[News] Sete dicas para escolher a escola do seu filho
A proximidade do fim do ano marca também a fase de busca pela primeira ou de uma nova escola para os filhos. É um período de grande dúvida e apreensão dos pais, pois este é um momento importante na vida familiar.
É claro que fatores como localização, espaço e preço são relevantes na hora de matricular a criança, mas há outras informações que também devem ser levadas em consideração, como a proposta pedagógica, a formação da equipe de docentes e colaboradores e os valores que o colégio defende, critérios fundamentais para se ter bons resultados no processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com o Diretor Geral do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), Carlos Walter Dorlass, essa decisão tem que ser bem pensada em casa, pois a decisão será determinante na formação de jovens e crianças.
“É preciso avaliar não apenas o aspecto financeiro, mas os valores que se harmonizam com a família devem realmente prevalecer na escolha”, avalia o docente.
Confira a seguir sete dicas importantes para escolher a escola:
1 – Valores
Avaliar se os valores familiares estão presentes na escola é primordial. Como o colégio aborda a religiosidade (respeitando todos os credos), excelência acadêmica, formação humana, entre outros pontos, é um passo importante na hora de escolher a escola. O estilo de aprendizagem da criança também é um quesito para se considerar na hora de selecionar uma instituição de ensino.
2 – Metodologia
Entender como é realizada a abordagem pedagógica da escola é fundamental. Conhecer o espaço físico da sala de aula e como é usado, como são organizadas as avaliações e quem as elabora e quais são pontos a se considerar. Como é o uso da tecnologia, como é realizado o apoio pedagógico e a orientação de estudos também são questões essenciais na hora da visita à instituição.
3 – Formação da equipe
Os professores e colaboradores da escola devem ser capacitados para as atividades que exercem. Também é interessante avaliar como acontece o processo de formação continuada da equipe para o desenvolvimento do trabalho pedagógico.
4 – Relacionamento
Conferir como é a abordagem para mediação de conflitos também é importante, pois no dia a dia podem surgir dúvidas, conflitos e situações que pedem moderação e orientação de todos os agentes do colégio. Por isso é vital saber como esses assuntos são tratados na escola e se isso está alinhado aos valores da sua família.
5 – Período integral
Se seu filho precisa passar mais de um período na escola, lembre-se de conhecer as atividades oferecidas no contraturno e como é a organização dos estudos e projetos. Aulas especiais e extracurriculares também precisam ser conhecidas, já que são igualmente importantes para a formação da criança.
Feitas todas as avaliações necessárias e escolhida a escola que melhor se adequa à sua realidade, é interessante visitar o colégio durante as atividades. Isso pode ser decisivo para coletar percepções sobre como a vida escolar pode influenciar, e muito, na hora de efetivar a matrícula.
6 - Equipe graduada
A formação dos professores é algo que pesa na escolha da instituição de ensino. Avalie qual é a política de seleção da equipe, qual o nível de educação mínimo exigido e se há investimento na continuidade dos estudos para que se mantenham atualizados.
7 - Ensino Médio
Se a mudança acontecer durante o Ensino Médio, confira se existe uma programação direcionada ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), formação técnica ou outro tipo de ensino específico e como ele acontece. Verifique quais são as metodologias usadas para garantir que alunos de bom rendimento continuem a se desenvolver e quais metodologias são utilizadas para estudantes que apresentam algum tipo de defasagem.
Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.
Nenhum comentário