[News] Jakub Jozéf Orliński lança ¨Facce d Amore¨, segundo álbum solo da carreira
“Facce d'Amore” é o segundo álbum solo do contra-tenor Jakub Józef Orliński. Segue-se ao “Anima Sacra”, lançado em 2018, uma estreia do selo Erato que inspirou a revista Gramophone ao anunciar que “esta é uma voz com um grande futuro” e o The Sunday Times, exaltando “a beleza sobrenatural do tom de Orliński, sua coloração perolada e controle fabuloso da respiração ", para dizer: "ele tem apenas 28 anos, mas esta é uma voz especial a ser observada".
O novo álbum traz uma mudança do sagrado para o pessoal e apaixonado. Como explica o cantor polonês, formado em Nova York: “no ‘Anima Sacra’, eu queria levar os ouvintes a uma jornada espiritual por todo um programa baseado na música sacra do século XVIII. A ideia por trás de Facce d'amore é um pouco diferente".
O programa - que compreende impressionantes oito gravações inéditas - inclui árias de ópera que contam uma história, mostrando uma imagem musical de um amante na era barroca. Eles se concentram em aspectos totalmente diferentes do amor - não apenas o lado positivo, como o amor alegre ou recíproco, mas também o lado em que os personagens são possuídos pela raiva ou até pela loucura”.
O álbum, que abrange cerca de 85 anos do período barroco, inclui árias de grandes autores como Handel, Cavalli e Alessandro Scarlatti, de compositores cujos nomes recuperaram audiência nas últimas décadas, como Bononcini, Conti e Hasse (que escreveu o virtuoso "Sempre a si vaghi rai” - uma das estreias mundiais do álbum - para o lendário castrato Farinelli) e por nomes relativamente obscuros como Orlandini, Predieri e Matteis. O baixo-barítono Yannis François aconselhou na concepção e compilação do programa para Facce d'amore, enquanto os parceiros de performance de Orliński são novamente os instrumentistas do Il Pomo d'Oro e seu maestro Maxim Emelyanychev.
Muita coisa aconteceu na carreira de Jakub Józef Orliński desde o lançamento do Anima Sacra, que projetou seu nome para o mundo todo. A revista New Yorker resumiu-o com a manchete “Um contra-tenor millenium com apelo de pop star”, enquanto sua interpretação do papel-título em Rinaldo de Handel no Glyndebourne Festival Opera em agosto de 2019 levou o Financial Times a escrever o seguinte: “Jakub Józef Orliński é o novo contra-tenor em cena. No curto espaço de tempo em que vem cantando no mais alto nível, ele amadureceu em alta velocidade e seu Rinaldo é a razão número um para assistir a essa série de apresentações”.
Confira a tracklist completa do projeto:
Francesco Cavalli: La Calisto (Venezia, 1651) : Act II, scene 1: Endimione: Erme e solinghe cime...Lucidissima face
Giovanni Antonio Boretti: Eliogabalo (Venezia, 1669) : Act III, scene 5: Eliogabalo: Chi scherza con Amor *
Giovanni Antonio Boretti: Claudio Cesare (Venezia,1672) : Act II, scene 1
Sinfonia *
Claudio: Crudo amor non hai pietà *
Giovanni Bononcini: La Nemica d'Amore fatta amante, Prima Parte (Roma, 1693) : Sinfonia
Giovanni Bononcini : La Costanza non gradita nel doppio amore d'Aminta (Roma, 1694) : Aminta: Infelice mia costanza
Alessandro Scarlatti: Pirro e Demetrio (Napoli, 1694) : Act II, scene 9 : Pirro: Fra gl'assalti di Cupido *
Georg Friedrich Händel: Agrippina (Venezia, 1709) : Act II, scene 5 : Ottone:Otton qual portentoso fulmine...Voi che udite
Recitativo: Otton qual portentoso fulmine
Aria: Voi ch'udite il mio lamento
Giuseppe Maria Orlandini / Johann Mattheson: Nerone (Hamburg version 1723) : Act I, scene 3 : Nerone: Che m'ami ti prega *
Georg Friedrich Händel: Amadigi di Gaula HWV 11 (London, 1715) : Act II, scene 5 : Dardano: Pena tiranna
Georg Friedrich Händel: Muzio Scevola (London, 1721) : Act III, scene 7 : Muzio: Spera, ché tra le care gioie
Georg Friedrich Händel: Orlando HWV 31 (London, 1719) : Act II, scene 11 : Orlando: Ah stigie larve !...Vaghe pupille
Luca Antonio Predieri: Scipione il giovane (Venezia, 1731) : Act III, scene 4 : Scipione : Dovrian quest'occhi piangere *
Nicola Matteis: Ballo dei Bagatellieri
Francesco Bartolomeo Conti: Don Chisciotte in Sierra Morena (Vienna,1719) : Act IV, scene 6 : Fernando : Odio, vendetta, amore
Luca Antonio Predieri: Scipione il giovane (Venezia, 1731) : Act I, scene 12 : Scipione : Finche salvo è l'amor suo *
Hasse: Orfeo (London, 1736) : Orfeo : Sempre a si vaghi rai *
* gravações inéditas
Jakub Józef Orliński, countertenor
Il pomo d’oro
Maxim Emelyanychev, conductor
Ouça agora na plataforma digital de sua preferência:
Spotify:
Deezer:
Apple Music:
YouTube Music:
Napster:
Claro Música:
Tidal:
Warner Classics:
O novo álbum traz uma mudança do sagrado para o pessoal e apaixonado. Como explica o cantor polonês, formado em Nova York: “no ‘Anima Sacra’, eu queria levar os ouvintes a uma jornada espiritual por todo um programa baseado na música sacra do século XVIII. A ideia por trás de Facce d'amore é um pouco diferente".
O programa - que compreende impressionantes oito gravações inéditas - inclui árias de ópera que contam uma história, mostrando uma imagem musical de um amante na era barroca. Eles se concentram em aspectos totalmente diferentes do amor - não apenas o lado positivo, como o amor alegre ou recíproco, mas também o lado em que os personagens são possuídos pela raiva ou até pela loucura”.
O álbum, que abrange cerca de 85 anos do período barroco, inclui árias de grandes autores como Handel, Cavalli e Alessandro Scarlatti, de compositores cujos nomes recuperaram audiência nas últimas décadas, como Bononcini, Conti e Hasse (que escreveu o virtuoso "Sempre a si vaghi rai” - uma das estreias mundiais do álbum - para o lendário castrato Farinelli) e por nomes relativamente obscuros como Orlandini, Predieri e Matteis. O baixo-barítono Yannis François aconselhou na concepção e compilação do programa para Facce d'amore, enquanto os parceiros de performance de Orliński são novamente os instrumentistas do Il Pomo d'Oro e seu maestro Maxim Emelyanychev.
Muita coisa aconteceu na carreira de Jakub Józef Orliński desde o lançamento do Anima Sacra, que projetou seu nome para o mundo todo. A revista New Yorker resumiu-o com a manchete “Um contra-tenor millenium com apelo de pop star”, enquanto sua interpretação do papel-título em Rinaldo de Handel no Glyndebourne Festival Opera em agosto de 2019 levou o Financial Times a escrever o seguinte: “Jakub Józef Orliński é o novo contra-tenor em cena. No curto espaço de tempo em que vem cantando no mais alto nível, ele amadureceu em alta velocidade e seu Rinaldo é a razão número um para assistir a essa série de apresentações”.
Confira a tracklist completa do projeto:
Francesco Cavalli: La Calisto (Venezia, 1651) : Act II, scene 1: Endimione: Erme e solinghe cime...Lucidissima face
Giovanni Antonio Boretti: Eliogabalo (Venezia, 1669) : Act III, scene 5: Eliogabalo: Chi scherza con Amor *
Giovanni Antonio Boretti: Claudio Cesare (Venezia,1672) : Act II, scene 1
Sinfonia *
Claudio: Crudo amor non hai pietà *
Giovanni Bononcini: La Nemica d'Amore fatta amante, Prima Parte (Roma, 1693) : Sinfonia
Giovanni Bononcini : La Costanza non gradita nel doppio amore d'Aminta (Roma, 1694) : Aminta: Infelice mia costanza
Alessandro Scarlatti: Pirro e Demetrio (Napoli, 1694) : Act II, scene 9 : Pirro: Fra gl'assalti di Cupido *
Georg Friedrich Händel: Agrippina (Venezia, 1709) : Act II, scene 5 : Ottone:Otton qual portentoso fulmine...Voi che udite
Recitativo: Otton qual portentoso fulmine
Aria: Voi ch'udite il mio lamento
Giuseppe Maria Orlandini / Johann Mattheson: Nerone (Hamburg version 1723) : Act I, scene 3 : Nerone: Che m'ami ti prega *
Georg Friedrich Händel: Amadigi di Gaula HWV 11 (London, 1715) : Act II, scene 5 : Dardano: Pena tiranna
Georg Friedrich Händel: Muzio Scevola (London, 1721) : Act III, scene 7 : Muzio: Spera, ché tra le care gioie
Georg Friedrich Händel: Orlando HWV 31 (London, 1719) : Act II, scene 11 : Orlando: Ah stigie larve !...Vaghe pupille
Luca Antonio Predieri: Scipione il giovane (Venezia, 1731) : Act III, scene 4 : Scipione : Dovrian quest'occhi piangere *
Nicola Matteis: Ballo dei Bagatellieri
Francesco Bartolomeo Conti: Don Chisciotte in Sierra Morena (Vienna,1719) : Act IV, scene 6 : Fernando : Odio, vendetta, amore
Luca Antonio Predieri: Scipione il giovane (Venezia, 1731) : Act I, scene 12 : Scipione : Finche salvo è l'amor suo *
Hasse: Orfeo (London, 1736) : Orfeo : Sempre a si vaghi rai *
* gravações inéditas
Jakub Józef Orliński, countertenor
Il pomo d’oro
Maxim Emelyanychev, conductor
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