[News] Sony Music promove seu primeiro hackthon, o Code Stage em março, no Rio de Janeiro
Pensando em como ampliar a presença feminina em todas as etapas
da indústria da música, a Sony Music promove seu primeiro hackaton. Nos dias
22, 23 e 24 de março o Rio de Janeiro receberá uma maratona de tecnologia, o
Code/Satge, no espaço WeWork, Centro do Rio de Janeiro. O evento pretende
descobrir como a tecnologia pode aumentar o número de mulheres no mercado.
De acordo com Bruna Araujo, head de RH da Sony Music, a decisão
de fazer um evento como este surgiu a partir da análise dos dados sobre o
consumo de música nas plataformas digitais e uma disparidade latente observada
no que envolvia as mulheres na indústria da música como um todo.
“Não faz sentido lutarmos pela representatividade da mulher
somente no contexto organizacional, podendo influenciar também no processo de
criação até o consumo da música. A USC (University of Southern California) fez
uma pesquisa sobre diversidade entre as músicas listadas entre as 100 mais
populares pela Billboard de 2010 até 2018 e indica algumas discrepâncias. Por exemplo,
a taxa de representatividade é de três homens para cada artista feminina. No
Brasil, a UBC (União Brasileira dos Compositores) levantou que apenas 8% de
compositores cadastrados são mulheres. Olhando as indicações do Grammy, apenas
10.4% dos indicados entre 2013 e 2019 são mulheres”, conta Bruna.
O hackathon é uma maratona de tecnologia que busca resolver um
problema através de uma solução tecnológica. Para isso, equipes
multidisciplinares externas, internas ou mistas, se reúnem para encontrar uma
saída para o problema. Para fazer toda a produção do evento, a Sony Music
convidou a Shawee – única plataforma capaz de automatizar todos os processos de
um hackathon desde sua idealização, organização, realização e avaliação.
Rodrigo Terron, CEO da plataforma, crê que os ganhos observados nas maratonas
são muitos. “Os hackathons têm nos mostrado uma transformação muito positiva
nas empresas. As ações e a integração realizadas durante a maratona precisam
ser cultivadas frequentemente através de encontros, conexões com a comunidade e
parceria com os projetos que mais atendem às necessidades de cada companhia”,
afirma Terron.
O Code/Stage Hackathon da Sony Music chega para entender melhor
quais são os desafios que as mulheres enfrentam e pensar em soluções que ajudem
a alcançar a igualdade de gênero nas diversas etapas que compõem a indústria
musical e, junto de pessoas incríveis com interesses diversos, descobrir como a
tecnologia pode mudar o futuro da música ao empoderar meninas e mulheres.
“O code/stage faz parte um movimento interno de incentivar e
apoiar o empreendedorismo criativo nos nossos colaboradores. Ele foi idealizado
para aproximar a nossa gente da comunidade tecnológica, na busca da diversidade
de ideias e pensamento. Nossa expectativa é provocar uma mudança cultural de
inovação, não apenas na Sony Music, mas no mercado da música. A transformação
digital mudou nossa forma de trabalhar e o nosso mindset. Agora é hora de
sermos protagonistas das mudanças que estão por vir”, explica Bruna.
Terron acredita que o Code/Stage vai impactar positivamente o
cenário musical brasileiro. “Esse movimento da Sony Music é essencial e vai ao
encontro da nossa filosofia de democratizar o acesso à inovação de forma
igualitária. Homens e mulheres são capazes e devem ter o mesmo espaço para
mostrar os seus talentos”, conclui.
Para a Head de RH da Sony Music a escolha de realizar o evento
no mês em que se é comemorado o Dia Internacional da Mulher, foi proposital,
para aproveitar a discussão natural sobre a representatividade da mulher e
levantar a questão que envolve a indústria da música.
“Ações relacionadas às questões de gênero serão levantadas nessa
data e queremos pautar mudanças no nosso mercado. A equidade de gênero no
evento como um todo é prioridade absoluta. Queremos não apenas participantes
mulheres, mas também mentoras, produtoras e palestrantes. Colaboradoras da Sony
Music já foram convidadas para fazer parte do evento e compartilhar a visão delas
nas mentorias do Hackathon. O júri terá maioria feminina para avaliação dos
projetos. Faremos também uma curadoria dos participantes para garantir a
maioria feminina nos grupos”.
Sobre o evento
Serão 3 dias de evento, no qual o 1º (dia 22/03) será um warm-up
com palestras e debates sobre a presença feminina no mercado da música e
insights sobre consumo. A partir do dia 23/03, começa a maratona com a
apresentação do desafio e a formação dos grupos. Com as equipes montadas, cada
um começa a trabalhar na idealização a partir do desafio proposta. Em paralelo,
mentores vão de grupo em grupo, questionando e ajudando os grupos a definir e
executar essa ideia.A maratona vai até a manhã do dia 24/03, onde no começo da
tarde cada um grupo irá apresentar em 3 minutos o seu projeto final para o
júri.
Quem pode participar
Quem tem qualquer conhecimento em Programação, Design, Gestão de
Negócios, marketing, modelo de negócio, profissional da música ou envolvida(o)
com ações relacionadas à equidade de gênero, ou simplesmente, simpatizante do
tema. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 10/03.
Sobre Sony Music
A Sony Music Entertainment é uma companhia global de música,
presente em mais de 40 países, com vasta gama de artistas locais e
internacionais. A empresa possui um amplo catálogo que inclui algumas das
gravações mais importantes da história. É a casa de gravadoras que representam
músicas de todos os estilos. No Brasil, a Sony Music conta com um cast que
abriga grandes artistas da cena nacional, de gêneros diversos. Fazem parte da
gravadora, nomes como Roberto Carlos, Martinho da Vila, Karol Conka, Natiruts,
Emicida, Skank, Capital Inicial, Jota Quest, Mallu Magalhães, Preta Gil, Pabllo
Vittar, Lucas Lucco, Henrique & Diego, Cat Dealers, entre muitos outros.
Sobre a Shawee
Com uma equipe altamente especializada na organização e
realização de hackathons, o objetivo da Shawee é automatizar todos os processos
que envolvem as maratonas de tecnologia e torná-las mais rápidas, dinâmicas e
organizadas, com o foco em auxiliar as empresas na mudança de mindset e
empoderar jovens empreendedores do Brasil. A plataforma foi criada em 2017 e já
realizou mais de 100 eventos em 10 estados brasileiros para 40 clientes, entre
eles Uber, Itaú, SAP, IBM, Stone, Elo Cartões, Banco Original e outros. São
mais de 10 mil usuários cadastrados na base da plataforma.
Local:
WeWork - Carioca
Av. Alm. Barroso, 81
Centro - Rio de Janeiro, RJ
Para mais informações e inscrições:
Nenhum comentário