[News] Anima Mundi bate meta e confirma 27ª edição
Depois de uma campanha de financiamento coletivo que terminou
na última quinta-feira, 27 de junho, o Anima Mundi, um dos maiores festivais de
animação do mundo, confirma que realizará sua 27ª edição, que acontece de 17 a
21 de julho no Rio de Janeiro, e de 24 a 28 de julho, em São Paulo. Serão 303
filmes de mais de 40 países, incluindo 89 produções ou coproduções do Brasil,
espalhados em cinemas e centros culturais das duas cidades.
As mostras competitivas serão divididas por categorias: Curtas
(79 filmes), Curtas-metragens documentário (6), Curtas infantis (33), Galeria
(19 filmes experimentais), Portfólio (26 filmes publicitários ou feitos sob
encomenda) Longa-metragem (4), Longa-metragem infantil (4) e Realidade virtual
(15).
Já as mostras não-competitivas serão classificadas em:
Panorama Internacional (27 curtas internacionais que apresentam diversas
tendências dentro da animação), Animação em Curso (36 trabalhos finais das
melhores escolas de animação do mundo), Olho Neles! (24 curtas nacionais que
merecem atenção) e Futuro Animador (29 filmes que utilizam as linguagens da
animação para experiências educativas).
A programação inclui ainda as oficinas do Estúdio Aberto, o
Papo Animado, e o Anima Forum, que esse ano será sediado em São Paulo, com uma
programação voltada ao fomento, profissionalização e internacionalização do
mercado de animação. Os detalhes dessas programações serão divulgados em breve.
“A beleza plástica que as imagens dos filmes apresentam nesta
edição é impressionante. Percebemos os animadores com um total domínio dos
softwares, utilizando-os como ferramenta para simular perfeitamente os mais
variados materiais artísticos, ultrapassando os limites impostos pelo universo
digital. Observamos esses destaques durante o processo de seleção, uma das
primeiras etapas da pré-produção que nesta edição ocorreu dentro da normalidade
possível, já que ainda não tínhamos o quadro de patrocínio definido e não
podíamos esperar o final da campanha de financiamento coletivo para isto. E agora
vamos conseguir realizá-lo dentro da data prevista”, explica Aída Queiroz, uma
das diretoras fundadoras do festival ao lado de Cesar Coelho, Lea Zagury e
Marcos Magalhães, responsáveis pela curadoria do Festival desde 1993, data de
sua criação.
"Uma das categorias mais originais e significativas do
festival, a meu ver, é a que se chama Futuro Animador. São programas gratuitos
nos quais a gente se contagia com o frescor e o entusiasmo de crianças, jovens
e educadores, independentes ou participantes de diversas iniciativas de todo o
mundo, que descobrem o quanto a linguagem da animação pode ser transformadora.
É uma tendência que vem crescendo em número e qualidade. Este ano temos filmes
interessantíssimos feitos em escolas e oficinas não profissionalizantes do
Brasil, Argentina, Bélgica e Portugal, por exemplo”, conta Marcos Magalhães.
“Também estamos com uma excelente competição de longas
metragens de animação, refletindo o aumento da produção deste formato em todo o
mundo. Vale ressaltar os longas para
adultos, uma tendência de mercado cada vez mais forte. Nesta categoria teremos
grandes filmes em competição, incluindo o longa brasileiro de Otto Guerra,
“Cidade dos Piratas”. “Another Day of Life” tem o diferencial de ser um
documentário realizado em grande parte em animação. A categoria de longas infantis também não
fica atrás em termos de qualidade e também inclui um filme brasileiro na
competição, “Miúda e o Guarda-Chuva”. Destaco o longa “Away”, da Letônia, animado
totalmente por seu diretor, um trabalho impressionante, tratando-se de um longa
de animação”, aponta Cesar Coelho.
“Desde seu início, o festival se preocupou em mostrar filmes
de autor, que por sua natureza, não têm como objetivo um apelo comercial. As
narrativas são mais pessoais, íntimas e experimentais e se destacam mais no
universo da animação de festivais internacionais, escolas de cinema e museus
contemporâneos. Na Sessão Galeria apresentamos as obras mais experimentais, mas
que inspiram a muitos pela forma nova de pensar, interpretar e inovar. Alguns
filmes de autor se desenvolveram também além da tela, e navegaram por galerias
de arte e museus em novos formatos como instalações, performances e mais
recentemente, e assim como alguns estúdios de animação, abraçaram a linguagem
de VR”, destaca Lea Zagury.
A última edição do Anima Mundi, em 2018, movimentou R$ 26,8 milhões
e gerou R$ 2,6 milhões em impostos, tendo público estimado de 50 mil pessoas.
Desde a criação, exibiu mais de 10 mil filmes de animação do mundo inteiro a
preços populares, entre longas e curtas-metragens, além de promover oficinas
abertas e gratuitas, debates, exposições, entre outras atividades.
Desde 2012, o Anima Mundi é qualificado pela Academia de
Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA e o curta-metragem vencedor do Grande
Prêmio Anima Mundi é elegível a participar das seleções para a disputa do
Oscar®. Neste ano, “Animal Behaviour”, de David Fine, ganhador do Grande Prêmio
de 2018, concorreu ao Oscar de melhor curta-metragem de animação.
“Em 2019, a união do setor por meio dos canais de exibição de
animação, estúdios, produtoras, instituições de ensino e animadores
independentes foi um grande diferencial para a realização do festival, depois
da perda de importantes patrocínios. Parceiros como Cartoon Network, Gloob,
Band, TV Escola, Birdo, Copa Estúdio,
Paris Filmes, 2dLab, Turma da Mônica, TV Pinguim, Combo, Split e Boutique
Filmes apresentarão conteúdos inéditos no Festival. As Instituições Culturais,
como Itaú Cultural e Centro Cultural Banco do Brasil, que irão receber o
Festival, foram fundamentais para levantarmos nossa produção. Com certeza sem
esse movimento não estaríamos celebrando a 27ª edição do Anima Mundi”, explica
Fernanda Cintra, diretora executiva do festival.
Há atividades gratuitas e outras pagas. A seleção de filmes e
a programação completa ficarão disponíveis no site do festival.
Serviço:
27º Anima Mundi
Rio de Janeiro: 17 a 21 de julho.
São Paulo: 24 a 28 de julho.
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