[News] Grupo Magiluth começa ocupação no SESC Avenida Paulista dia 26 de março
Fundado em 2004, o Grupo Magiluth, uma das companhias de teatro
mais reconhecidas de Recife, ocupa o Sesc Avenida Paulista a partir do dia 26
de março de 2019 com uma programação composta por duas oficinas, um bate-papo
aberto ao público e três espetáculos – sendo dois do repertório e um inédito.
A vinda do grupo dá continuidade a pesquisas que foram
realizadas no ano passado no Sesc Avenida Paulista. A partir de uma residência
artística, os integrantes do Magiluth começaram o processo de criação de uma
peça site specific, ou seja, planejada a partir das particularidades do local
em que será apresentada. "Era impossível pra gente deixar de usar tudo que
havia no 13º andar do Sesc, em que a fachada de vidro permite a entrada
completa da luz, o que dá outra cara para o espaço. Começamos o espetáculo no
teatro e depois ocupamos todo o andar", diz Giordano Castro, um dos
integrantes do grupo.
A peça inédita Apenas o Fim do Mundo, escrita em 1995 pelo
dramaturgo francês Jean-Luc Lagarce, inaugura um marco na história do grupo.
"Nossas peças costumam ter um texto bastante fragmentado e criado em
conjunto. Dessa vez, optamos pelo texto de um autor que trabalha com uma
estrutura diferente da já trabalhada pelo grupo", diz Giordano. O artista
complementa que o grupo vem em uma sucessão de peças explicitamente políticas,
e a inédita traz uma camada de delicadeza e comoção que o grupo não trabalhava
há algum tempo. "Pensamos que falar sobre o amor hoje talvez fosse tão
revolucionário quanto abordar diretamente a política", completa.
Com uma estrutura de tempo não-lógica (as personagens têm
dificuldade, por exemplo, de entender se o tempo que passou tratou-se de um dia
ou de anos), a peça tem direção de Giovana Soar, que também é a tradutora do
texto, e Luiz Fernando Marques (Lubi), do grupo XIX de Teatro. A participação
dos dois diretores se justifica pelo modo colaborativo e horizontal com que
trabalham, características presentes em todos os trabalhos do grupo Magiluth.
Lubi e Giovana também trabalharam em outras montagens do grupo
que farão temporada paulistana. Aquilo Que Meu Olhar Guardou Para Você, de
2012, conta com o olhar delicado e propositivo trazido por Lubi, nas palavras
de Giordano. "Ele tem uma postura muito provocativa e sabe bagunçar a
encenação para depois organizá-la", conta. Com texto fragmentado, a peça
traz no enredo diversas situações em que o homem se insere num local diferente
do de origem, um olhar de fora para cidades que muitas vezes são marcadas
apenas pelo senso comum.
Já Dinamarca, de 2017, é um espetáculo inspirado na tragédia
Hamlet, de William Shakespeare. O texto aposta em uma série de abordagens,
leituras e caminhos propostos pela obra. Para Giordano, a assessoria de Giovana
Soar auxiliou na fluidez e naturalidade do texto. Agora, na direção simultânea
de Apenas o Fim do Mundo, que contou com encontros do grupo com os diretores em
São Paulo, Recife e Curitiba, Giordano destaca a potência dessa união de
olhares. "Giovana traduziu o texto, então a condução dela para a fala dos
atores foi muito importante, enquanto o Lubi apoiou bastante num pensamento
amplo sobre a cena".
O artista ressalta que uma característica da companhia é a busca
por parceiros em todos os lugares que passam. Em São Paulo, além de Lubi,
destaca também encontros e trocas a Cia de Mungunzá de Teatro, criadora do
Teatro de Contêiner. Na comemoração dos 15 anos, o grupo aproveita o momento
para celebrar as parcerias feitas ao longo do trajeto. Além de Lubi (São Paulo)
e Giovana Soar (Cia Brasileira de Teatro, de Curitiba), também participam da
ocupação o diretor Fernando Yamamoto, da Cia Clowns de Shakespeare (Natal) e a
pesquisadora de teatro Ivana Moura, ambos participantes de um bate-papo
gratuito e aberto ao público que será realizado no dia 17 de abril,
quarta-feira, às 20h30.
Uma das características mais marcantes na trajetória da
companhia é observar o evento teatral como um jogo, onde o ator é o jogador e o
público é o agente da obra - é quem permite que ela aconteça.
Também é um registro do grupo a fragmentação da dramaturgia, os
textos e direções colaborativos - assinados por todos integrantes e artistas
convidados - e a condução do teatro junto com seus fundamentos épicos e
tradicionais
Completam a ocupação duas oficinas: o Construindo a Cena, que
propõe um desenvolvimento das experimentações usadas pelo grupo em cena (26 de
março a 10 de abril) e a oficina Jogo Total, que apresenta aos participantes
alguns dos procedimentos teatrais mais utilizados pela companhia (dias 17, 18 e
20 de abril).
SINOPSES DOS ESPETÁCULOS
Aquilo que meu olhar guardou para você (2012)
Quinto espetáculo do grupo pernambucano Magiluth, Aquilo que meu
olhar guardou para você é fruto de uma investigação a partir de imagens
trocadas com a equipe do Teatro do Concreto, do Distrito Federal, no Programa
Rumos Itaú Cultural, abordando o comportamento do homem contemporâneo na
urbanidade. Lançando mão de diversos recursos teatrais, destinos individuais,
de transformações e desvios são postos em cena sempre com um olhar afetuoso. Composto
por cenas fragmentadas, a montagem traz no elenco os atores Erivaldo Oliveira,
Giordano Castro, Lucas Torres, Mario Sérgio Cabral e Pedro Wagner.
Dinamarca (2017)
Dinamarca é uma peça inspirada num dos textos mais conhecidos da
dramaturgia ocidental, Hamlet. A tragédia escrita por William Shakespeare entre
1599 e 1601 é notoriamente considerada um clássico, pois apesar da época em que
foi escrita, se mantém viva, atual e traz reflexões sobre o nosso tempo. Dentro
dessas possibilidades, a ideia de ficcionalizar uma bolha social do reino
dinamarquês serve como argumento para a construção de Dinamarca. O Magiluth
busca estar sempre em diálogo com o momento presente, tentando fazer de seus
trabalhos um recorte do seu tempo. Para isso, busca como referências obras
atemporais que não se esgotam em possibilidades de interpretações. Essa é uma
das maiores forças da tragédia Shakespeariana: revelar quem somos através dos
conflitos que atormentam a cabeça do jovem príncipe. Quando esses conflitos são
revelados, entende-se como as pessoas agem sendo produto e produtor da
sociedade em que vivem.
Apenas o fim do mundo (2019)
Nesse trabalho o Magiluth revive duas parcerias bastante
frutíferas na história do grupo que assinam juntos a direção do espetáculo:
Luiz Fernando Marques (Lubi), responsável pela direção do espetáculo Aquilo que
o meu olhar guardou para você, e Giovana Soar, que trabalhou junto com o
coletivo no processo de criação do espetáculo Dinamarca. A peça, de autoria do
francês Jean-Luc Lagarce tem tradução da própria Giovana Soar e conta a
história de um homem, ausente há bastante tempo, que retorna à casa da família
para dar a notícia de sua morte próxima. O reencontro se dá em um domingo ou,
ainda, ao longo de quase um ano inteiro.
GRUPO MAGILUTH
Fundado em 2004, o Grupo Magiluth tem um trabalho de pesquisa e
experimentação constante na cena teatral recifense, sendo apontado como um
dos principais grupos teatrais do país. O Magiluth circula com seu conjunto de
atores por diversos estados brasileiros. Nos nove espetáculos criados ao longo
de quinze anos de existência o grupo busca um teatro independente, de
realização contínua e de extremo aprofundamento na busca pela qualidade
estética.
Os espetáculos realizados foram: Corra (2007), Ato (2008), 1
Torto (2010), O canto de Gregório (2011), Aquilo que o meu olhar guardou para
você (2012), Viúva, Porém Honesta (2012), Luiz Lua Gonzaga (2012), O Ano em
que Sonhamos Perigosamente(2015) e Dinamarca (2017). O Magiluth participou de
importantes projetos no cenário teatral brasileiro, tal como o Programa Rumos
Itaú Cultural — Teatro. Em 2012 foi escolhido pela revista Contigo! pelo prêmio
Talentos do Brasil e ainda apontado como a segunda melhor estreia do teatro
nacional pelo Guia da Folha de São Paulo. Mais informações disponíveis no site
www.grupomagiluth.com.br.
SERVIÇO
Espetáculos
Aquilo que meu olhar guardou para você
De 28 a 31 de março de 2019
Quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 18h
Local: Arte II (13º Andar)
Classificação indicativa: 18 anos. Duração: 90 minutos
Ingressos: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia) e R$ 9 (Credencial
Plena)
Dinamarca
4 a 7 de abril de 2019
Quinta a sábado, às 20h30 e domingo, às 17h30
Local: Praça (térreo)
Classificação indicativa: 18 anos. Duração: 80 minutos
Ingressos: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia) e R$ 9 (Credencial
Plena)
Apenas o fim do mundo
11 de abril a 5 de maio de 2019, exceto dia 19 de abril
Quinta a sábado, às 21h. Domingos e feriados, às 18h
Local: Arte II (13º Andar)
Classificação indicativa: 18 anos. Duração: 120 minutos
Ingressos: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia) e R$ 9 (Credencial Plena)
Oficinas
Desenvolvimento de experimentações Construindo a Cena
26 de março a 10 de abril de 2019
Terça a sexta, das 14h às 17h
Local: Arte II (13º Andar)
Grátis
Oficina Jogo Total
17, 18 e 20 de abril de 2019
Quarta, quinta e sábado, das 14h às 18h
Local: Arte II (13º Andar)
Grátis
Bate-papo Os últimos 15 anos de teatro no Nordeste
Com Grupo Magiluth, Fernando Yamamoto (Cia Clowns de
Shakespeare) e Ivana Moura (pesquisadora de teatro).
Dia 17 de abril de 2019, quarta-feira, 20h30
Local: Arte II (13º Andar)
Grátis
Sesc Avenida Paulista
Avenida Paulista, 119
Transporte público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Informações: 3170.0800
Bilheteria: Terça a sábado, das 10h às 21h30. Domingos e
feriados, das 10h às 18h30
Site: sescsp.org.br/avenidapaulista/ Facebook:
facebook.com/sescavpaulista Instagram: @sescavpaulista
Ingressos à venda pelo Portal sescsp.org.br e em toda rede Sesc
SP
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