[News] Encantada, canção de Rafael Cortez, é um tributo singelo à cantora Nara Leão
Conheça em: https://SMB.lnk.to/Encantada
Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=IiFnc5Td3WQ
Encantada tem produção e arranjo do violonista e diretor musical Sérgio Bello. Letra e melodia, de Rafael Cortez. A faixa conta com a participação especial da cantora Sabrina Parlatore. “Ela é uma excelente cantora e entrevistadora. Nos conhecemos na época que lancei Elegia da Alma e ficamos mais próximos no período das gravações de Popstar em 2017. A princípio ela gravaria comigo apenas a música Encantada, mas o resultado ficou tão bom que a convidamos para gravar Compromisso, que ela canta quase inteira sozinha – eu só participo no refrão”, conta Rafael Cortez.
Encantada foi composta originalmente para violão solo em 2009. A canção foi registrada por Cortez pouco depois e lançada no CD – físico e digital – Elegia da Alma: um trabalho independente de Cortez, lançado pela Tratore, com 15 peças próprias de Rafael Cortez para violão instrumental. Em 2017, a música ganhou letra e arranjo de MPB. Em tudo que se refere a essa peça, a inspiração para a canção foi a cantora Nara Leão (1942-1989), uma das ídolas de Rafael e grande inspiração em sua carreira de músico. “Eu sempre quis fazer uma canção para a Nara. Ela foi a maior; a desbravadora da MPB que apontava tendências, revolucionava o mercado e ia na contramão de tudo que esperavam dela. Ela lançou Chico Buarque, Edú Lobo, Maria Bethânia, Sidney Miller, Paulinho da Viola e Fagner, entre outros. E tinha aquela voz delicada e encantadora. Encantada tem esse nome por conta da força da palavra canto, de cantar, do encanto de Nara e, especialmente por causa de uma frase de Guimarães Rosa (1908-1967) acerca da morte, que é: 'as pessoas não morrem, ficam encantadas'. É exatamente isso que creio que aconteceu com Nara”, diz Rafael.
Sobre Rafael Cortez
Aos 42 anos, Rafael Cortez se identifica cada vez mais como um “cara da carreira”, dedicando-se totalmente à ela. Multifacetado, divide-se nas funções de músico, comediante, apresentador de talk show e youtuber, com seu canal de mais de 360 mil inscritos Love Treta. Em 2018, lançou o livro de prosa e poesia Memórias de Zarabatanas – e ele tem também um de humor, Meu Azar com as Mulheres. Um dos projetos que encabeça no momento é o The Live Show, um talk show de humor idealizado por ele e que dialoga diretamente com o público universitário e estudantes do ensino médio. Nele, Rafael estimula a troca de experiências entre alunos e profissionais, visando capacitar jovens que em breve entrarão no mercado de trabalho. Primeiro programa desse segmento a ser exibido pela internet, o The Live Show vai ao ar todas às terças-feiras pelo portal UOL, às 21h30.
O artista se vê no caminho de uma carreira que una todas suas características profissionais. “O humor é a linha que tece essas funções”, destaca. Quem for aos shows da turnê de MPB – Naquele Tempo, também vai se deparar com esse perfil. “Entre uma música e outra, vou querer bater papo com o público, dar risada junto, fazer comédia – essa é a marca do meu trabalho”, finaliza.
Nenhum comentário