[News] Espetáculo O Preço- SESC Copacabana
RIO DE JANEIRO - A CiaTeatro Epigenia trará como um dos seus principais
projetos em seu 19º ano de fundação a peça: “O PREÇO”, de Arthur Miller. Em
2017, esteve na Broadway com Deni DeVito, Mark Rufalo, Jessica Hecht e Tony
Shalhoub no elenco e em 1968, quando estreou, ganhou o PREMIO TONY DE MELHOR
TEXTO.
Depois de um mergulho de 3 anos sobre as obras de David Mamet,
com a premiadíssima Trilogia Mamet (Oleanna, Race e Hollywood), que rendeu mais
de 10 indicações e prêmios teatrais, entre eles Shell/RJ e SP, APCA e Aplauso
Brasil, e o não menos aclamado espetáculo infantil da Cia. Casa Caramujo, com
mais de 25 indicações aos prêmios Zilka Salaberry, Botequim Cultural e CBTIJ,
vencendo em diversas categorias, a Cia agora mergulha em um novo estudo, sobre
as obras do autor Arthur Miller, para uma nova trilogia.
“Talvez tudo o que podemos fazer é ter a esperança
de acabar com o arrependimento certo.”
Arthur Miller
“O PREÇO” abre a Trilogia Miller, projeto em parceria com a THE
ATHUR MILLER SOCIETY, no qual estão previstas diversas ações e publicações nos
próximos três anos. A tradução do texto está a cargo do mais novo integrante da
Cia., o teórico Thiago Russo, Mestre e Doutorando pela USP, onde leciona, além
ser membro da The Arthur Miller Society USA.
Em “O PREÇO”, que estreia dia 14 de março no Sesc Copacabana, o
espectador tem a oportunidade de ver como dois irmãos que viveram sob o mesmo
teto (Erom Cordeiro e Romulo Estrela) possuemversões diferentes sobre os mesmos
fatos e têm opiniões diferentes sobre os mesmos conflitos e visões tão
antagônicas do mesmo pai, que chegam a parecer dois estranhos. A relação
familiar mais parecem ser peças de quebra-cabeças de caixas diferentes, tudo
parece estar fora do lugar, não só as peças não se encaixam, realmente as peças
parecem ser de caixas diferentes, os irmãos ainda tentam juntar as histórias
para chegar a um ponto de interseção, mas ficam à deriva.
Miller é genial ao colocar os mistérios familiares, seus
segredos e a incomparável estética dramatúrgica deste que é um dos maiores
dramaturgos americanos. Os contrapontos da peça estão de um lado Glaucio Gomes,
que representa o comprador e ajuda em respirações mais leves, com seu tom
engraçado e, de outro lado, Ester, representada por Luciana Fávero, esposa de
Vitor (Romulo Estrela), costura toda a dramaturgia, tentando de fato facilitar
o contato entre os irmãos.
O PREÇO é uma peça sobre o hiato na relação de dois irmãos e o
reencontro em meio a dissolução de móveis e bens da família, com segredos e
mágoas que os anos não souberam desfazer, a peça é de uma atualidade voraz. São
muitos os paralelos com a situação econômica e social que atravessamos. Com
enorme habilidade e talento, Miller desenvolve diálogos potentes e emocionantes
sobre a família e a forma como as relações se deterioram quando os problemas
não são resolvidos e criando ressentimentos que se acumulam ao longo dos anos.
São os Fantasmas que nos atormentam com seus mistérios familiares: O que você
fez? O que não fez? O que você poderia ter feito? O que era um dever, para
quem, para quê e porquê?
Se tudo tem um preço, tudo é fruto de escolhas. Arthur Miller é
ágil na sua construção dramática, revelando pouco a pouco, num rodopio de
palavras, que guardam memórias em busca do confronto final. Pontuado por várias
cenas cômicas, costuradas pelo personagem do comprador, a peça tem suas doses
de ‘’respiro’’ e pausa. Nos climas de suspense, que são gerados a cada novo
segredo revelado, estão muito da preciosidade e magnetismo do texto.
Por toda situação que estamos passando, uma reforma social,
inclusiva e transformadora só é possível com dialogo e visão sobre diferentes
pontos de vista acerca da variedade de situações. Em “O PREÇO” discute-se a
crise da consciência em escolhas impostas por uma sociedade, a repressão do que
realmente somos, o consumo e o capitalismo, e em meio a tudo isso, as relações
familiares com seus conflitos. (sugiro verificar uso de ponto e vírgula).
Pode se apagar mágoa de anos e anos em prol de uma tomada de
nova consciência? E o perdão, tem um preço? Tudo, realmente tem um preço? Neste
caso, Arthur Miller explora o modo como as dependências familiares nos fazem
preferir a rotina à verdade e como podemos empenhar a nossa vida ao
acreditarmos que não tivemos escolha.
SINOPSE
Dois irmãos voltam a se encontrar anos depois da morte do pai,
com objetivo de desocuparem a casa que deixaram intacta ao longo de todos
aqueles anos. Um velho vendedor vem dar-lhes um preço pelos móveis e objetos
que querem se desfazer. No entanto, a transação não é tão simples como
imaginavam: todas aquelas coisas fazem parte da história da família, estão
repletas de memórias e os obrigam a se confrontarem com o passado e as escolhas
que fizeram na vida. É quando descobrem que um acontecimento pode ter duas
verdades. Qual foi o preço dessas escolhas? Qual é o preço das contas que
ficaram sem pagamento? O que se perde e o que se ganha? Neste encontro cheio de
emoções, debatem-se as grandes questões da vida, com a esperança latente de uma
maior compreensão do que é profundamente humano.
SERVIÇOS:
Estreia dia 14 de março
Temporada de 14 a 31 de março – quinta a domingo – sempre às
19:00
Local: Arena do Sesc Copacabana
Endereço: Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, Rio de Janeiro
- RJ
Ingressos: R$ 7,50 (associado do Sesc), R$ 15 (meia), R$ 30
(inteira). Todas as categorias de ingresso (inteira, meia e habilitados Sesc)
têm 50% de desconto com a doação de 1kg de alimento não perecível, a ser
repassado para o Mesa Brasil do Sesc RJ.
Informações: (21) 2547-0156 - Bilheteria
Horário de funcionamento:
Bilheteria - Horário de funcionamento:
Terça a Sexta - de 9h às 20h;
Sábados, domingos e feriados - das 12h às 20h
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 90 minutos
Lotação: 200 lugares
Gênero: drama
Sobre o Diretor
Direção e Cenário: Gustavo Paso – É hoje um dos principais
diretores do teatro de sua geração, com sucessos sucessivos, ano a ano, alia
Arte com Entretenimento, tendo, nesses últimos anos, peças que sempre figuraram
entre as Melhores do Ano. Há 18 anos, a frente da Cia, neste período vem
mesclando renomados textos teatrais com projetos autorais, alcançando imenso
sucesso nos dois caminhos. Alguns espetáculos: 2018: - HOLLYWOOD, de David
Mamet, que lhe rendeu a indicação ao
Premio Shell e APCA 2018, como Melhor Diretor; 2017 – RACE, de David Mamet,
concorreu a 6 indicações nos prêmios Shell, APCA e ganhou Melhor Espetáculo de
Cia- Aplauso Brasil SP; Casa Caramujo, seu texto e direção, 21 Indicações em
três Prêmios: Zilka Salaberry, CBTIJ e
Botequim Cultural; A Festa de
Aniversário, de Pinter, indicado a
prêmios no RJ e com excelentes críticas; 2016 – Oleanna, 4 anos de temporadas e
turnês - 06 indicações e 02 prêmios - APCA e Aplauso Brasil SP - melhor
espetáculo de SP; Jogo Fatal de Antony
Shaffer, com Marcos Caruso e Erom Cordeiro - 02 indicações a prêmios - APTR e
Contigo; Garagem texto e direção Gustavo Paso- com grande elenco e
participações, 9 carros em cena. Posteriormente, a peça foi roteirizada,
filmada e esta em fase de edição; Bodocongó – poema dramático cinematográfico –
texto e direção Gustavo Paso, Premio PRONAC Ministério da Cultura; dentre outros trabalhos.
Sobre a Cia
A Companhia possui 19 anos de atividade com espetáculos
premiados e com reconhecimento de público e crítica. Alguns projetos, nos
últimos cinco anos, sempre com a direção
artística de Gustavo Paso, fundador e idealizador dos projetos junto a
produtora e atriz, Luciana Fávero: Em Nome do Jogo, com Marcos Caruso e Erom
Cordeiro (2012 a 2014 - 02 anos de temporadas e turnês - 02 indicações a
prêmios - APTR e Contigo); Oleanna, com Marcos Breda e Luciana Fávero (2014 a
2017 - 03 anos de temporadas e turnês - 06 indicações e 02 prêmios - APCA e
Aplauso Brasil - melhor espetáculo de SP e melhor ator); Race, com Gustavo
Falcão, Heloísa Jorge, Luciano Quirino, Leandro Vieira e Clovis Gonçalves (2015
a 2017 – 02 anos de temporadas - concorrendo a 6 indicações - Shell, APCA e
acaba de ganhar o Premio Aplauso Brasil melhor espetáculo de cia ); Hollywood,
com excelentes críticas e indicada aos prêmios Shell e APCA, categoria melhor
direção, melhor elenco, no Prêmio APLAUSO BRASIL 2018 e Prêmio Tony de melhor
texto; Garagem, com grande elenco e participações, 9 carros em cena.
Posteriormente a peça foi roteirizada, filmada e esta em fase de edição. E o
mais recente, CASA CARAMUJO, foi indicado nos Prêmios CBTIJ, Zilka Salaberry e
Botequim Cultural, nas categorias de Melhor Espetáculo, Direção, Autor, Ator
(Marcio Nascimento - vencedor nos três prêmios), Trabalho de Formas Animadas
(Gustavo Paso e Eduardo Andrade Vencedores do Prêmio CBTIJ), seguindo as
indicações de Figurino, Iluminação, fotografia de Cena e Trilha Sonora
Original.
Ficha Técnica
Texto: Arthur Miller
Tradução: Thiago Russo e Gustavo Paso
Direção: Gustavo Paso
Elenco: Romulo Estrela, Erom Cordeiro, Glaucio Gomes e Luciana
Fávero
Figurinos: Luciana Fávero
Iluminação: Bernardo Lorga
Cenário: Gustavo Paso
Direção Musical: André Poyart
Direção de Produção: Luciana Fávero
Assistente de Ensaio: Vinicius Cattani
Administração da Temporada: Andre Roman
Designer: Paso D´Arte Eventos
Assessoria de Imprensa: Duetto Comunicação
Realização: CiaTeatro Epigenia
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