[News] “Diz a Ela Que Me Viu Chorar”, de Maíra Bühler, é selecionado para o 41º Festival de Cinema de Havana

 disponível em diversas salas de cinema nacionais e no VOD, o longa Diza Ela Que Me Viu Chorar, de Maíra Bühler, foi selecionado para a mostra competitiva de documentários do 41º Festival de Cinema de Havana. O evento, que acontece entre os dias 5 e 15 de dezembro na capital cubana, é considerado um dos mais relevantes do mercado.

“O festival de Havana é um dos mais renomados do mundo, um encontro entre produções latino americanas. Fico bem emocionada em fazer parte dessa geração de cineastas que reflete hoje nas telas sobre a experiência de viver em nossos tempos”, reflete Maíra Bühler.

Ofilme, que estreou no último 14 de novembro, é
 sobre amor em tempos de crack. O longa, um documentário de observação que se aproxima da ficção, narra a vida dos moradores de um hotel social, localizado no centro de São Paulo, prestes a ser extinto. Entre escadas circulares, casas decoradas e viagens de
 elevador, tudo ao som romântico das músicas do rádio, o longa acompanha histórias de amor, dor e perda.

O longa teve sua estreia mundial no True/False Film Festival (Columbia, EUA) e participou dos festivais, Sheffield Doc Fest 2019 (Sheffield, Reino Unido), 37º Festival Cinematográfico Internacional Del Uruguay (Montevideu, Uruguai), sendo eleito Melhor
 Filme pela Associação de Críticos de Cinema do
 Uruguai, e do Cinéma du Réel, na França, no qual ganhou o prêmio The Library Award. Neste ano, o filme participou da seleção do Festival 8º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, conquistando o prêmio Olhar de
 melhor filme. De acordo com a revista francesa Cahiers
 du Cinéma, o Olhar de Cinema é dos melhores festivais
 de cinema atualmente do Brasil.

Diz a Ela que Me Viu Chorar é um documentário nacional,
 com produção assinada pela Klaxon
 Cultura Audiovisual, que já levou às salas de
 cinema filmes como Sobre Rodas
(premiado como melhor filme infantil no Festival
 de Toronto, em 2017), Um Casamento e Eugênia.
 A coprodução é assinada pela África Filmes e Canal Brasil. A distribuição no Brasil é da Vitrine Filmes, por meio do projeto Sessão Vitrine, que tem ingressos mais baratos nos cinemas
 parceiros e estreia simultânea em plataformas digitais como: Apple TV, Google Play/YouTube Premium, Now e Vivo Play.

SINOPSE

Moradores
 de um hotel no centro de São Paulo vivem amores tumultuados por sua condição vulnerável. O edifício é parte de um programa municipal de redução de danos para usuários de crack prestes a ser extinto. Entre escadas circulares, quartos decorados, viagens de elevador
 e ao som das músicas do rádio, os personagens são atravessados por sentimentos de amor romântico e medo da perda. Diz
 a ela que Me Viu Chorar, retrata um grupo de pessoas reunidas por
 laços fortes em frágil abrigo.



FICHA
 TÉCNICA

Diz
 a Ela Que Me Viu Chorar

Ano: 2019

Duração: 86
 minutos

Gênero: Documentário

Direção: Maíra
 Bühler

Produzido
 por: Beatriz Carvalho e Rafael Sampaio

Coprodução: Anna
 Muylaert

Direção
 de fotografia: Léo Bittencourt

Editor:
 Alexandre Leco Wahrhaftig

Som
 direto: Juliano Zoppi

Designer
 de Som: Daniel Turini, Fernando Henna e Henrique Chiurciu

Classificação
 etária: 16 anos

Distribuição:
 Vitrine Filmes  
Data de estreia: 14 de novembro





SOBRE
 A DIRETORA

Maíra
 Bühler é uma cineasta brasileira com formação em antropologia pela Universidade de São Paulo (USP). “Diz a Ela Que Me Viu Chorar” é seu primeiro longa-metragem solo. Anteriormente, co- dirigiu “Elevado 3.5” (2007), ganhador do prêmio de melhor documentário
 no festival É Tudo Verdade;
 “Ela Sonhou Que eu Morri”, vencedor do prêmio de melhor direção no Festival
 de Paulínia (2011) e de Viña
 del Mar (2012), e A
 Vida Privada dos Hipopótamos, que estreou o Festival
 de Marseille (FID) em 2014, sendo premiado no Festival
 do Rio e no Cine
 Ceará.



SOBRE A PRODUTORA

A Klaxon Cultura Audiovisual foi criada em 2008 com a missão de contribuir para o desenvolvimento da cultura e da indústria audiovisual nos diferentes segmentos em que atua. Inicialmente, teve suas atividades concentradas na realização e apoio a mostras e festivais
 audiovisuais no Brasil, com foco na organização de projetos voltados para formação de público e acesso a obras, além de diversas atividades direcionadas à formação profissional e desenvolvimento de projetos. Em 2012 a empresa passou a produzir conteúdo audiovisual
 dedicando-se nos últimos anos ao desenvolvimento e realização de projetos de longas, curtas e séries para televisão de novos talentos do setor audiovisual.

SOBRE A SESSÃO VITRINE
Projeto de distribuição coletiva que lança um filme por mês, com sessões diárias e ingressos de valor reduzido, promovendo debates e maior acessibilidade aos filmes. Realizado pela Vitrine Filmes, destaca-se por sua preocupação em fomentar a formação de público e
 por uma curadoria que zela pelo fortalecimento de um audiovisual descentralizado. São lançados pelo projeto, simultaneamente nos cinemas e nas plataformas digitais, filmes realizados em diferentes estados, de diversos gêneros narrativos, que apresentam temáticas
 plurais e afirmativas. Dessa maneira, vem se consolidando como um projeto que atua na construção de um cinema diversificado.

SOBRE A VITRINE FILMES

Em nove anos, a Vitrine Filmes distribuiu mais de 150 filmes. Entre seus maiores sucessos estão "Aquarius", "O Som ao Redor" de Kleber Mendonça Filho e "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, e “O Filmes da Minha Vida”, de Selton Mello.

Entre os documentários, a distribuidora lançou "Divinas Divas", dirigido por Leandra Leal, o documentário mais visto de 2017 e "O Processo", de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional.

Em 2019, foram lançados no primeiro semestre “As Filhas do Fogo”, de Albertina Carri, “Divino Amor”, dirigido por Gabriel Mascaro e mais recentemente "Bacurau”, novo filme do diretor Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, longa que já alcançou mais de 650.000
 espectadores e “A Vida Invisível”, Karim Aïnouz, longa selecionado para representar o Brasil no Oscar de 2020. Além disso, a Vitrine Filmes segue pelo quinto ano consecutivo com o projeto de distribuição coletiva Sessão Vitrine, que lança um filme por mês,
 em diversas cidades, com sessões diárias e ingressos de valor reduzido, promovendo debates e maior acessibilidade aos filmes.

SOBRE O CANAL BRASIL
Canal Brasil é, hoje, o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com mais de 300 longas-metragens coproduzidos só nos últimos 10 anos. No ar há duas décadas, apresenta uma programação composta por
 muitos discursos, que se traduzem em filmes dos mais importantes cineastas brasileiros, e de várias fases do nosso cinema, além de programas de entrevista e séries de ficção e documentais. O que pauta o canal é a diversidade e a palavra de ordem é liberdade
 – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.


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