[Nerds & Geeks] Dia Nacional do Livro Infantil
O dia 18 de abril foi escolhido para ser o Dia Nacional do Livro Infantil por ser a data de aniversário de Monteiro Lobato, autor de O sítio do Pica-Pau Amarelo.
Todo mundo conhece Ziraldo, Maurício de Sousa, Pedro Bandeira,Ana Maria Machado... Mas há algumas pérolas da literatura nem tão conhecidas assim.
Aqui vão algumas sugestões de autores que escrevem ou escreviam para o público infantil:
1) Ivan Jaf
Quando eu estava na sexta série, tive que ler O vampiro que descobriu o Brasil, do carioca Ivan Jaf. Conta a história de Antônio Brás, um comerciante português que é transformado em vampiro pelo Velho,o vampiro mais antigo de todos, por pura raiva. Ele é encontrado por Domingos, outro vampiro, que o ensina como lidar com suas novas habilidades e dá a notícia de que para voltar à sua forma humana, ele terá que matar o Velho, o vampiro mais poderoso, o único capaz de se apossar de um corpo humano. Ele se escondera no corpo do comandante pois tinha o objetivo de se juntar à tripulação da caravela rumo à Índia.
A partir daí,Antônio terá que passar por 500 anos de descobrimentos,conquistas e muitas artimanhas. Ele presencia vários momentos históricos como o descobrimento do Brasil pela nau de Cabral, a posse e o suicídio de Getúlio Vargas, a reeleição de FHC...
É um livro que em sua maior parte é historicamente correto mas toma algumas liberdades criativas como a origem da mula-sem-cabeça.
2) Todos de Eva Ibbotson
Eva Ibbotson era uma inglesa nascida na Áustria extraordinária.Escrevia livros sobre monstros,fantasmas, vampiros, bruxos não apenas para jovens mas para todas as idades. O primeiro dela que li foi Puxa, qual bruxa?.
Originalmente publicado em 1979, ele conta a história de Arri,um feiticeiro conhecido como O Grande Mago do Norte,conhecido por seus poderes.Ele resolve organizar um concurso para escolher sua esposa e várias bruxas de todo o pais se candidatam. Uma delas é Beladona, uma bruxa que sequer é malvada; flores brotam do seu travesseiro e
morcegos fazem ninhos em seus cabelos. Ela teria chance?
3) Edith Nesbit
Outra inglesa. Talvez você já tenha visto o filme Cinco criaturas e a coisa,de 2003, com Freddie Highmore e Sir Kenneth Branagh.
Caso não tenha, recomendo, é divertido.Foi baseado na obra Five Children and It, que conta a história de cinco irmãos que encontram uma criatura que concede um desejo a cada um. A obra mais famosa de Edith é Os meninos e o trem de ferro (The Railway Children)que acompanha uma família que se muda para o campo em Yorkshire,após o pai ser falsamente acusado de vender segredos de Estado.
O castelo encantado foi o primeiro dela que li e acompanha Kathleen,Gerald e James,que vão aproveitar as férias da escola na casa de um primo. Eles encontram uma princesa no meio do labirinto de rosas que conta para eles que há um castelo magicamente encantado e mostra para eles um anel capaz de tornar invisível quem o use.
Outras obras famosas da Edith Nesbit são A história do amuleto, os caçadores de tesouro, A fênix e o tapete e A casa de Arden.
Quais autores marcaram sua infância? Quais você descobriu já mais velho e reoomenda para os mais novos?
Nenhum comentário