[News] Hamlet Cancelado, de Vinícius Piedade, estreia dia 7 de junho
O artista Vinícius Piedade estreia Hamlet Cancelado no Teatro
Pequeno Ato dia 7 de junho, sexta-feira, às 21h. O texto, livremente inspirado
em Hamlet, de William Shakespeare, foi escrito por Flávio Tonnetti em parceria
com Vinícius, que assina a direção junto com Fábio Vidal. Figurino e cenário
são de Claudia Schapira e Leo Ceolin, respectivamente. Este projeto foi
contemplado pelo Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria de Cultura e
Economia Criativa do Governo de SP e a temporada segue até 30 de junho.
Hamlet Cancelado mostra ao público um ator inconformado com o
cancelamento da "maior montagem de Hamlet da cidade". Sua
insatisfação com a interrupção o move a narrar e representar à plateia - com os
recursos que tem à mão - aquela que seria a peça montada pelo grande diretor,
por quem nutre extremo orgulho e admiração.
O cancelamento chega, por meio do produtor da peça, em um
áudio de 15 segundos, no WhatsApp. Mas como não estrear, após oito meses de
ensaios, se ele já havia anunciado em suas redes sociais que participaria da
grande montagem? Tudo estava ali: maquete, restos de cenário, figurino, objetos,
retalhos de tecido, até as camisetas da seleção brasileira. Determinado,
recorre ao público para que entenda seu drama, mas pede que mantenha segredo
dessa que seria sua primeira e última performance do que teria sido esse grande
Hamlet.
Em cena, o ator passeia por alguns dos papeis do texto
shakespeariano, com foco principal nas falas do próprio Hamlet. Mas por ter
sido o único "remanescente" da montagem cancelada, o personagem se
identifica muito com Horácio, o único que sobrevive no drama original.
E é o conceito do que foram os Black Blocs na vida recente do
país (e do mundo) que guia o diretor da peça cancelada para investigar a
insubmissão hamletiana à luz da contemporaneidade. E esse ator descontente, que
tenta desvendar ou entender essas escolhas da direção, acaba por colocar em
cena também suas urgências pessoais, traçando um paralelo entre a rebeldia de
Hamlet e os inconformismos políticos atuais. Há também uma reflexão sobre o
próprio trabalho de ator. "O fato de termos em cena um artista que quer
apenas exercer o seu ofício e não tem esse direito é muito semelhante ao que a
classe artística vive hoje em dia", diz Vinícius, complementando que o
texto também passeia muito pelo humor, que é extraído da situação precária
vivida pelo ator-figurante. "A todo tempo o público flagra essa empolgação
que, em meio aos escombros, conta como as coisas seriam caso tivessem dado
certo".
Na direção do espetáculo, a parceria de Vinicius agora se dá
com Fábio Vidal, autor, diretor, professor e produtor e bacharel em teatro pela
Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em
Artes Cênicas (PPGAC) da mesma instituição, e detentor de uma pesquisa
continuada que resultou em cinco espetáculos solo, sendo dos grandes criadores
nessa linguagem no país. Assinou a dramaturgia da obra Álbum de Família, do
Balé do Teatro Castro Alves e a direção dos espetáculos Casa número nada (2008)
e Temporal (2009). Como ator, Fábio Vidal participou de diversas montagens,
como Salmo 91, Murmúrios, Divinas Palavras, Os Acrobatas, Casa de Eros e Otelo.
Integrou o elenco do longa-metragem O homem que não dormia (2012), com direção
de Edgard Navarro, e do curta Joelma (um de seus solos teatrais), dirigido por
Edson Bastos.
A criação do cenário, interrompido no meio do processo de
criação, é de Leo Ceolin e quem assina o figurino inacabado que seria de
Hamlet, é Claudia Schapira. "No palco há as estruturas do que seria o
castelo presente na montagem, pedaços e peças de objetos cênicos, figurinos
incompletos, áudios feitos em celulares, e até mesmo referências do que o
suposto cenógrafo usaria para finalizar o trabalho, como revistas e
fotografias", adianta. "Esse lugar precário tem humor e fúria ao
mesmo tempo – o ator é alguém embebido de paixão por essa peça, mas que também
está extremamente frustrado por não poder apresentá-la ao público", diz
Flávio Tonnetti, coautor do texto, tratando a contrariedade como mais uma
característica dramática do texto original de Shakespeare, que é transportada
para Hamlet Cancelado.
Concepção da montagem
Como exemplo das temáticas contemporâneas que podem ser
evocadas por Hamlet, o artista cita que Claudius (tio de Hamlet, responsável
pelo assassinato do próprio irmão para que pudesse herdar a coroa do reino da
Dinamarca) representa uma liderança autoritária e repressiva, como de governos
totalitários que vêm tomando espaço no mundo inteiro. Já Hamlet é observado
como alguém de temperamento revolucionário e que cria estratégias para alcançar
seus objetivos.
Aqui tudo parece | Que era ainda construção | E já é ruína
Fora de Ordem, Caetano Veloso
As ruínas do que restou combinam o texto inglês às próprias
memórias do ator, que costura sua narrativa com lembranças, confissões sobre
paixões, sobre sua admiração pelo diretor, pelos técnicos e atores, com os
quais conviveu durante os oito meses de ensaios.
"Hamlet Cancelado traz um Hamlet possível ao mundo dos
discursos fragmentados e das fake news, dos conservadorismos e das barbáries
digitais, buscando tratar dos atravessamentos vividos pelo sujeito
contemporâneo que se constitui por meio da superexposição, por uma narrativa de
si mesmo que substituiu os '5 minutos de fama' pelo 'empreendedorismo de si
mesmo'", conclui Vinícius.
NÚCLEO VINÍCIUS PIEDADE & CIA
O Núcleo Vinícius Piedade & Cia é uma plataforma de
criação artística dos espetáculos de Vinícius Piedade. Com os espetáculos solo
em repertório, o artista se apresentou em dezesseis países de cinco continentes
nos últimos cinco anos. Os espetáculos do Núcleo são resultado de pesquisa e
desenvolvimento individual, porém, sempre contando com colaboradores
fundamentais.
A principal proposta dos espetáculos é aprofundar o mergulho
na existência humana por meio de personagens em situações limites. Condensam na
interpretação a mistura de diversos estilos teatrais, indo da improvisação
livre aos movimentos inspirados na dança contemporânea, da comédia inconformada
as partituras de mímica. Os trabalhos visam levar o público a navegar nas peças
como coautores da realização teatral.
O repertório do núcleo conta com quatro espetáculos solo:
Carta de Um Pirata (2003), Cárcere (2008), Indizível (2008) e Identidade
(2012). Também fazem parte das criações o duo 4 Estações (2013) com a atriz
Gabriela Veiga, Pais e Filhos (ou Lasanha de Berinjela 1) que conta com Evas
Carreteiro e Roberto Borenstein no elenco, e Irmãos (ou Lasanha de Berinjela
2). Outra criação do Núcleo foi o espetáculo Dias de Anestesia (2006).
Na base dos projetos do Núcleo Vinicius Piedade & Cia
está a concepção de uma arte popular entendida como uma arte acessível a
todos, sem procurar ser destinada a um público especifico. As criações combinam
os mais diversos elementos: a música, a literatura, a mímica e o teatro em suas
várias acepções: erudito e popular. Atrelando a concepção dos espetáculos ao
processo de difusão cultural, os trabalhos se estruturam sobre a questão de
como democratizar o acesso à arte. Sendo assim, a democratização faz parte dos
processos de cada espetáculo e isso se dá por meio de apresentações em
contextos físicos e sociais diversos e adversos e por parcerias com diferentes
instituições.
SINOPSE
Um ator, daquela que seria 'a maior montagem de Hamlet na
cidade', inconformado com o cancelamento da peça que sonhava em participar,
decide construir por conta própria sua adaptação. Para isso, utiliza fragmentos
dos textos originais ensaiados, trechos sugeridos pelo encenador, pedaços dos
cenários que estavam sendo construídos e retalhos dos figurinos, na esperança
de poder levar ao público uma pequena adaptação dessa obra, uma leitura particular
do que poderia ter sido.
FICHA TÉCNICA
Texto: Flávio Tonnetti e Vinícius Piedade (livremente
inspirado em Hamlet, de William Shakespeare)
Direção: Vinícius Piedade
Orientador de Encenação: Fábio Vidal
Atuação: Vinícius Piedade
Trilha Sonora Original: Manuel Lima
Preparação Corporal: Kalassa Lemos
Figurino: Claudia Schapira
Cenário: Leo Ceolin
Iluminação: Vinicius Piedade
Operação de som e luz: Márcio Baptista
Design: Gustavo Binda
Fotos: Tati Wexler
Produção: Junior Cecon
Assistente de Produção: Denise Kafka
Assessoria de imprensa:
Canal Aberto
SERVIÇO
Hamlet Cancelado
De 7 a 30 de junho de 2019
Quintas, sextas e sábados, às 21h, e domingo, às 20h
Local: Teatro Pequeno Ato (Rua Dr. Teodoro Baima, 78 - Vila
Buarque).
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Capacidade: 50 lugares.
Duração: 85 minutos. Classificação: 14 anos.
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