL e ALGyD), estão em campanha desde
2015 por direitos justos e proteção adequada para autores do audiovisual tanto
na América Latina como no mundo. A campanha que busca estabelecer remuneração
para diretores e roteiristas por todo tipo de uso de suas obras, seja online ou
offline, levou a Colômbia e ao Chile a promulgar leis que reconhecem esse
direito dos autores audiovisuais.
Vitória mundial
Comemorando a decisão, o presidente da W&DW, Horacio
Maldonado, declarou: “Esta é uma fantástica recompensa por recompensa pelo
incansável esforço da nossa comunidade para melhorar a vida dos criadores neste
enorme e importante mercado. O governo brasileiro reconheceu o papel dessas
sociedades de fomentar a criação cultural e desenvolver as indústrias
criativas.”
O Diretor Geral da CISAC, Gadi Oron, afirmou: “Estamos
encantados de ter mais duas sociedades autorizadas entre nossos 121 membros ao
redor do mundo. Essa decisão também é um avanço importante para a campanha
global que busca trazer remuneração para criadores audiovisuais ao redor do
mundo. E é o reconhecimento do incessante trabalho, paixão e mobilização das
nossas sociedades-membro e colegas da América Latina.”
O presidente da DBCA, Sylvio Back, disse: “Este é um marco
histórico para nossa indústria audiovisual, que permitirá a arrecadação e
distribuição de direitos pela primeira vez, como ocorre em dezenas de países em
todo o mundo. Isso contribuirá para o desenvolvimento do setor e fortalecerá a
agenda econômica tanto da cultura como do entretenimento nacionais”.
O presidente da GEDAR, Marcilio Moraes, declarou: “O
reconhecimento do governo brasileiro do direito autoral dos autores-roteiristas
sobre a exibição pública de suas obras representa um extraordinário avanço na
luta desses profissionais pela justa remuneração do seu trabalho. De agora em
diante, o escritor do audiovisual poderá participar integralmente do destino da
obra que escreveu no Brasil”.
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