[News] Confira o trailer de ¨Eleições¨ de Alice Riff
Em ‘Eleições’, secundaristas se organizam para a corrida
eleitoral que irá eleger o comando do grêmio da escola. Quatro grupos de
estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem
estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola. Os conflitos e tensões
entre as chapas revelam suas diferenças políticas, e a contundência da
realidade cotidiana convive com a resistência do sonho, da amizade e do direito
de criar caminhos para o mundo em que se acredita.
“Em um ano de eleições no Brasil, Eleições acompanha uma eleição
cujos protagonistas são justamente quem está subrepresentado nas instâncias de
decisões políticas, a classe trabalhadora: mulheres, jovens, negros, negras,
comunidade LGBT. Além da baixa representatividade desses grupos no congresso
nacional, vivemos também um momento em que o jovem apresenta desconexão com o
nosso sistema democrático. Entramos em uma escola pública no centro de São
Paulo e acompanhamos um processo eleitoral com eles e elas. Para além do filme,
essa aproximação vem porque acredito que a construção democrática, o ato de
questionar e argumentar, de dizer não, e de coletivamente construir a
identidade de cada um, é importante. O desejo do filme foi o de fortalecer o
espaço de construção política do jovem dentro da escola, da escola ser cada vez
mais este espaço de reflexão crítica” diz a diretora.
As filmagens aconteceram na Escola Estadual Doutor Alarico
Silveira, no bairro da Barra Funda em São Paulo. O trabalho da direção do filme
com os alunos foi muito intenso. A equipe visitou a escola todos os dias
durante três meses, e ficaram totalmente absorvidos pelo ritmo da escola, sua
dinâmica de funcionamento e não apenas as questões que todo o processo de
eleição do novo grêmio trazia, mas também os conflitos individuais que os
adolescentes vivem. “Foi um trabalho de muita troca e conversa, um processo de
escuta e de respeitar o caminho que os jovens estavam levando o filme.” explica
Alice.
“Acredito na escola pública, seu potencial, e na experiência da
escola pública para a formação de um cidadão com reflexão crítica da sociedade.
O filme propõe que a escola pública deve ser olhada com carinho. Ela tem
inúmeros problemas mas o que ninguém tira dela são as pessoas, alunos e
funcionários, que recriam os espaços. A escola é um microcosmos que reflete o
macro, e potencializar a experiência da escola é fundamental para construir o
país que queremos”, ela complementa.
“Eleições” tem previsão de estreia comercial para dia 14 de
março de 2019 e será distribuído para todo o Brasil pela Olhar Distribuição.
O filme foi produzido por meio do Edital Videocamp de Filmes -
Edição 2017, iniciativa da plataforma Videocamp e patrocinado pela Coca-Cola
Brasil. Além da missão de democratizar o acesso à cultura e informação ao
viabilizar a exibição pública e gratuita de filmes de impacto, o Videocamp
também atua no fomento ao audiovisual por meio de editais, que estimulam a
produção e distribuição de filmes capazes de promover um mundo mais justo,
solidário, sustentável e plural, como foi o caso de "Eleições".
"O Videocamp acredita no poder transformador do
audiovisual, e 'Eleições' trata de um tema que é especialmente caro para nós –
do fazer político, em suas diferentes expressões e instâncias da sociedade,
inclusive na escola. Encontramos na Coca-Cola Brasil a patrocinadora ideal para
a primeira edição do edital, já que a empresa viu sinergia com o tema proposto
– 'Diálogos'", diz Josi Campos, coordenadora do Videocamp. "Assim,
juntos, pudemos possibilitar que esse projeto potente, que agora começa sua carreira
em festivais, fosse realizado pela Alice”, ela complementa.
SOBRE A DIRETORA
Alice Riff é realizadora audiovisual. Formada em Cinema (FAAP) e
Ciências Sociais (USP). Eleições é o segundo longa metragem de Alice Riff. Meu
corpo é político, seu primeiro longa, esteve em festivais como Visions du Réel,
BAFICI, Festival de Havana e ganhou os prêmios de melhor filme brasileiro no
Olhar de Cinema Curitiba e recebeu o Prêmio Stajano de Melhor Filme no Lovers
Film Festival, Torino.
Realizou anteriormente diversos curtas-metragens, como Orquestra
Invisível Let’s Dance (2016), 100% Boliviano, Mano (2014) e Cidade Improvisada
(2012), todos voltados a temas ligados aos direitos humanos e juventude.
SOBRE A DISTRIBUIDORA
A Olhar Distribuição nasceu em parceria com o Olhar de Cinema –
Festival Internacional de Curitiba e em consonância com seu propósito de buscar
filmes que dialogam com a contemporaneidade. O objetivo da empresa é
respeitando o universo próprio a cada filme, suas cores, sua cultura, seus
sorrisos, transpor as suas fronteiras e levá-los a outros olhares, cercados de
realidades distintas, a fim de provocar a reflexão e a sensibilização.
SOBRE O VIDEOCAMP
O Videocamp é uma plataforma online e gratuita que possibilita
que produções audiovisuais em busca de impacto e transformação alcancem o maior
número possível de pessoas. Por meio de exibições públicas, que podem ser
realizadas por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, o Videocamp
democratiza o acesso à cultura e à informação. Para os realizadores, a
plataforma potencializa a formação de público e atua como ferramenta de
promoção dentro da estratégia de lançamento do filme.
SOBRE A COCA-COLA BRASIL
O Sistema Coca-Cola Brasil é o maior produtor de bebidas não
alcoólicas do país e atua em nove segmentos — água, café, chás,refrigerantes,
néctares, sucos, lácteos, bebidas esportivas e bebidas vegetais — com uma linha
de 213 produtos, entre sabores regulares e versões zero ou de baixa caloria.
Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, mais a parceria com Leão
Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 53,7 mil funcionários,
gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Em 2018, o Sistema Coca-Cola
Brasil mantém o nível de investimentos do ano passado, de aproximadamente R$ 3
bilhões, e continua apostando em inovar para ampliar seu portfólio, oferecer
cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e em incentivar iniciativas
que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua. A
empresa trabalha para gerar impacto social e ambiental positivos. Em 2017,
passou a contribuir com o acesso à água potável em comunidades rurais e de
baixa renda, por meio da aliança Água+ Acesso. Em reciclagem, a empresa tem o
objetivo de ajudar a coletar e reciclar o equivalente a 100% de suas embalagens
até 2030.
Ficha técnica:
2018 | Brasil | documentário | 100’
Direção: Alice Riff
Sinopse: É época de eleições para o grêmio estudantil. Secundaristas
se organizam para a corrida eleitoral. Quatro grupos de estudantes, com
opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de
campanha e lutam por melhorias na escola. Os conflitos e tensões entre as
chapas revelam suas diferenças políticas, e a contundência da realidade
cotidiana convive com a resistência do sonho, da amizade e do direito de criar
caminhos para o mundo em que se acredita.
Classificação indicativa: a verificar
Trailer:
Nenhum comentário