[News] Terceira edição do Festival Ecrã traz 80 filmes com entrada gratuita
Em julho, o público carioca recebe a terceira edição do
Festival ECRÃ, evento dedicado ao cinema avant garde e experimental que
acontecerá na Cinemateca do MAM, de 11 a 21, e nas unidades do Sesc Rio, de 11
a 28. O festival traz em sua programação filmes inéditos no Brasil e também
filmes premiados e com selos de importantes festivais pelo mundo como Berlim,
Rotterdam, IndieLisboa, Brasília e Tiradentes, entre longas, médias,
curtas-metragens e instalações.
Nesta edição, o Festival ECRÃ dobra o número de dias e também
o número de filmes. Diretores que já passaram pelo festival estão de volta,
como James Benning e seu longa-metragem Leitores, inédito no Brasil e exibido
em diversos festivais pelo mundo, incluindo Rotterdam e BAFICI. Benning é
homenageado no curta Lendo//Vendo//Benning dirigido por Kevin B. Lee e Chloé
Galibert-Lainé.
O diretor Luis Grane retorna ao festival após exibir Pachinko
em 2018 para lançar seu novo curta-metragem Far Fa Loo. Luis estará no evento e
oferecerá um workshop sobre sua visão da animação para o cinema experimental.
Com extensa carreira como responsável pelos efeitos especiais em filmes como
Homem-Aranha e Matrix, ele tem se dedicado à direção de filmes experimentais e
videoarte.
O diretor argentino Raul Perrone também volta ao ECRÃ com seu
novo filme Corsario, que narra uma fantasiosa visita do diretor italiano Pier
Paolo Pasolini ao município de Ituizangó. Clarissa Campolina retorna com seu
novo longa-metragem Enquanto Estamos Aqui, co-dirigido por Luiz Pretti,
selecionado para o festival de Rotterdam. Ele encerra o ECRÃ junto com Protejam
Essa Laje, curta dirigido por Gabriel Papaléo que registra os feitos e lacunas
do cinema experimental nacional e terá sua primeira exibição pública.
Nomes consagrados como o diretor alemão Heinz Emigolz, Lee
Anne-Schmitt e Júlio Bressane estarão no ECRÃ com Anos de Construção, O Expurgo
da Terra e Nietzsche Sils Maria Rochedo de Surlej, respectivamente. O filme de
Emigholz estreou no último festival de Berlim e é inédito no Brasil. Bressane
estará no evento para apresentar seu mais novo filme, dirigido em parceria com
Rodrigo Lima e Rosa Dias.
Artistas de outros meios que usam o cinema como extensão de
seu trabalho também marcam presença no evento, como é o caso do músico Omar
Rodriguez-Lopez, mais conhecido por seu trabalho nas bandas At the Drive-In e
The Mars Volta e a referência do movimento musical “vaporwave” batizado de 猫シ Corp. Amalia, terceiro filme de Rodriguez-Lopez é um
thriller surrealista sobre vingança e Família.Trabalho.Compras., filme de 猫 シ Corp. é
uma visita aos shoppings nos anos 90 filmado em digital e finalizado em VHS.
Ambos são inéditos no Brasil.
Os dois grandes vencedores da última edição da Mostra de
Cinema de Tiradentes estão na programação do Festival ECRÃ: Negrum3 de Diego
Paulino e Vermelha de Getúlio Ribeiro. Com eles, Vaga Carne de Grace Passô e
Ricardo Alves Jr., também na seleção. Os diretores estarão no festival para
debater seus filmes.
Tendência do festival, mesclar na programação trabalhos de
realizadores consagrados com novos diretores: Esses Dias do jovem diretor
inglês Andre de Nervaux e Memórias de 02/19 de Luiz Eduardo Kogut homenageiam
Jonas Mekas, diretor lituano-americano falecido no início do ano. Já As
Esquecidas Cores dos Sonhos, dirigido por Johnny Clyde, e Trovão do Mar, do
israelense Yotam Ben-David, mostram o peso da vida e da morte, cada um a seu
modo. O destaque vai para a première mundial da grande viagem através do século
da imagem dirigida por Eli Hayes chamada Histoire(s) du Temps. O filme é um
exercício de arqueologia que segue registros caseiros de 1900 aos anos 1990 com
segmentos de 20 minutos, totalizando 206 minutos.
Lembra de Leonardo Martinelli, selecionado para o último
Festival do Rio, usa as redes sociais como via para narrar conflitos de uma
jovem e é o filme que abre o festival junto com Os Jovens Baumann de Bruna
Carvalho Almeida, filmado inteiramente em VHS e selecionado para os festivais
de Brasília e IndieLisboa. Completando a sessão, a performance Imbassaí, que
usa do corpo e do vídeo para estudar os conceitos do ritmo.
O uso de dispositivos como os celulares e desktop é um
assunto que será tratado com máxima atenção, partindo da palestra “McLuhan,
midia e materialidade: estendendo o cinema experimental” ministrada pelo
professor Wilson Oliveira Filho e participação do realizador canadense Richard
Altman, que vem ao ECRÃ apresentar o seu novo filme McLuhan Esnobado: O Cínico
Ocidental, feito a partir de gifs, imagens retiradas do Facebook e Instagram,
vídeos do YouTube, matérias de jornais e filmes. E aquele que levantou grandes
questões sobre o material fílmico será exibido em ação: Jean-Luc Godard
enquanto filmava Film Socialisme foi registrado por seu sobrinho Paul Grivas em
Filme Catástrofe, uma das atrações do festival.
Junto ao trabalho de Richard Altman outros filmes canadenses
compõe a seleção, dando um destaque ao país: Bruce LaBruce, grande referência
do cinema gay contemporâneo traz o sci-fi experimental O Cérebro de Ulrike;
Brian M. Cassidy & Mélanie Shatzky apresentam Intercâmbio, destaque da
edição 2018 do Festival de Berlim; A Visão de Tondal, de Stephen Broomer,
selecionado para o festival de Rotterdam, e Sensores de Kent Tate. Todos são
inéditos no Brasil, este último tendo sua estreia mundial..
A grande novidade é o espaço exclusivo para as instalações,
com obras selecionadas apenas para imersões fora da sala de cinema. Entre as
obras estão 365 Dias, Também Conhecido como um Ano do ucraniano Dmitriev
Bondarchuk, filme que narra os dias do ano através de trechos de filmes e o
espectador poderá escolher a partir de qual dia vai assistir. O lixo eletrônico
e o reaproveitamento no mundo de glitches é o tema de Obsolescência
Desprogramada do Duo carioca 2x4, que estará no evento para apresentar a obra.
Dança Fantasma da inglesa Emilia Izquierdo também terá uma instalação sobre a
dança como um ato político.
O diretor austríaco Virgil Widrich ganha um programa especial
com seis de seus trabalhos, incluindo o curta-metragem Copiadora, indicado ao
Oscar em 2001 e seu último trabalho TX-Reverse (2019). Virgil já ganhou cerca
de 130 prêmios internacionais e boa parte de seus filmes são inéditos no
Brasil.
O ECRÃ também promoverá debates sobre o processo de pesquisa
para cinema experimental com a professora Patrícia Machado, o curador do
Festival Dobra Lucas Murai e o crítico de cinema Juliano Gomes. Em parceria com
a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), o ECRÃ promoverá o
lançamento do livro “Trajetória da crítica de cinema no Brasil” e debate com
críticos da associação. A entrada para os eventos é gratuita.
O Festival ECRÃ é realizado pela 5D Magic em parceria com o
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e tem apoio do Sesc; Tao Films; Estácio
de Sá; Abraccine; Ribas-Foto e Vídeo; Fiorani Crafts; Visom Digital.
Confira a lista de filmes selecionados para o III Festival
ECRÃ:
LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS
● 8 CAMINHOS PARA O
COLÉGIO de Jean-Marc Boulard
● ALABASTRO de
Jacques Perconte
● AMALIA de Omar
Rodriguez-Lopez
● ANOS DE
CONSTRUÇÃO de Heinz Emigholz
● A CIDADE
ESCONDIDA de Victor Moreno
● O CÉREBRO DE
ULRIKE de Bruce LaBruce
● CORSARIO de Raul
Perrone
● DIÁRIO DE
TERRAÇOS E TORRES DE ÁGUA de Nobuyuki Asai
● AS ESQUECIDAS
CORES DOS SONHOS de Johnny Clyde
● ESSES DIAS de
Andre de Nervaux
● EU SOU O RIO de
Gabraz Sanna e Anne Santos
● O EXPURGO DA TERRA
de Lee Anne-Schmitt
●
FAMÍLIA.TRABALHO.COMPRAS de 猫 シ Corp.
● FILME CATÁSTROFE
de Paul Grivas
● HISTOIRE(S) DU
TEMPS de Eli Hayes
● INTERCÂMBIO de
Brian M. Cassidy & Mélanie Shatzky
● LEITORES de James
Benning
● MCLUHAN ESNOBADO:
O CÍNICO OCIDENTAL de Richard Altman
● MIRANTE de
Rodrigo John
● NIETZSCHE SILS
MARIA ROCHEDO DE SURLEJ de Júlio Bressane, Rodrigo Lima e Rosa Dias
● NOTAS DE UMA VIAGEM de
Daniel Fawcett & Clara Pais
● SUA EXISTÊNCIA COMEÇOU NESSA
HORA de Wolfgang Lehmann
● TROVÃO DO MAR de
Yotam Ben-David
● VAGA CARNE de
Grace Passô e Ricardo Alves Jr.
● VERMELHA de
Getúlio Ribeiro
● A VISÃO DE TONDAL
de Stephen Broomer
CURTAS-METRAGENS
● ADEUS ÀS COISAS
de Ian Schuler
● AFETO de Gabriela
Meirelles e Tainá Medina
● AR DA MEMÓRIA de
Chris Martins
● BEM NO MEIO DO
CÉU de Isabella Raposo e Thiago Brito
● CALMA de Rafael
Simões
● CONCRETO CINZA ABSTRATO
de Henrique Grasi
● A CONSULTA DE
TRÊS DA TARDE COM O DR. HARLOW de Emma Penaz Eisner
● CORRENTEZA IX de
Hiroya Sakurai
● A CORRIDA DE
CAMELOS de Isabelle Carbonell
● CRÔNICAS DE LÁ E
LUGAR NENHUM de Jérémy Griffaud
● DISPOSITIVOS
MÓVEIS de Paul Echeverria
● FAR FA LOO de
Luis Grane
● HISTÓRIAS DE
FANTASMAS de Carlos Pereira
● INTERMEDIÁRIO de
Antonin Rozakis
● LATITUDE DOS
CAVALOS de Damon Mohl
LENDO//VENDO//BENNING de Kevin B. Lee & Chloé Galibert-Lainé
● LÍNGUA NOS DENTES
de Michael Wawzeneck
● MEMÓRIAS DE 02/19
de Luiz Eduardo Kogut
● MUDANÇA
CONTEMPORÂNEA de Teo Guillem
● NEGRUM3 de Diego
Paulino
● NOTAS SOBRE OS
VIVOS de Inês Pedrosa e Melo
● NOVA VOZ de
Máxime-Jean Baptiste
● NUTSIGASSAT de
Tinne Zenner
● PAISAGEM VIRA
PAISAGEM de Pamela Breda
● PERMANECENDO COM
O PROBLEMA de Alyona Larionova
● POR FAVOR, SAIA
DO ENQUADRAMENTO de Karissa Kahn
● SENSORES de Kent
Tate
● SÓ UM POUCO AQUI
de Duo Strangloscope
● O SUBMUNDO de
Jann Clavadetscher
● SKYLINE de Janja
Rakus
● TRANSIÇÕES de
Aurèle Ferrier
● O ÚLTIMO DIA DA
MARIPOSA de Guillaume Vallé
● WIDE AWAKE de
Rafael de Almeida
● XI – A FORÇA de
Onze
SESSÃO DE ABERTURA
● LEMBRA de
Leonardo Martinelli
● OS JOVENS BAUMANN
de Bruna Carvalho Almeida
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
● PROTEJAM ESSA
LAJE de Gabriel Papaléo
● ENQUANTO ESTAMOS
AQUI de Clarissa Campolina & Luiz Pretti
PROGRAMA VIRGIL WIDRICH
● BACKTRACK
● COPIADORA
● FILME RÁPIDO
● MATÉRIA DA LUZ
● FAZER/REAL
● TX-REVERSE
INSTALAÇÕES
● 365 DIAS, TAMBÉM
CONHECIDO COMO UM ANO de Drmitriev Bondarchuck
● BOOKANIMA: DANCE
de Shon Kim
● CARROSSEL de Ihor
Podolchak
● COSMOS OBSCURA de
Katherine Balsey e Irina Escalante Chernova
● DANÇA FANTASMA de
Emilia Izquierdo
● FILMES PARA
QUADROS VOL.1 de Lee Eubanks
● LARÁPIOS de
Michel Sherett & Videocoletivo
● MULTIDÕES de
Sarah Friedland
● OBSOLESCÊNCIA
DESPROGRAMADA de Duo 2x4
● SOBREVIDA #4 de
Patrícia Gouvêa
● UM CONTO DE SANTA
MARIA de Emanuele Dainoti
Nenhum comentário