[News] Lançamento do Projeto Paradiso com bolsas para o audiovisual
O Instituto Olga Rabinovich lança o Projeto Paradiso, que
oferece bolsas e mentorias para profissionais do audiovisual, com foco na
criação de grandes histórias conectadas com seus públicos. O lançamento do projeto
será realizado em evento aberto ao público na segunda-feira (25.03), às 19h, na
Unibes Cultural (São Paulo), com participação especial da finlandesa Johanna
Koljonen, autora do aguardado Nostradamus Report, que prevê as tendências da
indústria audiovisual mundial. A edição 2019, intitulada "Relevância em
uma nova realidade" chega ao Brasil antes da apresentação no Festival de
Cannes, em maio. A entrada é franca, sujeita à lotação do espaço. É necessária
a confirmação pelo: rsvp@ior.org.br.
O convite demonstra como o Projeto Paradiso deseja atuar:
catalisando interlocuções entre os profissionais do audiovisual - novos ou
experientes - e instituições consolidadas no Brasil e no mundo, com o objetivo
de alavancar o mercado e contribuir para que grandes histórias possam encontrar
seus públicos.
O Projeto Paradiso é inaugurado com foco na formação e
capacitação profissional por meio da doação de bolsas. As oportunidades são
tanto para novos profissionais em busca de aceleração, quanto para os nomes com
mais experiência que desejam renovar os olhares e ferramentas. A iniciativa
prevê apoios customizados a projetos em desenvolvimento, cursos, workshops e
seminários em duas áreas: roteiro e desenvolvimento e inteligência de
audiências.
Para a concessão das bolsas, o Projeto mapeou e estabeleceu
parcerias com instituições de referência no Brasil e exterior e financia
profissionais brasileiros aprovados nas iniciativas.
Primeiras bolsas - A primeira bolsa internacional consiste em
uma maestria em escrita criativa para roteiro audiovisual na Escola
Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, em Cuba. A
segunda oportunidade no exterior será entregue ao lado das Mulheres do
Audiovisual e anunciada no lançamento, dia 25.03. A terceira vai contemplar uma
iniciativa internacional recém lançada no Festival de Berlim voltada a
diretores no seu 3º filme.
Em 2019, a Incubadora Paradiso de Roteiros, iniciativa lançada
na 42ª Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, também ampliará o seu
leque de parceiros. A Incubadora oferece apoios e mentorias para roteiristas e
produtores, escolhidos entre projetos selecionados pelos mais importantes
laboratórios e mercados do Brasil - entre os quais o Mercado de Ideias da
Mostra Internacional de Cinema, o BrLab e o Laboratório Novas Histórias
SESC-SENAC. O time de mentores já conta com nomes como o roteirista e script
consultant britânico Phil Parker (com projetos como a comédia de animação
“Wallace & Gromit: A Maldição do Coelhomem”, vencedora do Oscar e do Bafta,
e “A Fuga das Galinhas 2”), assim como os diretores e roteiristas brasileiros
Anna Muylaert (“Que horas ela volta?”, melhor filme do público no Panorama/
Berlinale em 2015, e a escolha do Brasil para representar o país no Oscar, em 2016)
e André Novais (“Temporada”, vencedor do Festival de Brasília e “Ela volta na
quinta”, premiado como melhor filme na Semana dos Realizadores).
Entre as ações iniciais também estão iniciativas voltadas à
discussão sobre desenho de audiências e distribuição. Este ano, conjuntamente
com o BrLab, traz ao Brasil a segunda edição de um workshop voltado ao desenho
de audiências promovido e desenhado em parceria com o Torino Film Lab, um dos
mais importantes laboratórios de formação do audiovisual independente do mundo.
E organiza, pela primeira vez no país, um seminário internacional realizado com
o BrLab, pensado para fomentar a discussão sobre a construção de audiências a
partir da experiência de grandes especialistas e iniciativas do Brasil e de
fora. Ambos em outubro de 2019.
“Queremos formar e fortalecer uma comunidade de profissionais
que trabalham para um audiovisual pulsante, feito de qualidade e alcance, que
gera recursos e reforça a presença do talento brasileiro em casa e no mundo.
Buscamos as pessoas que, com os apoios certos, exploram e aprimoram todo seu
potencial. Talentos que, juntos, colocam a indústria em movimento e fazem o
cinema brasileiro mudar de lugar”, afirma Josephine Bourgois, diretora
executiva da Instituição.
Nostradamus Report:
Em um contexto no qual a Mostra Internacional de Cinema que tem
sido patrocinada pela BR Distribuidora e Petrobrás desde 1999 ainda não tem
garantia para 2019; o Cine Arte perde o Patrocínio da Petrobrás a partir de 31
de março e o Belas Artes acaba de perder o patrocínio da Caixa Econômica
Federal, o Relatório Nostradamus 2019, do Festival de Goteborg (Suécia), traça
o cenário mundial, que também é local.
O relatório intitulado “Relevância numa Nova Realidade” é o
sexto da série produzida pela entidade nórdica que analisa anualmente as
tendências da indústria audiovisual mundial, num horizonte de três a cinco
anos, a partir de extensa pesquisa e entrevistas com players de destaque.
O relatório de 2019 discute o futuro incerto do financiamento
público, a reestruturação do mercado de streaming, o papel da sala de cinema na
nova cadeia de valores, o futuro do VR (Virtual Reality), e a necessidade da
indústria repensar seu discurso e suas práticas em relação à tecnologia.
Johanna Koljonen, convidada especial do lançamento do Projeto
Paradiso e autora do relatório, afirma que faz tempo que se fala de mudanças
estruturais. "Nos próximos três a cinco anos, veremos que fim levou a
reestruturação do mercado de streaming. Será dominado por poucas companhias de
tecnologia e majors consolidadas. De que maneira isso irá impactar players
locais e linguagens “menores” ainda é incerto. A pergunta para qual todos
deverão encontrar repostas passa a ser: como competir quando a concorrência
pode te superar em recursos e produzir ótima qualidade de conteúdo? A resposta:
só com relevância”.
“De maneira unânime e espontânea, os entrevistados deste ano
trouxeram à tona a questão da significância, dos valores e da sustentabilidade.
Estamos vivendo tempos onde o financiamento público se tornou ao mesmo tempo
mais necessário que nunca e francamente ameaçado. A indústria precisará
encontrar maneiras de priorizar suas ações e de comunicar melhor para o público
e os parlamentares que o que ela faz é vital.”
A atuação do Projeto Paradiso:
As ações do Instituto foram desenhadas a partir de um
diagnóstico do mercado audiovisual no Brasil, realizado ao longo de um ano, por
meio de mais de 80 entrevistas com profissionais do setor, representativos dos
diversos elos da cadeia produtiva do audiovisual, do país e exterior. Com base
no levantamento, os investimentos foram direcionados ao Roteiro e
Desenvolvimento e Inteligência em Audiências, áreas vistas como essenciais para
o crescimento da indústria a e identificadas como as que mais necessitam de
suporte na atualidade.
Roteiro e Desenvolvimento
O investimento nessa fase do processo de criação é fundamental
para sustentar o surgimento de grandes obras audiovisuais. Assim o Projeto
Paradiso investe na capacitação de roteiristas e produtores criativos, atuantes
no mercado, com foco em projetos ficcionais
(longas, séries e animações). Tem o objetivo de aperfeiçoar a qualidade dos
roteiros e a sua inserção no mercado audiovisual nacional e internacional,
assim como expandir o repertório desses profissionais e a interação entre os
mesmos.
Inteligência em Audiências
O cenário da distribuição está passando por drásticas
transformações no Brasil e no mundo, como também mostra o Nostradamus
Report, obrigando a cadeia produtiva
como um todo a repensar as suas estratégias. No Brasil, cada vez mais filmes
são produzidos (o número de lançamentos nacionais dobrou em dez anos) e
encontram janelas de exibição exíguas nos meios tradicionais, enquanto as
plataformas digitais surgem como fenômeno disruptivo no cenário. Nesse contexto o Projeto tem como objetivo
gerar conhecimento e capacidade prática, de maneira a fortalecer o desenho das
estratégias que buscam conectar as obras audiovisuais com suas audiências. Atua
por meio de bolsas destinadas a profissionais com inserção no mercado de
distribuição, exibição, inteligência em mercado e marketing, e de incentivos à
criação de espaços de discussão qualificada e geração de dados.
As oportunidades:
Incubadora Paradiso de Roteiros
A Incubadora coloca roteiros em movimento. Os projetos
selecionados recebem uma bolsa no valor total de 30.000 (R$ 5.000 mensal), além
de mentorias, doctoring, consultorias em desenho de audiência, incentivos para
a inserção no circuito internacional e outros apoios adequados às necessidades
de cada projeto. Os participantes ainda são automaticamente selecionados para
participar do Workshop de Audience Design com Torino Film Lab, promovido
durante o BrLab
A seleção é realizada por meio de laboratórios e mercados
consagrados do Brasil e exterior, que contemplam projetos de diferentes perfis
e fases de desenvolvimento.
A iniciativa piloto do
Projeto Paradiso, anunciada na 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo,
no ano passado, já premiou: “Um Pinguim Tupiniquim”, de Ìndigo, selecionado em
parceria com o I Encontro de Negócios do Mercado de Ideias Audiovisuais (Mostra
Internacional de Cinema), que tem como mentor Phil Parker. “Incubo”, de
Jaqueline M. Souza, escolhida pelo Laboratório Novas Histórias - Programa Sesc
e Senac de Desenvolvimento de Roteiros, que tem a mentoria de Anna Muylaert.
“Sião”, de Bruno Ribeiro, ganhador do Prêmio Aquisição Vitrine Filmes, da 8ª
edição do laboratório BrLab de desenvolvimento de projetos audiovisuais, que
conta com a mentoria de André Novais Oliveira. E “Campo Amor Rocha”, de Yuri Peixoto,
selecionado por meio de uma parceria com o Laboratório de Cinema do Centro de
Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema das Artes, o CENA 15, cujo mentor é
Aleksei Abib.
Para a segunda edição do programa, em 2019, o Projeto Paradiso
ampliará sua seleção para contemplar até oito projetos no total.
Bolsas Paradiso Talentos do Audiovisual
Bolsas com foco em formações de curta e média duração no
exterior, concedidas por meio parcerias pré-estabelecidas. Incluem cursos,
laboratórios, workshops e residências que visam, sobretudo, o aperfeiçoamento
profissional de profissionais com atuação no mercado. Cobrem as taxas
institucionais e o deslocamento de acordo com limites previstos em cada
categoria. É garantida uma bolsa por iniciativa mediante aprovação do candidato
nos respectivos processos seletivos. A inscrição deve ser feita diretamente com
a instituição de ensino, parceira do Projeto Paradiso. Estão divididas em:
- Bolsas Paradiso: Talentos em Roteiro - direcionadas a
roteiristas e consultores (script doctor) que buscam aprimorar a formação
técnica, nos formatos de narrativas para longas e séries.
Maestria em escrita criativa para roteiro audiovisual - curso de
especialização em roteiro com duração de nove meses (6 de aulas presenciais e 3
meses dedicados à elaboração de um roteiro, com tutoria). A maestria, na sexta
edição, é dirigida pelo escritor, roteirista, consultor e professor Arturo
Arango, roteirista de “El Cuerno de la Abundancia” e “Lista de Espera”, com os
quais conquistou o prêmio de melhor Roteiro no Festival de Havana. A turma, com
oito alunos, tem início em janeiro de 2020.
A bolsa cobre o valor integral do curso (13.300 Euros) e
deslocamento (até US$ 1.000). As inscrições deverão ser feitas diretamente
através do site da entidade de ensino. Veja mais informações sobre o curso,
pré-requisitos e inscrições no www.eictv.org/maestrias/en-escritura-creativa-de-guion-audiovisual/
- Bolsas Paradiso: Talentos em Produção Criativa - voltadas a
produtores audiovisuais interessados em aperfeiçoar sua capacidade profissional
e aprimorar suas habilidades na interlocução entre narrativas e obras.
- Bolsas Paradiso: Talentos em Audiências - dirigidas a
produtores, distribuidores, agregadores, exibidores, gestores públicos e outros
profissionais que têm como compromisso buscar a conexão entre os filmes e suas
audiências.
Estas últimas duas modalidades serão anunciadas no decorrer do
ano.
Cursos, workshops e seminários
O projeto promove a construção coletiva de espaços de discussão
e formação pautados pelas tendências do debate global e identifica metodologias
relevantes para contribuir para o desenvolvimento da indústria audiovisual
nacional. Entre as iniciativas estão o Workshop de Audience Design, com o
Torino Film Lab e o Seminário internacional, ambos organizados em parceria com
o BrLab.
O Instituto Olga Rabinovich
A brasileira Olga Rabinovich fundou, em 2018, o Instituto que
leva o seu nome, com a missão de apoiar de forma filantrópica profissionais,
instituições e projetos em dois segmentos. De uma longa experiência pessoal de
voluntariado no sistema hospitalar, veio o apoio a projetos na área da saúde e,
de seu envolvimento ao longo da vida com o cinema e os diferentes formatos de
tela, o apoio ao audiovisual brasileiro.
Lançamento do Projeto Paradiso
Quando: 25.03, às 19h
Local: Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré - São
Paulo)
Entrada franca, sujeita à lotação do espaço.
É necessária a confirmação pelo: rsvp@ior.org.br
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